Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
juinst

Fonte ajustável com fonte ATX

Recommended Posts

Boa noite a todos, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar na construção desta fonte.

Tenho uma fonte velha atx modelo PSN-455S2. Até tem aqui no clube um review desta fonte.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PSN455S2-de-430-W/1823/1.

Gostaria de alimentar um lm317 com 24v desta fonte e poder regular a tensão na saída. Seria possível? Em todos

os projetos, vejo usarem trafos e capacitores relacionado a esta entrada. Alguém poderia me ajudar? Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

perdão mas não consegui ver se esta fonte fornece 24V. Se não, poderia usar o +12 e -12 dela. Que seu -12 seja o gnd. Cuidado pra não encostar o gnd do seu sistema no chassi. Vai ter menor corrente claro, mas pra pouco consumo=ok. E sim, basta uma olhadela no datasheet do lm317 pra você 'matar a galinha'. Pro pessoal te orientar melhor, ve se fala algo + de si. O que sabe, o que já fez, etc

sucessos!

Compartilhar este post

Link para o post

Grato por me responder. A ideia é usar o +12 e o -12 para ter os 24vcc. O -12 seria o GND? Não usaria o gnd da fonte? fio preto se não me engano? A corrente que eu teria seria a corrente da linha +12v ou da linha de -12v?

Compartilhar este post

Link para o post

Se usas ambas as linhas, somadas, a maior corrente que conseguiras será igual a menor das duas, ou seja, a da linha de -12 Volts, ou seja, uma caca de corrente.

Péssima ideia a sua..

Compartilhar este post

Link para o post

Oi. Realmente a corrente vai ser a menor. sim o -12 seria o GND do dispositivo sendo alimentado. O gnd fio preto da fonte deve ser ignorado. Mas se tiver duas fontes destas poderás somar o +12 de uma com o +12 de outra. Neste caso a corrente será bem maior. Se for fazer, tem detalhes... volte a perguntar.
Peço que perdoe e/ou respeite a opinião do velho amigo. É sua maneira meia rústica de tentar te ajudar. ok? (olha o avatar dele .rs) Eu não chamaria de péssima, afinal você tem suas limitações técnicas, apenas diria que tem melhores opções como p.ex ligar duas fontes como já disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos colegas faller e isadora pela ajuda. Vou repensar no meu projeto ( se uso 24v variavel ou 12v variavel ) pois a corrente da linha + 12v é muito maior. Quero usar está fonte para testar meus projetos, os quais são gambiarrinhas que não exigem corrente.  E não tem como aumentar a corrente da linha -12V? Desculpe minha ignorância, mas é assim que a gente aprende, perguntando, correndo atras e é claro, com a ajuda de pessoas disposta a ajudar, como vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

Ignoro sua ignorância portanto nem precisa se desculpar. Não tem como aumentar a corrente ou não vale a pena tentar. Creia-me. Como sugestão, coloque sua fonte numa caixa e ligue suas saídas nuns bornes ou borneira. Afinal as tensões mais utilizadas são +5, +12 pra maioria dos projetinhos de iniciantes (like you). Como são de alta corrente você deve tomar cuidado na montagem e/ou usar alguma proteção como fuível ou resistores. De quebra ainda tem o 3V3 e -12. E você ainda pode a partir do 12 colocar o lm317 num borne a parte. Respeite seu limite de potência. voce pode(rá) sim gerar 24V (ou outro valor) a partir do 12V. Ainda é cedo pra você mas pode pesquisar por step up regulator. Não é nada do outro mundo não. hmmmm .. será? rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais