Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteamento


Skred

Posts recomendados

É possível definir o default gateway de um roteador como sendo um IP da mesma rede?

por exemplo:

roteador

----------

interface da rede interna = 192.168.1.1

default gateway = 192.168.1.5

se ele não acha a rota manda pra outra máquina da mesma

rede resolver, é possível???

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim não há o menor problema.....

Firma:

Internet --- [modem/router] --- switch ----[computadores da rede interna]

O Router é 192.168.1.1 (interno) e recebe ip válido (internet).

Computadores recebem do DHCP do router IP classe C.

Gateway/DNS dos clientes apontam para Router.

Casa:

Internet --- [DSL Modem/Router] ---- switch --- [2 computadores]

O problema desta configuração é que certos programas (mIRC é um exemplo) não funcionam corretamente e precisa que seja feito um NAT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo.

Router tem gateway sim (Default Gateway) ou Rota Padrão!

Que faz o seguinte:

Se o router não possui nenhuma rota para um certo endereço ele manda

pro Default Gateway, ou seja, para a rota padrão! Aí é esse gateway que vai resolver o pacote...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Skred,

Se um roteador... estou dizendo ROTEADOR... componente ativo que trabalha nas camadas 3 e 4 do modelo OSI (Rede e Transporte) não encontrar a rota padrão ou default gateway ele simplesmente não entrega o pacote.

Seja essa rota propagada pelo protocolo de roteamento RIP, IGRP, BGP ou qualquer outro que faça esse serviço e até mesmo uma rota estática ele não vai entregar o pacote.... ele descarta o pacote e dependendo do protocolo utilizado no pacote (TCP, UDP, ICMP, etc) nem apresenta mensagem de erro.

Essa rota padrão que nosso amigo citou, é uma "saída" para outra rede... não podendo ser ele mesmo... porém podendo ser um endereço na mesma rede.

Att.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fabio.augusto@01 jul 2004, 14:36

Skred,

Se um roteador... estou dizendo ROTEADOR... componente ativo que trabalha nas camadas 3 e 4 do modelo OSI (Rede e Transporte) não encontrar a rota padrão ou default gateway ele simplesmente não entrega o pacote.

Seja essa rota propagada pelo protocolo de roteamento RIP, IGRP, BGP ou qualquer outro que faça esse serviço e até mesmo uma rota estática ele não vai entregar o pacote.... ele descarta o pacote e dependendo do protocolo utilizado no pacote (TCP, UDP, ICMP, etc) nem apresenta mensagem de erro.

Essa rota padrão que nosso amigo citou, é uma "saída" para outra rede... não podendo ser ele mesmo... porém podendo ser um endereço na mesma rede.

Att.,

fabio.augusto Você não entendeu, ninguém aqui está falando de configuração ROTEADOR <> ROTEADOR mas sobre o DEFAUL GATEWAY de uma rede, como você diz a saída.

Ref-1

Ref-2

Ref-3

E um roteador possui um GATEWAY sim, como não?

Using the Default Gateway Address on a Static Router

Gateways are most often dedicated computers, or routers. The default gateway is like a network mediator with connections. It's the node on the local network that knows the network IDs of other networks linked to the greater internetwork. Since it has access to this privileged information, when a given workstation sends out some data that reaches the default gateway, it can forward it along to other gateways as required to reach its proper destination.

Você esqueceu que através dos protocolos que você mesmo mencionou é usada para atualizar um 'negócio' chamado tabela de roteamento????

O roteador nunca vai ser o gateway dele mesmo, mas relacionado a pergunta:

É possível definir o default gateway de um roteador como sendo um IP da mesma rede?

Se houver um servidor que esteja funcionando como roteador na mesma rede este pode ser modificado para o IP do mesmo segmento como DEFAULT GATEWAY.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

O que você disse esta certo, se levarmos em conta a definição literal da palavra DEFAULT GATEWAY.

O que eu quis explicar é que nosso amigo fez confusão ao pedir ajuda.

Ele pode sim colocar um Default Gateway como um endereço da rede... Até de um Rotedor...

O Default Gateway do roteador é a rota padrão que ele tenta entregar o pacote.. agora o Default Gateway de uma máquina é sempre o endereço de saída dessa máquina.

É essa a diferença que eu quero explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferinhas,

Creio que o dialogo entre todos que postaram só agregou mais conhecimentos a todos que entraram para dar uma espiadinha. E o mais importante foi o tom profissional de todos.

Aproveitando a duvida do nosso colega, estou postando uma nova pergunta, mais no sentido de confirmar se o que estou fazendo esta correto, apesar de não estar funcionando.

Se vocês puderem me ajudar o titulo é Configurar Router.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...