Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustável com fonte ATX


juinst

Posts recomendados

Boa noite a todos, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar na construção desta fonte.

Tenho uma fonte velha atx modelo PSN-455S2. Até tem aqui no clube um review desta fonte.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PSN455S2-de-430-W/1823/1.

Gostaria de alimentar um lm317 com 24v desta fonte e poder regular a tensão na saída. Seria possível? Em todos

os projetos, vejo usarem trafos e capacitores relacionado a esta entrada. Alguém poderia me ajudar? Grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

perdão mas não consegui ver se esta fonte fornece 24V. Se não, poderia usar o +12 e -12 dela. Que seu -12 seja o gnd. Cuidado pra não encostar o gnd do seu sistema no chassi. Vai ter menor corrente claro, mas pra pouco consumo=ok. E sim, basta uma olhadela no datasheet do lm317 pra você 'matar a galinha'. Pro pessoal te orientar melhor, ve se fala algo + de si. O que sabe, o que já fez, etc

sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi. Realmente a corrente vai ser a menor. sim o -12 seria o GND do dispositivo sendo alimentado. O gnd fio preto da fonte deve ser ignorado. Mas se tiver duas fontes destas poderás somar o +12 de uma com o +12 de outra. Neste caso a corrente será bem maior. Se for fazer, tem detalhes... volte a perguntar.
Peço que perdoe e/ou respeite a opinião do velho amigo. É sua maneira meia rústica de tentar te ajudar. ok? (olha o avatar dele .rs) Eu não chamaria de péssima, afinal você tem suas limitações técnicas, apenas diria que tem melhores opções como p.ex ligar duas fontes como já disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos colegas faller e isadora pela ajuda. Vou repensar no meu projeto ( se uso 24v variavel ou 12v variavel ) pois a corrente da linha + 12v é muito maior. Quero usar está fonte para testar meus projetos, os quais são gambiarrinhas que não exigem corrente.  E não tem como aumentar a corrente da linha -12V? Desculpe minha ignorância, mas é assim que a gente aprende, perguntando, correndo atras e é claro, com a ajuda de pessoas disposta a ajudar, como vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ignoro sua ignorância portanto nem precisa se desculpar. Não tem como aumentar a corrente ou não vale a pena tentar. Creia-me. Como sugestão, coloque sua fonte numa caixa e ligue suas saídas nuns bornes ou borneira. Afinal as tensões mais utilizadas são +5, +12 pra maioria dos projetinhos de iniciantes (like you). Como são de alta corrente você deve tomar cuidado na montagem e/ou usar alguma proteção como fuível ou resistores. De quebra ainda tem o 3V3 e -12. E você ainda pode a partir do 12 colocar o lm317 num borne a parte. Respeite seu limite de potência. voce pode(rá) sim gerar 24V (ou outro valor) a partir do 12V. Ainda é cedo pra você mas pode pesquisar por step up regulator. Não é nada do outro mundo não. hmmmm .. será? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...