Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adicionar lâmpadas, melhor maneira


raghiante

Posts recomendados

Olá caros colegas,

Estou com uma dúvida, pois poderia ligar estas lâmpadas do desenho abaixo de maneiras diferentes, mas vamos ao caso:

Na laje da casa o eletricista deixou um  interruptor com uma lâmpada  para ser ligado ao entrar na laje. Quero adicionar mais duas lâmpadas, sem correr o risco de botar fogo na casa, quer por um motivo ou outro.

Portanto para os mais entendidos, pergunto: Como fazer estas ligações de forma correta e segura ?... A rede de minha residência é 220V. Não sei se este interruptor está ligado na caixa dos disjuntores... acredito que não.

Quero colocar lâmpadas de 60w. Fio de 1,5 a 2 mm. Como ficaria a ligação, conforme desenho que coloquei ?

 

Aprecio os comentários.

Obrigado.

post-432037-0-47619500-1413823943_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com fio 1.5mm em 220V, você pode ligar cinquenta (50) lampadas incandescente de 60W com segurança, só não sei se o seu interruptor aguentará. hehehe

 

Ligue em paralelo as lampadas.

Não vou desenhar porque não tenho editor de imagens. Pesquise por "ligação em paralelo" no Google imagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se estou respondendo ao mesmo tempo que o amigo @heliosouza.

É porque o interruptor estava em paralelo com as lâmpadas e... se estivesse ligado, colocaria a rede também em curto. Aí, amigo, ou desarmaria o disjuntor, ou você teria que trocar sua fiação.

 

Uma opinião:

Se colocasse tão somente uma luminária de 40W em paralelo com sua lâmpada original, ou então só trancando ela pela luminária, teria uma boa economia de energia e uma iluminação bem mais eficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por causa do desenho que você postou lá no primeiro tópico.

Entende-se, a primeira vista, que saem dois fios ligados diretamente do interruptor para as lâmpadas.

Mas como disse que já tem toda a ligação entre  interruptor e lâmpada, basta ligar em paralelo suas outras duas lâmpadas.

 

No desenho abaixo, o circulo em vermelho representa a lâmpada que já possui. Os circlos pretos são as lâmpadas a serem adicionadas.

 

                                                 O====O=====O

 

Vale ressaltar que esta ligação deverá ser feita com fio mencionado por você (1,5mm a 2,00mm). Se for fio fino na instalação, com certeza terá problemas (devido ao excesso de corrente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...