Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando Fontes


Slap

Posts recomendados

eai galera!

eu tenho uma máquina digital das antigas aqui q funciona a 4 pilhas, mas gasta d+, então queria ligar ela na tomada. ela tem saída e tenho o plug dela (aquele de dick-man sony). peguei a fonte do disck-man de DC 4,5V 500mA e liguei nela. Tcharam! :wow: funcionou! mas só da pra visualizar fotos e entrar no menu, quando coloca pra tirar fotos a maquina desliga. Claro, pois a maquina consome 6V!

dai eu queria pegar uma das minhas fontes aqui e modificar, será q tem jeito?

tenho uma de DC 9V, 200mA, 5W e outra de DC 9V, 300mA

ter jeito acho q tem né, o problema é eu conseguir fazer isso.. :huh:

teria que passar essas fontes de 9V para 6V, já a corrente não sei quanto a maquina precisa, mas na fonte de 4,5V funcionou com 500mA...

me ajudem aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano é parecido com transistores

Portante é extremamente importante que voce faça as ligaçoes corretamente e teste antes de ultiliza-lo, pois poderá queima-lo e nunca se sabe o que junto.

Pra voce te uma ideia, quando estvaa mexendo num desses ai(se for mesmo o que to pensando) meu colega ligo errado e quando ligamos, putz, ele aqueceu tanto que a solda escapou!!!

Os tecnicos que trabalham nesses lojas que vendem componentes eletronicos sempre ajudam e podem esclarecer muitas coisas.

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí está a foto do CI e o esquema do circuito,

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040629225529.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

--------

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040629225425.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

--------

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040629225632.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

--------

Note que o XX no esquema corresponde a tensão de saida do CI que no seu caso é 6V, então você vai usar um CI L7806 note tambem que a tensão de entrada do CI deve ser no mínimo igual ou maior que a tensão de saida (no seu caso 6v) mais 2 volt (no seu caso 8v). Ou seja, no seu caso a tensão de entrada no CI deve ser igual ou maior a 8V, como você disse que tem fontes de 9V, está tudo certo, mas saiba, a tensão de entrada não pode utrapassar 16V. :-BEER

Para mais informações visite: L78XX

Se houver duvidas entre em contato pelo E-mail ou pelo MSN :help:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é possivel montar o circuito sem os capacitores, mas seria bom que os tivesse, pois estes são recomendados pelo proprio fabricante do CI e são responsaveis pela estabilidade do circuito.

São baratos e faceis de encontrar, não vejo um bom motivo pra não utiliza-los.

LIGAÇÂO DOS CAPACITORES:

Com relação aos capacitores você terá duas opções: Capacitores de poliéster ou de eletrolítico.

Prefira os de poliester, pois com este você não tera problemas com palaridade, ou seja, os capacitores de poliéster podem ser colocados de qualquer maneira no circuito sem se preocupar com a posição dos terminais.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040630221214.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Caso utilize capacitores de eletrolítico preste atenção na polaridade do mesmo. os capacitores de eletrolítico tem no seu corpo uma tarja com sinais negativos que indica que o terminal proximo a esta tarja deve ser conectado a um ponto negativo em relação ao outro terminal

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040630221308.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div><div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040630221354.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Seja como for que acabe fazendo (com ou sem os cacitores), utilize um dissipador de calor no CI, como o Cassiano acima mencionou. O dissipador são importantes porque normalmente estes CIs aquecem bastante, o que pode queima-lo facilmente, os dissipadores são chapas metalicas que acopladas aos CIs almentam a capacidade condutiva termica do CI para o ambiente, fazendo com que estes trabalhem a temperaturas inferiores a que ele trabalharia sem o dissipador. Simplificando, utilize um dissipador, pois este preservará a integridade do seu CI-L78XX.

CI COM DISSIPADOR:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://mansonk2.fotoblog.uol.com.br/images/photo20040630221534.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

------

Post uma resposta aqui quando você terminar o circuito falando se deu certo. OK? B)

:-BEER:-BEER:-BEER

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eai galera, joinha?!

fiz tudo conforme vocês me falaram, com capacitor e dissipador no CI..

ai quando fui medir com o multimetro deu:

a fonte que falava que era 9V marcou 13V e após colocar o circuito com CI marcou 11V

ai não sei se deu certo, se é assim mesmo ou se meu multimetro que esta :tantan:

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem carga é normal marcar um pouco mais,

mas se ligou assim:

[----] (imagina o CI 7806 aí do lado senso as perninhas e os escritos para sua frente)

|..|..|

1..2..3

o 1 você liga a fonte de 9 v (positivo)

2 você liga o negativo

3 é saída de 6v

não precisa ade capacitor nem nada.. faça isso e meça...

Ah sim o negativo você usa também

A única coisa acho que a corrente q você tá utilizando é muitíssimo baixa...

precisaria de uns 800 mA no mínimo!~

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usou o CI correto (L7806) e montou o circuito corretamente, tudo deve está funcionando, quanto ao problema ao medir a tensão de saida da fonte e da saida do circuito montado, primeiro verifique se você mediu corretamente (escala DC) e no calibre mais sensivel possivel, caso torne a encontrar resultados não satisfatórios tente medir com um outro multimetro, preferencialmente um digital, já que você não tem muita experiência.

post uma resposta com o resultado, ok? B)

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim galera, eu fiz a ligação correta! certeza..liguei ate os capacitores e estou medindo com multimetro digital DC com fator de multiplicação 20 (o menor q tem)..

mesmo assim ele esta medindo 11.68 e antes do circuito 12.96 :(

o negocio é o seguinte, a fonte do disck-man é de 4.5V, medindo com o multimetro da 7.43

ou seja, eu ligava nessa fonte de 4.5 (medido 7.43) e a maquina pedia mais..

medindo outras fontes:

outra de 9V ta medindo 15.13

uma de 24VAC deu 29VAC

mais acho q não é o multimetro, porque testei uma bateria de 9V e deu os dito 9V na marca...

será que posso ligar a maquina?!

acho que vou ficar louco! :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está medindo na escala certa? Tem que ser na escala 20V DC se for AC dá errado. Você deve medir na escala de tensões contínuas do multímetro colocando a ponta de prova vermelha no pino 3 e a ponta preta no pino 2. Estes valores que você mediu e estranhou o valor deles é o seguinte:

"outra de 9V ta medindo 15.13

uma de 24VAC deu 29VAC"

esta fonte só tem os estágios( retificação e filtro) a tensão não é estabilizada por isso é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza galera..eu sei mexer com o multimetro! :rolleyes: acabei de fazer uma bateria de testes aqui..

porque ta medindo uma tensão maior eu acho que é o CI. Liguei em uma fonte que o multimetro leu 9V e depois do CI deu os 6V certinho, nas fontes com DCV > 8 o CI abaixa só 3V ou próximo disso.

mas que deu certo deu! mas para mim não adiantou muito! <_<

liguei a máquina digital na fonte com o CI e não funcionou, em nenhuma fonte, ou seja, o problema (tenho certeza) está na corrente! todas as minhas fontes aqui possuem no máximo 850mA e isso não está sendo suficiente para máquina.. :(

mas ainda estou achando estranho uma coisa, a máquina funciona quando ligo ela numa fonte de 4.5DCV 500mA porém como falei não da para tirar fotos, apenas entra no menu! e essa fonte mede 7DCV com o multimetro! :angry:

o que vocês acham? alguma maneira de aumentar a corrente da fonte?! :rolleyes:

desculpem aí se estou sendo chato, mas quero ir ate o fim dessa coisa..não aguento mais essa maquina iauhiauh B)

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se coloca um capacitor eletrolítico para filtrar uma fonte é normal que a tensão suba um pouco essa tensão é sabida multiplicando-se o valor sem capacitor por 1,41. por isso que a fonte não dá o que marca na caixa na hora de medir. :ahh:

Tente montar um regulador de tensão com zenners e transístores que te dêem maior corrente acho que o tip 41 dá certo,e o zenner de 6V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edsonwleal@07 jul 2004, 03:45

Quando se coloca um capacitor eletrolítico para filtrar uma fonte é normal que a tensão suba um pouco essa tensão é sabida multiplicando-se o valor sem capacitor por 1,41. por isso que a fonte não dá o que marca na caixa na hora de medir. :ahh:

   Tente montar um regulador de tensão com zenners e transístores que te dêem maior corrente acho que o tip 41 dá certo,e o zenner de 6V

ah bom! :wow: agora sim.. estava achando estranho as medidas não baterem!

montar um regulador vai subir a corrente para quanto? acho que 1A já basta para máquina..

se puder me passar o esquema de montagem eu agradeço!

valeu! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...