Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
guardianlord

processador superaquecendo

Recommended Posts

Olá, estou com um computador aqui com a seguinte configuração: placa mãe gigabyte ga-m61sme-s2l e um processador sempron le-1150. Acontece que o processador está chegando facilmente a quase 100ºC, isso na bios em stock. Quando tento deixar em algum teste por exemplo (memtest) ela desliga após alguns minutos. O que já foi feito: o cooler está funcionando normalmente (cooler original amd), foi feito a troca da pasta térmica do processador, colocado outra fonte para teste, verificado as tensão da placa: 5V, 12V, 3,3V e vcore (está dando 1,23V nos reguladores de saída) e aparentemente estão todos normais. Todos os capacitores também estão normais (nenhum estufado). Antes de eu condenar a placa mãe (ou a máquina) gostaria de alguma opinião de vocês se tem mais alguma coisa que eu possa fazer, mais algum teste ou mesmo se alguém já pegou esse tipo de problema e conseguiu solucionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pasta térmica era de boa qualidade e foi aplicada corretamente? Sim, isso importa.

De acordo com a descrição sua, é exatamente o que o parceiro acima mencionou, verifique se sua pasta térmica foi colocada corretamente, e verifique os parâmetros do seu processador em algum programa de analise em componentes de sistema (Speccy, Boost Speed 7, Aika64. Everest) e verifique os processos que estão abertos no seu sistema operacional, porque se estiver utilizando Windows 8.1 Pro x64, pode estar ocorrendo múltiplos processos indexados em primeiro plano (2 explorer.exe abertos) e isso aumenta consideravelmente a temperatura do processador!

Boa Sorte Amigo! XD

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, estou com um computador aqui com a seguinte configuração: placa mãe gigabyte ga-m61sme-s2l e um processador sempron le-1150. Acontece que o processador está chegando facilmente a quase 100ºC, isso na bios em stock. Quando tento deixar em algum teste por exemplo (memtest) ela desliga após alguns minutos. O que já foi feito: o cooler está funcionando normalmente (cooler original amd), foi feito a troca da pasta térmica do processador, colocado outra fonte para teste, verificado as tensão da placa: 5V, 12V, 3,3V e vcore (está dando 1,23V nos reguladores de saída) e aparentemente estão todos normais. Todos os capacitores também estão normais (nenhum estufado). Antes de eu condenar a placa mãe (ou a máquina) gostaria de alguma opinião de vocês se tem mais alguma coisa que eu possa fazer, mais algum teste ou mesmo se alguém já pegou esse tipo de problema e conseguiu solucionar.

Primeiramente descreva por gentileza TODOS os detalhes de sua configuração sendo marca e modelo dos itens que faltam (Placa de vídeo, Memória, Fonte, Gabiente e a quantidade de fans nele instaladas para refrigeração auxiliar.

Instale o software de monitoramento Hwmonitor, abra o programa, tire print da tela e post aqui no tópico para que possamos analisar a fundo o caso.

No aguardo

Abraço

A pasta térmica era de boa qualidade e foi aplicada corretamente? Sim, isso importa.

Perdoe-me descordar do colega, mas a qualidade da pasta térmica JAMAIS seria responsável por tamanho aquecimento.

A diferença de desempenho entre a melhor pasta térmica de prata do mercado e uma pasta térmica comum (branca) não passa de 7~10° no máximo.

A aplicação sim pode gerar tal problema, já a qualidade da pasta não.

Se ainda sim o colega descorda do que foi dito acima, segue teste que prova minha tese.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas.... no caso da pasta térmica estou usando as que sempre usei em todos os processadores daqui, desde intel e amd e nunca tive problemas. A aplicação também está correta. Amanhã vou fazer mais alguns testes, inclusive com o processador em outra placa mãe e posto os resultados. 

Só um detalhe: não consigo nem entrar no windows do jeito que está, por isso fica meio difícil ser processos que estão rodando.... e também vai ser difícil eu tirar algum print ou rodar algum programa de verificação, sendo que esse aumento de temperatura se dá logo no inicio e mesmo a máquina estando parada na bios, fazendo o equipamento desligar depois de alguns minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

quando se fala em problema desse tipo onde pessoa relata cooler box e um sempron que baixo consumo e temperatura dele fica bem baixa mesmo com uso prolongado 1 coisa que me vejo é pow cooler box de um sempron am2 deve ter rodado pacas então amigo cooler já não deve estar rotacionando na velocidade que era quando novo e outra qual modelo da sua fonte mesmo você falando que tensão ta normal fonte genérica dão bastante esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente descreva por gentileza TODOS os detalhes de sua configuração sendo marca e modelo dos itens que faltam (Placa de vídeo, Memória, Fonte, Gabiente e a quantidade de fans nele instaladas para refrigeração auxiliar.

Instale o software de monitoramento Hwmonitor, abra o programa, tire print da tela e post aqui no tópico para que possamos analisar a fundo o caso.

No aguardo

Abraço

Perdoe-me descordar do colega, mas a qualidade da pasta térmica JAMAIS seria responsável por tamanho aquecimento.

A diferença de desempenho entre a melhor pasta térmica de prata do mercado e uma pasta térmica comum (branca) não passa de 7~10° no máximo.

A aplicação sim pode gerar tal problema, já a qualidade da pasta não.

Se ainda sim o colega descorda do que foi dito acima, segue teste que prova minha tese.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

Abraço

Quando falei o "isto faz diferença" estava me referindo à aplicação ter sido mal feita, que combinada com uma má qualidade, poderia ser um dos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estou trazendo a resolução do caso.

Eu tinha outra placa mãe de marca diferente mas com o mesmo processador. Efetuei a inversão dos processadores e fiz o teste nas duas placas mães. Estranhamente ambos os processadores voltaram a trabalhar nas suas temperaturas normais. Voltei o processador que estava superaquecendo na sua placa de origem e antes notei que um dos pinos estava levemente torto. Não sei se isso talvez tivesse algo haver, mas desentortei o pino e passei um limpa contato na placa mãe no soquet do processador e o mesmo voltou a funcionar normalmente. Fiz diversos testes de stress e funcionamento normal, formatei e tudo, enfim, devolvi o equipamento pro cliente.

Resolução: possivelmente pino torto ou mesmo mau-contato ou sujeira no slot do soquet.

Valeu a todos que responderam.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estou trazendo a resolução do caso.

Eu tinha outra placa mãe de marca diferente mas com o mesmo processador. Efetuei a inversão dos processadores e fiz o teste nas duas placas mães. Estranhamente ambos os processadores voltaram a trabalhar nas suas temperaturas normais. Voltei o processador que estava superaquecendo na sua placa de origem e antes notei que um dos pinos estava levemente torto. Não sei se isso talvez tivesse algo haver, mas desentortei o pino e passei um limpa contato na placa mãe no soquet do processador e o mesmo voltou a funcionar normalmente. Fiz diversos testes de stress e funcionamento normal, formatei e tudo, enfim, devolvi o equipamento pro cliente.

Resolução: possivelmente pino torto ou mesmo mau-contato ou sujeira no slot do soquet.

Valeu a todos que responderam.

Que bom que a solução foi mais simples do que parecia.

Não esqueça de curtir as respostas que lhe foram úteis. Você também pode fechar o tópico selecionando a melhor resposta.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais