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Lucas Oliveira_734611

Dínamo e buzina 12v para bicicleta

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Olá pessoal, tudo bem? Sou totalmente leigo em eletrônica. Tenho uma bicicleta e gostaria de utilizar um dínamo nela e esse dínamo teria que gerar n volts, e essa energia deveria ser acumulada, e eu acionaria um botão, para funcionar uma buzina de 12v. Prefiro a buzina de 12v, pois não gosto do som das buzinas de 9v, alimentadas por bateria, que são encontradas em muitas bicicletarias. Gostaria que esse sistema fosse feito sem a necessidade de uma bateria 12v, já que essa é muito pesada e muito cara. Ouvi dizer na internet que para essa energia não ser liberada para a buzina direto, eu precisaria de um relé para liberar a energia somente quando eu acionasse o botão. E precisaria de um capacitor de 12v para acumular a energia gerada. Não comprei nem a buzina nem o dínamo ainda, só tenho o link de onde pretendo comprar a buzina. No fim tenho 2 dúvidas, 2 pedidos, enfim.

 

1. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para me mostrar um desenho do circuito mais adequado para meu problema.

2. Gostaria de saber quais os equipamentos que deveria comprar, desde a fiação até marca, e especificações de relé, capacitor, etc...

 

Agradeço desde já

 

Lucas Oliveira 

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funciona assim  o dínamo gera carga  essa carga deve ser armazenada em uma bateria  e o botão é só  pra acionar  no momento desejado 

quanto  ao relé ele   só serve para aliviar  essa carga para não queimar o  botão  se ele for frágil  ou seja o  relé  vai driviar  a carga  ok 

quanto ao capacitor não vejo    lugar pra ele

vamos aguardar novas sugestões

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Talvez eu esteja me metendo onde não deva e que até mesmo já tenhas visto algumas alternativas para o que desejas. Em todos os casos dê uma olhada ai, completa, pronta para usar, sem ter de colocar mais nada além de duas pilhas AAA:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595880014-buzina-compacta-eletrnica-para-bicicleta-bike-colorida-_JM

 

Ou encontre a buzina desejada, de 12 Volts e coloque uma bateria (pode ser um conjunto de 8 pilhas com os suportes adequados), mais um botão de contato momentâneo, e, conforme for a demanda da buzina, (corrente da mesma), somente um botão normalmente aberto.

Olhe ai:

Dois desses dai, equipados com as pilhas grandes, perfazem 12 Volts: http://www.soldafria.com.br/suporte-4-pilhas-grandes-d-sp17-nacional-p-3243.html e vão ter autonomia bastante boa..

Se necessitar ser menor, para pilhas menores, tem esses dai:

http://proesi.com.br/suporte-para-04-pilhas-aa-canoa-preto.html

http://proesi.com.br/suporte-para-4-pilhas-aa-2-lados.html

http://proesi.com.br/suporte-para-04-pilhas-aaa-canoa-preto.html

E para acionar a buzina, um desses dai:

Até 3Amperes de consumo da buzina: http://www.soldafria.com.br/chave-pbs-11b-preta-sem-trava-2t-tipo-push-button-p-5880.html

Até 5 Amperes de consumo da buzina: http://www.soldafria.com.br/chave-push-button-ds-612-sem-trava-preta-p-2331.html

Até 6Amperes de consumo da buzina: http://www.soldafria.com.br/chave-push-button-ds-438-sem-trava-preta-p-4417.html

Até 15 Amperes de consumo da buzina: http://www.soldafria.com.br/chave-push-button-pbs-31-sem-trava-verde-p-2901.html

 

Definitivamente não se faz necessidade de colocar relé..

Basta respeitar colocar um botão que aguente a corrente da buzina

 

E, de qualquer modo, para simplificar, desaconselho totalmente o uso de dínamo..

 

Ou, finalmente, a simplificação da simplificação:

buzina-trombone-chacrinha-com-pera-de-bo

:lol:

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concordo que usar um dinamo só pra buzina não é uma ideia muito boa. Não compensa acumular energia numa bateria com ele só pra isso. Até mesmo pra farol: com o advento dos leds de baixo consumo e baixo custo o dinamo ficou meio que obsoleto.

O que você viu na internet tem sentido: você não deve liberar a energia AC do dínamo direto na buzina. Se for só pra uma demonstração, adquirir conhecimento, brincadeira, passa tempo etc basta você ligar uma ponte de diodos e um capacitor xute 4700uF/25, dar umas pedaladas e pressionar o botão.

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Ué? dínamo não produz DC?.

 

Estive estudando os sistemas dos carros antigos que utilizavam dínamo.

Todos DC.

Muitos em 6V.

E tinha uma caixa com relés que regulavam a tensão.

 

imageqvd.jpg

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Hora de expandir o seu. No universo bike chamanos (erroneamente) dínamo mesmo. Ou você já comprou "alternador para bicicleta"?. rs .Alguns (senão todos)  são ac. São os cujo rotor é um ímã.

motor32_05.jpg

Considerando como uma caixa preta, mesmo alguns alternadores possuem diodos internos que o forçam a fornecer dc. Mas isso... ndv

abç

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Interessante....

 

No caso dos dínamos veiculares, os antigos, não existia diodos.

Era retificado na base da escova mesmo. Uma barrinha de grafite num rotor de cobre, como num motor DC.

 

Também funcionava com imãs, mas tinha uma bobina extra que de alguma forma cancelava o campo magnético interno. Daí era possível regular a tensão.   

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