Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com degradê - Banding (GTX 980)


Posts recomendados

Olá a todos.

 

Eu comprei um monitor AOC e uma GTX 980 e por falta de pesquisa não vi que o monitor não vinha acompanho de um cabo DVI, logo comprei um cabo DVI-D no camelô (para ilustrar os componentes e a história). O duro é que como designer gráfico ( e leigo :) ) eu percebi que acontecia um problema no meu photoshop na hora de colocar uns degradês em radial. Descobri que o problema se chamava "banding", que é isso aqui:

 

 

3gbXGQN.jpg

 

As cores não mesclam, ficam pixelizadas o que tudo muito ruim para um designer.

 

 

Aí então eu percebi que este mesmo problema acontecia em certas partes de jogos como Shadow of Mordor e mais recentemente Counter-Strike (mesmo ambos estando no ultra) e também em sites que possuíam degradês. Percebi então que o problema não estaria na configuração do photoshop e sim no monitor/vga/configuração. Acontece que depois de três dias de pesquisas intermináveis não encontrei a solução. Sei que este problema é comum (banding) em certos aspectos de design, só que o meu banding está muito acentuado para ser considerado normal. Há apenas algumas cores no photoshop que não criam este efeito. Vou relatar aqui procedimentos realizados e configurações:

 

- Está na resolução nativa (1920x1080).

- Resolução em 32 bits.

- Drivers do monitor e VGA são os mais atuais (embora só tenha instalado do monitor para tentar corrigir este problema, sem sucesso infelizmente)

- Novo cabo DVI-D adquirido, novamente sem sucesso.

- Foi tentado as mais diversas combinações de configurações do monitor (principalmente focado na questão de Gamma)

- Alterei para padrão o perfil de gerenciamento de cores sRGB IEC61966-2.1.

 

 

O que pude perceber é que ao alterar para a resolução 16 bits o problema se agravou muito mais do que estava com 32 bits, o que me gerou uma surpresa pensando que apenas iria piorar. Aqui estão os componentes do meu computador:

 

- GTX 980 gigabyte

- I7 4790

- 2x4gb 1600 mhz corsair

- mobo b85 (sim, fiz cagada hahaha)

- monitor: http://www.kabum.com.br/produto/43914/monitor-aoc-led-21-5-polegadas-ips-ultra-slim-widescreen-i2269vw/?tag=Monitor%20AOC%20LED%2021.5

 

 

 

 

PS: Embora esta seja a seção de placas de vídeos, achei melhor postar aqui para solucionar o problema. Se existir algum board específico me perdoem, eu procurei realmente e não consegui achar nada a respeito. Muito obrigado a todos que tentarem ajudar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Telles Leonardo

 

Teste com o cabo VGA e veja se o problema persiste.

 

Teste com um cabo DVI de qualidade.

 

Ao que parece esse monitor não dispõe de entrada HDMI, correto?

 

Teste com outro monitor.

 

Teste outra versão do driver Nvidia.

 

Teste com outro monitor.

 

Enfim, temos diversos testes a realizar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...