Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando!


Posts recomendados

Recentemente, meu computador tem travado(congelado). Eu o comprei e montei há uns meses atrás, entre três e quatro, pra ser mais exato. Não encontrei nenhum padrão entre as travadas, mas, geralmente, acontecem após algumas horas ininterruptas de uso do computador, e só quando estou realizando atividades comuns, como navegar na internet ou ouvir música. Nunca ocorreu enquanto jogava jogos com BF4, Diablo 3, Skyrim, etc...
Deixei o MemTest passando por umas 8 horas e ele não apontou erro algum. Usei o CrystalDiskInfo e, novamente, nada. Não consegui observar a temperatura quando o congelamento ocorre mas as temperaturas estão sempre OK.
A configuração do computador é essa; 
i5-4590, 3,2 GHz 6Mb quadcore 
GTX 760 
8,0 GB de RAM Kingston 1600 MHz (2 pentes)
HD 1TB SATA 3 
Fonte Corsair CX600 600W 
Placa Mãe ASUS B85M-E/BR 

Agradeço a ajuda desde já. :)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que havia solucionado o problema após uma "geral" no computador no mesmo dia em que postei aqui. Desfragmentação, limpeza de erros no registro, anti-vírus, etc. Desde então, não houveram mais problemas até ontem à noite, quando o computador, novamente, travou da mesma forma. :(

@Tavinlol, li o post e não é o meu caso. Meu gabinete é inteiramente compatível com meu hardware. Apesar disso, li algumas dicas e vou trocar as memórias de slots, limpá-los e, caso o problema persista, testar com outras memórias ou com um pente só. Fiz a pergunta em outros lugares mas só recebi respostas vazias afirmando que o problema era a memória ou a fonte. :(
Preciso mesmo de ajuda. O problema não me atrapalha tanto, já que ocorre ocasionalmente, mas não sei ao que isso pode levar e tenho medo do que possa causar no meu lindo PC.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retire uma memoria teste para ver se não congela seu pc, se parar teste com a outra se não resolver retire sua placa de vídeo e fique com o video onboard por um tempo, apesar de esta fonte ser muito raro dar problema teste a mesma (a ultima fonte corsair minha durou 5 anos e só queimou porque deu um estouro em um poste da sua e estragou um monte de coisas aqui em casa)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que eles voltaram mesmo. Congelou às 11h01, então eu inverti os slots, travou às 11h14 e 11h23. Fiquei com tanta raiva que fui até dormir e acordei agora.

No momento, rodando com um pente só, @Tavinlol.

Edit: congelou às 15h41. Rodando com o mesmo pente em outro slot agora. Testarei o outro pente após esse.
Edit 2: 20 minutos sem congelar. Até agora, ao que tudo indica, o problema é no quarto slot. Vou continuar usando aqui. Caso não congele, vou colocar o pente de novo no quarto slot pra garantir.
Edit 3: após mais de uma hora e meia de funcionamento ininterrupto, congelou às 17h26. Testando agora com o outro pente de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuou congelando. Depois vou testar com outras memórias, mas tenho quase certeza que elas não são o problema. Seria muito azar as duas estarem assim. Tô completamente perdido. Tinha fé de que eram as memórias, mas agora que a probabilidade de que sejam elas é muito baixa, não sei mais o que fazer. Pode ser qualquer coisa. :(

Não fiz, não, @Tavinlol, como eu poderia fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fera, tenho tido ocasionalmente um problema parecido, mas no meu caso, é apenas quando coloco as memórias em dual channel.... tanto nos slots laranjas como nos pretos, trava após um tempo.... Já travou até enquanto estava no setup alterando algumas coisas..... Muito chato isso!

 

Verifique as tensões, se estão sendo fornecidas de acordo com a necessidade dos componentes.

Você usa filtro de linha, estabilizador ou coisa do tipo ? Se sim, ligue o pc direto na tomada e veja se o problema continua ocorrendo.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que observei um possível padrão nisso; quando desligo o PC completamente e o ligo, ele congela em até duas horas. Geralmente em menos de 10 minutos. Após esse primeiro congelamento ocorrer e o PC reiniciar, ele pode travar a qualquer momento. Pode ser que demore horas(no momento, ele está funcionando há mais de 12 horas com a mesma config que sempre travou) ou que seja em minutos.

E, @Negoboy, uso estabilizador. Vou testar e já informo aqui por edit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que observei um possível padrão nisso; quando desligo o PC completamente e o ligo, ele congela em até duas horas. Geralmente em menos de 10 minutos. Após esse primeiro congelamento ocorrer e o PC reiniciar, ele pode travar a qualquer momento. Pode ser que demore horas(no momento, ele está funcionando há mais de 12 horas com a mesma config que sempre travou) ou que seja em minutos.

E, @Negoboy, uso estabilizador. Vou testar e já informo aqui por edit.

Olá, tudo bem? 

Recomendo mesmo é você testar seu PC sem a placa de vídeo OFF-BOARD.

Placas de vídeo muitas vezes dão problemas estranhos assim.

Caso persista o problema, o diagnóstico tem que ser mais profundo. 

No primeiro e 2ª mês seu PC nunca deu este problema nenhuma vez?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve usar estabilizador eom essa fonte moderna. O estabilizador pode ter danificado a fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/.

Se possível teste com outra fonte, direto na tomada. Recomendo também que use um Live CD de Linux no boot, sem instalar, e ver como se comporta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem? 

Recomendo mesmo é você testar seu PC sem a placa de vídeo OFF-BOARD.

Placas de vídeo muitas vezes dão problemas estranhos assim.

Caso persista o problema, o diagnóstico tem que ser mais profundo. 

No primeiro e 2ª mês seu PC nunca deu este problema nenhuma vez?

O problema começou há um mês, aproximadamente.

 

Uma pergunta; a temperatura do CPU pode causar problemas como estes? Fiz uns testes e observei que a temperatura dos núcleos chegava à casa dos quase 100ºC. Dei uma olhada e vi que o dissipador não tem total contato com a superfície da pasta térmica. Isso poderia ser causado pelas presilhas de plástico(que podem dilatar de maneira grotesca ao se aquecerem e resfriarem repetidamente) do cooler que não conseguem pressionar o dissipador corretamente? O problema poderia ser causado por isso? Caso sim, o que poderia ter levado o computador a apresentar o mesmo comportamento quando fiz os testes com as memórias, em que ele congelou em quase todos os testes nos primeiros 20 minutos(apenas um não, que durou uma hora e meia)? Ou seria só uma infame coincidência?

 

É bem difícil fazer essa quantidade de testes já que o problema não possui um "cronograma de visitas". Já estou usando o computador há mais de 48 horas sem apresentar problema algum, mesmo estando com a mesma configuração que apresentou os problemas inicialmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema começou há um mês, aproximadamente.

 

Uma pergunta; a temperatura do CPU pode causar problemas como estes? Fiz uns testes e observei que a temperatura dos núcleos chegava à casa dos quase 100ºC. Dei uma olhada e vi que o dissipador não tem total contato com a superfície da pasta térmica. Isso poderia ser causado pelas presilhas de plástico(que podem dilatar de maneira grotesca ao se aquecerem e resfriarem repetidamente) do cooler que não conseguem pressionar o dissipador corretamente? O problema poderia ser causado por isso? Caso sim, o que poderia ter levado o computador a apresentar o mesmo comportamento quando fiz os testes com as memórias, em que ele congelou em quase todos os testes nos primeiros 20 minutos(apenas um não, que durou uma hora e meia)? Ou seria só uma infame coincidência?

 

É bem difícil fazer essa quantidade de testes já que o problema não possui um "cronograma de visitas". Já estou usando o computador há mais de 48 horas sem apresentar problema algum, mesmo estando com a mesma configuração que apresentou os problemas inicialmente. 

Testou o pc sem a placa de vídeo OFF-BOARD no pc para ver se vai haver 

congelamento?

Super aquecimento também gera isto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu cooler tá bem estragadinho. Apliquei nova pasta térmica, limpei o dissipador e hoje comprarei um cooler novo. Aliás, agora há pouco(uns 10 minutos) o PC congelou. Já estava desde o dia 31 sem nada.

Vou fazer tudo hoje e aí volto aqui pra informar vocês. Por enquanto, obrigado a todos. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

estou com o mesmo problema, pc trava do nada e tenho que segurar pressionado o botão de liga/deslgia do pc pra desligar, e quando inicia demora muito para dar o start no sistema, e no meu caso ja fiz o seguinte:

 

formnatei o pc 3 vezes,

testei com outra fonte,

testei com outro HD,

testei com outra placa de video,

mudei as memorias de slot, testei uma por vez em cada slot,

 

a unica coisa que não consegui testar foi a placa-mãe e o processador pois não tenho peças reservas, como saber qual é o q esta dando problemas agora?

 

ah outro detalhe, a luz vermelha perto do botão de liga/desliga do pc, esta ficando acesa direto, mesmo sem nenhum programa em execução, será que é isto que está causando os travamentos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nquiezi veja se não tem capacitores estufados na placa-mãe. A luz deve ser do HD. Teste o HD com HDTunePro, abas Health e Error_scan.

Use um Live CD/pendrive de Linux no boot, sem instalar, acesse a internet. Se funcionar bem o problema é no Windows. Se ocorrerem travamentos é um problema de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nquiezi veja se não tem capacitores estufados na placa-mãe. A luz deve ser do HD. Teste o HD com HDTunePro, abas Health e Error_scan.

Use um Live CD/pendrive de Linux no boot, sem instalar, acesse a internet. Se funcionar bem o problema é no Windows. Se ocorrerem travamentos é um problema de hardware.

 

ja verifiquei e nao encontrei capacitor estufados, e ja usei o hd tuner e o hd esta ok, assim como usei um programa da intel pra processador e segundo o programa esta ok tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei aqui pra avisar que consegui resolver o problema com a troca do cooler + pasta térmica. Esperei todo esse tempo porque da outra vez ele também demorou duas semanas pra voltar a congelar, mas dessa vez foi efetivo.

Apesar disso, acho que estou com outro problema, não sei se posso perguntar aqui ou faço um tópico novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

usando treco de estabilizador em uma cosair cx 600w , "isso pode arnaldo?" essa porcaria ai ou ta lascando ou ja lascou a tua fonte pode ser ate isso o problema ^^ ja testou o micro ligado diretamente na tomada? joga essa bugiganga fora

Não testei isso ainda, mas seria só coincidência o problema "resolver"(por um mês) após eu trocar a pasta térmica + cooler? Aliás, o micro congelou há pouco, outra vez. :/ De repente, o problema voltou.

PS: tem que ser direto na tomada ou possar testar com um filtro de linha? Obrigado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...