Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuitos osciladores para pic


Posts recomendados

Eu preciso de um oscilador com mais frequência para meu pic, e queria saber se existe algum circuito que aumentasse a frequência do meu cristal de maneira precisa, como é só para teste, algo que mantivesse a precisão por alguns minutos já estaria bom (algo de 2 ou 3 minutos, mas enquanto mais preciso melhor, claro kk). Eu tenho alguns valores aqui (4,10,12 MHz), e estava querendo multiplicar por dois o de 10 MHz. Existe alguma maneira de fazer isso ? Eu imagino que eu possa implementar uma certa logica para isso, mas to queimando meus neurônios e nada kkk. Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existe uma multiplicação  sim  interna com o pic 4550  mas   tem tempo que usei  multiplica para 48MHZ  se não me engano foi pra trabalhar com tecladoo ps2  mas tem tempo se não me engano esta na biblioteca do compilador micro C se sua linguagem  atual for esta  de uma olhadinha  boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use  PLL.

Com um  CI destes, a partir de uma frequência baixa você obteria qualquer frequência de saída, desde que seja múltipla da primeira.

Ex: Com 10KHz na entrada, bastaria multiplicar por 2000, nas chaves, para obter os 20MHz.

Para saber mais sobre PLL, veja o datasheet do MC14046. Este tem no mercado e é barato. O interessante do PLL é que tem que dividir por "n" para se multiplicar por "n".

pll.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Ex: Com 10KHz na entrada, bastaria multiplicar por 2000, nas chaves, para obter os 20MHz.

Só um detalhe, a limitação de frequência que um PLL pode fornecer é imposta ao estágio VCO que este possui, no datasheet o parâmetro fmax é de 1.9MHz para uma alimentação de 15Vcc e 0.7MHz para 5Vcc.

para funcionar bem mesmo, seria interessante projetar um VCO externo ao 4046, e utilizar esse no lugar do que é fornecido on-chip. Se quiser um VCO com amplo range de frequências procure por "oscilador ring" no google, ou opte por um gerador de sinais mais sofisticados, talvzer alguma coisa baseada em síntese digital como o ad9833.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal, mas acho que não precisarei mais, eu vi que o Atari tem um clock bem inferior a 12 MHz e gera jogos melhores que meu pic, eu acabei aprender algumas técnicas de processamento bem legais estudando ele, vou ver se consigo usando essas técnicas, mas logo testo as soluções e respondo.

@MOR Acho realmente que vale mais comprar os cristais logo, mas é que fica difícil arrumar na minha cidade então queria ver se conseguia fazer algo com o que já tenho haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

@MOR Acho realmente que vale mais comprar os cristais logo, mas é que fica difícil arrumar na minha cidade então queria ver se conseguia fazer algo com o que já tenho haha.

As lojas virtuais nacionais vendem pelos Correios.

Se você se programar com uns dois meses de antecedência, você pode comprar no Ebay, que agora aceita pagamento com boleto bancário, em reais.

15 cristais de 20MHz por R$ 2,49 e frete grátis. É tão barato que chega a ser imoral.

 

http://www.ebay.com/itm/15PCS-20MHz-20-000-MHZ-Crystal-Oscillator-HC-49S-GOOD-QUALITY-/201199277313?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2ed8695501

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só um detalhe, a limitação de frequência que um PLL pode fornecer é imposta ao estágio VCO que este possui, no datasheet o parâmetro fmax é de 1.9MHz para uma alimentação de 15Vcc e 0.7MHz para 5Vcc.

para funcionar bem mesmo, seria interessante projetar um VCO externo ao 4046, e utilizar esse no lugar do que é fornecido on-chip. Se quiser um VCO com amplo range de frequências procure por "oscilador ring" no google, ou opte por um gerador de sinais mais sofisticados, talvzer alguma coisa baseada em síntese digital como o ad9833.

Abs.

Felipe, quando citei o 4046, era só pra entender o PLL.

Veja o que eu disse:

"Para saber mais sobre PLL, veja o datasheet do MC14046."

 

É claro que é inviável fazer da forma como falei de 10KHz em 10KHz e quando disse isto, estava me referindo a um circuito assim.

post-387879-0-15077800-1415264677_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...