Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
V i X

RESOLVIDO Kakao Stats irá encerrar suas atividades

Recommended Posts

Infelizmente o Kakao anunciou no seu fórum que o Kakao Stats irá encerrar suas atividades no dia 1º de Janeiro de 2015. :(

Se me lembro bem, o Kakao é brasileiro e contribuia no time do ForumPCs... Então fiz um convite pra ele dar uma passada aqui no CdH... Afinal, talvez possamos ajudar em algo.

http://forum.kakaostats.com/index.php/topic,1114.0.html

Fiz uma tradução do anúncio:

Depois de mais de 10 anos produzindo estatísticas do Folding@Home, o Kakao Stats irá encerrar suas atividades no dia 1º de Janeiro de 2015.

As razões são: Eu não tenho tempo para terminar a nova versão; Não posso atualizar o hardware; A conexão da minha casa exige manutenção constante para manter o site funcionando; O servidor ocupa espaço para o qual tenho melhor uso, e o mesmo aumenta a temperatura da minha sala de trabalho.

Essa é a versão mais antiga do Kakao Stats que eu encontrei, mas acho que há outras ainda mais antigas:

http://web.archive.org/web/20040907015442/http://kakaostats.net/

Isso começou como uma lista de times, apenas em português. Foi e é uma grande conquista pessoal. Gravou uma marca inesquecível na minha mente. Estou orgulhoso disto e vou sentir falta do mesmo.

Obrigado à todos que visitaram o site e contribuiram para o manter funcionando.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, lascou agora :/

Temos o EOC, mas sem o kakao..... fica complicado.

O bom de ter o EOC e o Kakao é que podemos comparar a mesma informação de forma diferente e entender muito melhor (porque o ranking de stanford... meh que simplaço....).

Vamos ver se a gente consegue ajudar de alguma forma :x

Compartilhar este post

Link para o post

Custo do site: US$ 130,00 por mês. Acho um custo módico, fico até pensando se não poderíamos solicitar a herança do mesmo, transportá-lo para cá. Claro, teríamos de ter um projeto de custeio, garantir os recursos para mantê-lo no ar. A propósito, para não deixá-lo parado enquanto não temos os meios de manter, poderia ser uma ferramenta interna, restrita, enquanto os responsáveis se habituam com a manutenção do site. Caso o Kakao se mostre afeito à ideia, poderíamos solicitar uma cópia do servidor em uma máquina virtual, facilitaria o nosso lado.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, não sabia que o camarada era brasileiro, uma lástima que uma coisa tão importante e vultosa como esta não tenha retorno financeiro algum a ponto de não ser mais possível de se tocar um com um custo de manutenção tão baixo assim, é até revoltante...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma grande pena.Será que a ideia de trazer o servidor pra cá não seria uma boa? Alguém com experiencia em tal façanha poderia nos dar alguma luz? O EOC é bom mas acho o KAKAO mais fácil e com informações mais claras.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma pena mesmo o fim do Kakaostats, assim como foi lamentável a perca de outros conteúdos do F@H que estavam no fpcs e em outros fórums.

Vendo isso vejo que estou ficando velho mesmo, na versão mais antiga que o Kakao encontrou já apareço no time do GHD  :lol:

http://web.archive.org/web/20041021194923/http://kakaostats.net/t.php?t=31912

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana Fernando, eu consegui abrir aqui, o módulo do avast do Chrome estava bloqueando a página.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum....

130 doletas para manter o server, tem de ver se é possível reduzir um pouco (para 100 doletas já fica bom).

Eu posso tentar ganhar um suporte de alguns conhecidos para configurar o server novo (isso se o kakao nao quiser mais manter), mas sem melhorias/alterações futuras fica como está ;)   ou... o povo aqui vai ajudando um pouco e cada coisa :P

Compartilhar este post

Link para o post

Sobra esse: http://folding.extremeoverclocking.com/team_summary.php?s=&t=148894

@Zeca Pagodinho de onde você tirou esse valor de US$ 130? O dono do Kakaostats te passou isso? Pois sem saber o tipo de tráfego e a estrutura, é impossível saber o custo de se manter o site. Pegar um valor que um usuário pagaria para hospedar um blog e achar que um site com trocentos acessos teria o mesmo custo é ingenuidade... Inclusive há alguns usuários "sem noção" por aí que não entendem que temos um altíssimo custo de hospedagem, e acham que gastamos US$ 120 por ano... (só para constar, atualmente temos cinco servidores dedicados). Enfim...

Desviei do assunto, se vocês tiverem contato com o dono do Kakaostats, peçam para ele entrar em contato com webmaster [arroba] clubedohardware [ponto] com [ponto] br, ficaria mais do que feliz em continuar o serviço dele hospedando-o em nossos servidores ou mesmo pagando esse valor (se forem mesmo US$ 130).

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, vi que o V i X postou lá pedindo ao kakao vir aqui conversar conosco. Vamos aguardar.

Li também em mais detalhes, aparentemente nem num datacenter o cara está; aparentemente ele roda o servidor em casa (???)

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres

Gabriel, o Kakao que postou esse valor no tópico do link que passei no primeiro post. Taí o que ele disse:

No but thanks for asking. The only fix would be to have the server in a data center. No connection or energy supply problems. That costs about US$ 120/130 per month.

Muito bacana sua iniciativa Gabriel, eu também posso contribuir um pouco todo mês pra dar uma ajudada... E muitos aqui no time acho que gostariam de ajudar também. Um site como o Kakao Stats não pode ficar fora por tão pouco. E acho que Stanford também não gostaria (e provavelmente também se ofereceria para hospedar o site), afinal, se me lembro bem o Kakao Stats é/era indicado junto com o EOC como site de monitoramento no site oficial do F@H.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhh veja bem, isso é chute dele. Ele não gasta isso. Ele não gasta na verdade nada, pois pelo o que eu entendi o servidor está no quarto dele, conectado à internet através da conexão banda larga dele. Veja, o valor estimado é por mês e não por ano. Com esse valor até dá para pegar um servidor "de entrada", mas não sei se seria suficiente para rodar a aplicação dele. Que não sei se é Windows ou Linux. Enfim, eu me coloco a disposição em tocar o Kakaostats, mas para isso precisaria que o kakao entrasse em contato comigo para passar informações, se ele tiver interesse em passar o bastão, é claro. Aí vocês tomariam conta do negócio. Eu entraria mais com a verba mesmo, que eu acho que seria uma propaganda para a gente. Quando a colaborar financeiramente, sendo membro VIP você já colabora. Abraços.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Miséria... o cara com o server no quarto... meu deus... se fizer barulho igual aos proliant que tentei fazer rodar, a mulher dele deve estar bem faceira com isso huahuahuahuahauha

Qualquer coisa to com uns proliant aqui me sobrando, se quiserem abusar deles... proliant DL380G, redundantes com 2 processadores de 3,06GHz... 

Tenho 2 redundantes aqui... pro folding não ajudaram nada....

instalei o XFCE em raid0 neles... rolo de graça, porque ganhei eles de graça... ou mando "em partes" também... com o polvo alimentando o phenão de volta.... o folding tá rolando "melhor"

Compartilhar este post

Link para o post

No aguardo, espero que ele entre em contato ae e que o Kakaostats continue ativo, pra mim ele é muito significativo, anos e anos confiando nos numeros que ele nos passa hehehehe

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobra esse: http://folding.extremeoverclocking.com/team_summary.php?s=&t=148894

@Zeca Pagodinho de onde você tirou esse valor de US$ 130? O dono do Kakaostats te passou isso? Pois sem saber o tipo de tráfego e a estrutura, é impossível saber o custo de se manter o site. Pegar um valor que um usuário pagaria para hospedar um blog e achar que um site com trocentos acessos teria o mesmo custo é ingenuidade... Inclusive há alguns usuários "sem noção" por aí que não entendem que temos um altíssimo custo de hospedagem, e acham que gastamos US$ 120 por ano... (só para constar, atualmente temos cinco servidores dedicados). Enfim...

Desviei do assunto, se vocês tiverem contato com o dono do Kakaostats, peçam para ele entrar em contato com webmaster [arroba] clubedohardware [ponto] com [ponto] br, ficaria mais do que feliz em continuar o serviço dele hospedando-o em nossos servidores ou mesmo pagando esse valor (se forem mesmo US$ 130).

Bom, já respondido pelo @V i X. E fico feliz de ver teu interesse em hospedá-lo, ótima iniciativa!

Ontem alguém perguntou no fórum do Kakao justamente o que estamos discutindo por aqui:

"It sure would be nice to keep KakoStats alive.

Would you be willing to donate the code if it was maintained and improved over time, and hosted in a data center?"

Estou achando estranho ele não responder. Ele poderia ser mais sensível às nossas preces...
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que ainda haja uma alternativa com algum retorno financeiro para ele, afinal não é nada fácil entregar assim o trabalho bem feito de anos para qualquer um tocar a seu modo e quiçá fazer uso comercial disso no futuro, a coisa tem que ser muito bem documentada e fundamentada para realmente acontecer. Bom, é a minha opinião pessoal, também espero que possamos continuar contando com o Kakao, o mais curioso de tudo é que no começo eu sempre usei o EOC para ver a minha dobra, mais recentemente que eu acabei me habituando ao Kakao.

Compartilhar este post

Link para o post

@dawson600 e pessoal, entendo perfeitamente que ele possa estar melindrado. Mas se for por questões financeiras, eu posso sem problemas pagar o servidor em um datacenter decente e ele ter total controle sobre o mesmo. A questão pode não ser apenas essa, de repente ele está "cheio" de fazer isso, cansado e não quer mais tocar e fica com receito de passar o trabalho de anos dele de mão beijada para outros. De qualquer forma, podem formalizar com ele o que discuti aqui com vocês. Eu particularmente estou sem tempo para tentar esse contato por esses dias, meu computador queimou e estou aqui atolado tendo que instalar todos programas e recuperando backup. Abraços!

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres

Eu particularmente estou sem tempo para tentar esse contato por esses dias, meu computador queimou e estou aqui atolado tendo que instalar todos programas e recuperando backup

norbit-00-205-80.jpg eu te entendo meu amiguinho, sei bem o que é isso

:P :P :P :P :P :P :P :P :P :P

Eu tentei contato por MP com o maluco, mas, sem resposta ainda.

procurei por algo "parecido" a ele no FB, mas sem sucesso

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais