Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Maurício Cé

Slackware Em Modo Gráfico

Recommended Posts

E ai pessoal, estou começando a mexer com o Slackware, gostaria de saber como faço para que o Slack inicie em modo gráfico, se não me engano tenho que editar algum arquivo, não lembro qual, porque como disse sou novo em Slackware, to com a versão 9.1. Se algum puder dar um força ficaria agradecido.....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edite o arquivo /etc/inittab. No arquivo procure pelo campo que tem o n. 3 e substitua por 4.

Assim toda a vez que ligar o computador entrará automaticamente em modo gráfico.

:palmas:

Valeu!!! Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por robertbra@30 jun 2004, 11:26

(...) no arquivo /etc/inittab procure pelo campo que tem o n. 3 e substitua por 4 (...)

este seria o "runlevel"?! no kurumin o default é 5... e se alterar o kdm para xdm (para salvar memória) ele passará a ser 2...

alguém sabe explicar melhor sobre como funciona o "runlevel" no linux?!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por robertbra@30 jun 2004, 11:26

Edite o arquivo /etc/inittab. No arquivo procure pelo campo que tem o n. 3 e substitua por 4.

Assim toda a vez que ligar o computador entrará automaticamente em modo gráfico.

:palmas:

Valeu!!! Espero ter ajudado!

o mesmo pode ser feito no slack 10??

Compartilhar este post

Link para o post

No Slack é 4 mesmo. Mas em geral é 5.

Uma explicação sobre os runlevels são encontrados dentro do próprio inittab:

0 = halt

1 = modo mono-usuario

2 = não utilizado (porém é configurado igual ao runlevel 3)

3 = modo multiusuário (runlevel default)

4 = X11 com KDM/GDM/XDM (gerenciadores de sessão)

5 = não utilizado (porém é configurado igual ao runlevel 3)

6 = reboot

Como funciona (em distros baseadas em RedHat): Quando você especifica algum runlevel o linux vasculha dentro do path /etc/rcX.d (onde X é o runlevel) scripts para carregar ou parar determinados serviços. Esses scripts são links (geralmente apontando para arquivos dentro da pasta /etc/rc.d/init.d) que determinam se certo daemon vai ser iniciado e quando ele o será. Por exemplo o S12syslog vai ser inicializado antes do S13portmap.

No caso do ID0 e do ID6 ele inicia os processos de kill para desligamento do sistema e os links mudam de S (start) pra K (kill) por exemplo: S01halt, K45named, etc. Se você quiser que determinado serviço seja iniciado antes ou depois basta mudar o "grau de importância" do daemon desejado. Ou se preferir não inicializar o ssh por exemplo, apague o link correspondente a ele.

No caso so Slackware eu não sei exatamente como funciona exceto que se desejar não inicializar determinado serviço se deve remover a permissão de execução do mesmo (chmod -x xxxx) dentro do /etc/rc.d

Se eu estiver errado ai pra cima, me informem. Até

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado pela resposta knot... eu sabia a manha de colocar ou apagar os links da pasta /etc/rcX.d para otimizar a memória... evitando carregar daemons desnecessários durante o boot... mas não conhecia esta questão do runlevel... valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais