Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber qual o valor de resistor que preciso utilizar?


NerdCoreBr

Posts recomendados

 Pessoal, sou extremamente novato na área de eletrônica e gostaria de saber o seguinte:

 

Se eu conectar um fio à uma bateria 9v, vamos supor que a corrente elétrica deste fio chegue a 50A. Se eu colocar um resistor de 10 ohm no meio deste fio, como posso calcular a corrente depois deste resistor? E quanto a tensão, ela muda quando passa pelo resistor? Como posso saber a corrente máxima que um eletro-imã caseiro, por exemplo, aguenta sem derreter e assim escolher o resistor ideal para o circuito?

 

É isso ae pessoal, espero que me ajudem :3. Lembrando que sou novato, então peguem leve quanto a minha "noobagem".

 

OBS: Eu não tenho noção nenhuma de medidas em Ampere e Ohm. rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Corrente após inserido o resistor será 9V / 10ohms = 0,9 Amperes

De um lado do resistor terá 9 Volte e do outro lado zero, com relação ao negativo da pilha..

A corrente máxima de um eletroímã vai depender de uma série de fatores:

- Se a tensão aplicada é AC ou DC;

- Da espessura do fio, da quantidade de espiras do mesmo, e do comprimento de fio enrolado, da tensão aplicada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...e nem precisa tentar. Coloque seu multímetro na escala de OHMs e meça a resistência da bobina do seu eletroímã. ex. 30R. reserve. Agora mude pra escala de VOLTS e meça sua fonte (bateria 9V?). Agora com uma calculadora divida 9V/30R = 0.3A ou 300mA. Na prática vai dar menos pois a bateria tem uma resitência interna. E pode cair rapidão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...e nem precisa tentar. Coloque seu multímetro na escala de OHMs e meça a resistência da bobina do seu eletroímã. ex. 30R. reserve. Agora mude pra escala de VOLTS e meça sua fonte (bateria 9V?). Agora com uma calculadora divida 9V/30R = 0.3A ou 300mA. Na prática vai dar menos pois a bateria tem uma resitência interna. E pode cair rapidão.

Ok, entendi...

 

Mas e como vou saber se o eletro-imã aguenta a corrente ou a tensão? Quero dizer, como sei se ele não vai esquentar e derreter?

 

Ouvi dizer que para 110V, por exemplo, o eletro-imã precisa ter mais ou menos 400 ohm de resistência. É verdade ou isso não tem nada a ver? Se for verdade, como faço para saber a resistência necessária em outras tensões?

 

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu estás "enjambrando" algo? ou tens um circuito pronto? se tiveres pronto, presume-se que ele deva aguentar...

Pretendo construir um circuito que contém um eletro-imã, mas não tenho certeza de qual a fonte correta para o circuito pois quero que o eletro-imã tenha a maior força possível sem que ele seja sobrecarregado, mas para isso preciso saber qual a tensão máxima que ele aguenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pergunta complexa exige resposta complexa. Não tem como te dar uma resposta simples de "quanto ele aguenta". Acho que você não estaria preparado pra ela. Mas sabe aquelas válvula de entrada de água na máquina de lavar? aquilo é um eletroímã. você pode medir sua resistência pra ter uma noção. Outro eletroímã +- forte é o que tem dentro do antigo motor de arranque de fusca. Bom mas você pode "fazer" um com transformador. Ele tem lâminas em forma de E entrelaçados um de cada lado. você pode desmontar com cuidado e colocar os E´s de um lado só. É o mesmo esquema de algumas bombinhas de aquário. Com ac ela vibra, se DC forma um ímã

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...