Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber qual o valor de resistor que preciso utilizar?


NerdCoreBr

Posts recomendados

 Pessoal, sou extremamente novato na área de eletrônica e gostaria de saber o seguinte:

 

Se eu conectar um fio à uma bateria 9v, vamos supor que a corrente elétrica deste fio chegue a 50A. Se eu colocar um resistor de 10 ohm no meio deste fio, como posso calcular a corrente depois deste resistor? E quanto a tensão, ela muda quando passa pelo resistor? Como posso saber a corrente máxima que um eletro-imã caseiro, por exemplo, aguenta sem derreter e assim escolher o resistor ideal para o circuito?

 

É isso ae pessoal, espero que me ajudem :3. Lembrando que sou novato, então peguem leve quanto a minha "noobagem".

 

OBS: Eu não tenho noção nenhuma de medidas em Ampere e Ohm. rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Corrente após inserido o resistor será 9V / 10ohms = 0,9 Amperes

De um lado do resistor terá 9 Volte e do outro lado zero, com relação ao negativo da pilha..

A corrente máxima de um eletroímã vai depender de uma série de fatores:

- Se a tensão aplicada é AC ou DC;

- Da espessura do fio, da quantidade de espiras do mesmo, e do comprimento de fio enrolado, da tensão aplicada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...e nem precisa tentar. Coloque seu multímetro na escala de OHMs e meça a resistência da bobina do seu eletroímã. ex. 30R. reserve. Agora mude pra escala de VOLTS e meça sua fonte (bateria 9V?). Agora com uma calculadora divida 9V/30R = 0.3A ou 300mA. Na prática vai dar menos pois a bateria tem uma resitência interna. E pode cair rapidão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites