Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Samsung Com Problema (Em curto)


TheFaxm

Posts recomendados

Sem querer, usei o cabo do notebook p/ ligar o HD Samsung Story, isso fez queimar a case do HD... tirei o HD p/ conectar direto no computador e percebi que ele também queimou...

post-338211-0-28505900-1415672767_thumb.

 

Os sintomas:

 

HD quando conectado direto no computador... o computador não liga... (não é problema do computador, ele funciona normalmente quando o HD não está conectado)

 

Estou querendo tentar recuperar alguns arquivos que tem nele... mas fico sem saber o que fazer...

 

Já vi relatos de gente que só fez remover um dos componentes da placa lógica e o HD voltou a funcionar...

 

Alguém que entenda sobre placa lógica de HD poderia dizer como prosseguir???

 

Eu tenho um multímetro, mas é novo, não tenho muita experiencia usando ele... se for p/ usar ele, seria bom dizer qual tipo de teste deve ser feito e quais resultados seriam necessários p/ descobrir o item queimado da placa lógica... e o que fazer p/ remover ele...

 

Segue uma foto da placa lógica...

 

post-338211-0-73218200-1415672753_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já entrei em contato e a empresa está cobrando alto, se for contar pelo que já gastei em dados no HD, são quase 12 vezes o valor do conteúdo do HD, então não compensa... mas gostaria de recuperar algo... já tenho um pouco de experiencia limpando os contatos de HDs p/ faze-los funcionar ou melhorar a velocidade... sei que é pouco, mas é a única experiencia que eu tenho em manutenção de HDs... se levar em conta que muita coisa que já tinha no HD, eu já recuperei... então p/ mim, tudo bem o HD ser cobaia p/ eu aprender a recuperar dados... e eu tenho outros 5 HDs velhos que posso usar antes p/ execução do processo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer é ajustar no BIOS do PC a ordem de boot sendo o primeiro o HD bom e o segundo o HD ruim para ver se carrega o sistema normalmente.

 

HDs SATA não têm jumper para configurar como master, slave ou cable.

Como já disse, com o HD conectado, o PC não liga... não dá nenhum sinal de vida... então não dá p/ ordenar os HDs...

HD SATA não tem isso de master/slave, é só ligar. Se você está tendo dificuldades para identificar, poderia postar algumas fotos.

Como mostra na foto, parece está tudo ok...

post-338211-0-11467200-1415806206_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

                    Não troque a placa logica pois pode piorar ainda mas seu caso, muitas pessoas nao sabem o que existe por traz de uma empresa de recuperação de dados, o quão e caro os equipamentos, o quanto e difícil entender arquitetura de HD, saber compatibilidade todo mundo acha que e mesmo modelo ja serve, recuperação de dados não e trocar placa mãe parafusar colocar os cabos e feito, muitos serviços realmente sao caros pois muitas vezes exigem tempo paciencia e principalmente muito conhecimento e responsabilidade, ninguem assume quando tentou dar um jeitinho que encontrou na internet e nao deu certo ai vem com HD todo mexido ai querem que as empresas de recuperação de dados façam milagres que deem o jeito nos sesu dados e quanto não tem jeito ainda são os vilões.

 

 

misterjohn

As empresas nao sao magicas elas tem o conhecimento nescessário para tentar resgatar os dados, nenhum tecnico aqui sai fazendo serviço gratis valorizem seus serviços assim a classe melhora.

 

Quer tentar tar um jeitinho tem varios manuais sobre eletronica e curtos na internet, ta cheio que da raiva agora se fizer errado nao culpe ninguem, pois so vocÊ sabe a importancia de seus dados faça varios orçamentos com outras empresas de recuperação de dados e veja qual se adequa a você. Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

                    Não troque a placa logica pois pode piorar ainda mas seu caso, muitas pessoas nao sabem o que existe por traz de uma empresa de recuperação de dados, o quão e caro os equipamentos, o quanto e difícil entender arquitetura de HD, saber compatibilidade todo mundo acha que e mesmo modelo ja serve, recuperação de dados não e trocar placa mãe parafusar colocar os cabos e feito, muitos serviços realmente sao caros pois muitas vezes exigem tempo paciencia e principalmente muito conhecimento e responsabilidade, ninguem assume quando tentou dar um jeitinho que encontrou na internet e nao deu certo ai vem com HD todo mexido ai querem que as empresas de recuperação de dados façam milagres que deem o jeito nos sesu dados e quanto não tem jeito ainda são os vilões.

 

 

misterjohn

As empresas nao sao magicas elas tem o conhecimento nescessário para tentar resgatar os dados, nenhum tecnico aqui sai fazendo serviço gratis valorizem seus serviços assim a classe melhora.

 

Quer tentar tar um jeitinho tem varios manuais sobre eletronica e curtos na internet, ta cheio que da raiva agora se fizer errado nao culpe ninguem, pois so vocÊ sabe a importancia de seus dados faça varios orçamentos com outras empresas de recuperação de dados e veja qual se adequa a você. Boa Sorte

Amigo, eu não pagaria 790,00 p/ recuperar menos de 50 reais que é o que foi gasto nos dados do HD... até o próprio HD custa mais caro que os dados que ele armazena... e a assistência de recuperação só recuperaria os dados, não o HD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo que me antecedeu, não quis ofender ninguém quando fiz a comparação com "mágico" quis dizer apenas que acredito que o que qualquer um possa fazer, seja técnico ou não, empresa ou não, é tentar reparar o cartão eletrônico, no caso a placa lógica, e mesmo assim com muita limitação.

No caso das placas mães, vou até mais longe, para mim quem concebe e fabrica uma placa mãe nem mágico é, seria um E.T., já começa na execução do diagrama da mesma, ele não tem muita liberdade física para criar um circuito uma vez que as posições já estão padronizadas, então ele tem que se desdobrar para criar o circuito em um local tão recuzido sem alterar o lay out e tornar seu projeto funcional. Depois vem a montagem em si, as trilhas quase se tocando, ligada a milhares de pontos de solda principalmente nos circuitos integrados, e por ai vai, por isso que não acredito que uma placa mãe seja recuperável, a não ser coisas visíveis como capacitor estufado, resistências queimadas, mas mesmo assim corre o risco de trocar e ocorrer de novo porque o verdadeiro motivo do evento não foi sanado, e como trocar fusível de um aparelho em curto.

E o processador então, acho que nem E.T. consegue, isso é uma obra Divina, trabalhei como eletricista e posteriormente como técnico em uma grande siderúrgica, tenho alguma ideia sobre eletrônica, por isso estou emitindo essa opinião, mas fica quase que impossível como alguém pode determinar o comportamento de uma corrente elétrica, em um espaço tão ínfimo, e segundo consta equivale a não sei quantos componentes eletrônicos como capacitores, resistências etc., isso sem falar na isolação dessas atividades.

No caso dos hds, se o defeito for no ambiente onde se encontram os discos e cabeças de leituras, eu acho pouco provável uma recuperação.

Mas uma vez se o senhor tem alguma firma do gênero peço desculpas caso tenha interpretado de forma diferente do sentido que quis dar face ao alto grau de complexidade que envolve os hardware em geral, especificamente os de informática.

Caro amigo que me antecedeu, não quis ofender ninguém quando fiz a comparação com "mágico" quis dizer apenas que acredito que o que qualquer um possa fazer, seja técnico ou não, empresa ou não, é tentar reparar o cartão eletrônico, no caso a placa lógica, e mesmo assim com muita limitação.

No caso das placas mães, vou até mais longe, para mim quem concebe e fabrica uma placa mãe nem mágico é, seria um E.T., já começa na execução do diagrama da mesma, ele não tem muita liberdade física para criar um circuito uma vez que as posições já estão padronizadas, então ele tem que se desdobrar para criar o circuito em um local tão recuzido sem alterar o lay out e tornar seu projeto funcional. Depois vem a montagem em si, as trilhas quase se tocando, ligada a milhares de pontos de solda principalmente nos circuitos integrados, e por ai vai, por isso que não acredito que uma placa mãe seja recuperável, a não ser coisas visíveis como capacitor estufado, resistências queimadas, mas mesmo assim corre o risco de trocar e ocorrer de novo porque o verdadeiro motivo do evento não foi sanado, e como trocar fusível de um aparelho em curto.

E o processador então, acho que nem E.T. consegue, isso é uma obra Divina, trabalhei como eletricista e posteriormente como técnico em uma grande siderúrgica, tenho alguma ideia sobre eletrônica, por isso estou emitindo essa opinião, mas fica quase que impossível como alguém pode determinar o comportamento de uma corrente elétrica, em um espaço tão ínfimo, e segundo consta equivale a não sei quantos componentes eletrônicos como capacitores, resistências etc., isso sem falar na isolação dessas atividades.

No caso dos hds, se o defeito for no ambiente onde se encontram os discos e cabeças de leituras, eu acho pouco provável uma recuperação.

Mas uma vez se o senhor tem alguma firma do gênero peço desculpas caso tenha interpretado de forma diferente do sentido que quis dar face ao alto grau de complexidade que envolve os hardware em geral, especificamente os de informática.

Caro amigo que me antecedeu, não quis ofender ninguém quando fiz a comparação com "mágico" quis dizer apenas que acredito que o que qualquer um possa fazer, seja técnico ou não, empresa ou não, é tentar reparar o cartão eletrônico, no caso a placa lógica, e mesmo assim com muita limitação.

No caso das placas mães, vou até mais longe, para mim quem concebe e fabrica uma placa mãe nem mágico é, seria um E.T., já começa na execução do diagrama da mesma, ele não tem muita liberdade física para criar um circuito uma vez que as posições já estão padronizadas, então ele tem que se desdobrar para criar o circuito em um local tão recuzido sem alterar o lay out e tornar seu projeto funcional. Depois vem a montagem em si, as trilhas quase se tocando, ligada a milhares de pontos de solda principalmente nos circuitos integrados, e por ai vai, por isso que não acredito que uma placa mãe seja recuperável, a não ser coisas visíveis como capacitor estufado, resistências queimadas, mas mesmo assim corre o risco de trocar e ocorrer de novo porque o verdadeiro motivo do evento não foi sanado, e como trocar fusível de um aparelho em curto.

E o processador então, acho que nem E.T. consegue, isso é uma obra Divina, trabalhei como eletricista e posteriormente como técnico em uma grande siderúrgica, tenho alguma ideia sobre eletrônica, por isso estou emitindo essa opinião, mas fica quase que impossível como alguém pode determinar o comportamento de uma corrente elétrica, em um espaço tão ínfimo, e segundo consta equivale a não sei quantos componentes eletrônicos como capacitores, resistências etc., isso sem falar na isolação dessas atividades.

No caso dos hds, se o defeito for no ambiente onde se encontram os discos e cabeças de leituras, eu acho pouco provável uma recuperação.

Mas uma vez se o senhor tem alguma firma do gênero peço desculpas caso tenha interpretado de forma diferente do sentido que quis dar face ao alto grau de complexidade que envolve os hardware em geral, especificamente os de informática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você só testou ele sozinho ou como slave junto com outro HD com o sistema no total de dois HDs dentro do gabinete ?

 

Outra coisa é ver se há algum componente chamuscado nos dois lados da placa lógica e para isso tem que retirar ela para ver.

 

Eu examinaria os componentes principalmente próximos ao conector de energia da placa lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

misterjohn

 

           Sem problemas amigo são divergencias que todos temos, podemos interpretar algo arrado tambem so acho que todos da area de T.I devem se valorizar o conhecimento e precioso passamos anos aprendendo, estudamos pagamos caro pelos nossos equipamentos, sim eu tenho empresa da area de recuperação de recuperação de dados nao vou dizer procedimentos oriento ocara fazer o certo se encontrar dicas e der certo bom para ele agora se der errado cara paga sozinho pelo erro.

 

TheFaxm

           Se seus dados valem menos de R$ 50,00 então suponho que a recuperação para você valhe no maximo R$ 25,00 para as empresas de recuperação de dados e digo por todas o que valhe e o conhecimento todas tem para resgatar seus dados, tempo, funcionarios, energia, material interno, investimentos em equipamentos que chegam a ter valor de um carro novo, você nao gostaria que seu trabalho fosse desvalorizado afinal você nao trabalha de graça.

           

            Lembre-se não interessa se e para você trocar um fuzivel ou apertar um parafuso o que valhe e saber que parafuso apertar ou fuzivel a trocar

 

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é querendo desvalorizando o trabalho desses profissionais, eu trabalho em manutenção de hardware e software mas já recuperei HDs... consigo recuperar dados apagados em HD... já recuperei um HD p/ um cliente que depois disse que uma empresa de recuperação estava cobrando 4 vezes o valor que eu cobrei (o valor que eu cobrei, ainda cobria também a manutenção no micro)... e era basicamente limpeza nos ligamentos (quando eu soube. minha primeira reação foi querer dizer que o valor que eu tinha cobrado estava errado, mas era tarde, eu sou profissional, tenho que manter meus valores, pelo menos tenho clientes fieis)... se empresas de recuperação cobram tão caro, imagino que seja porque a procura por esse tipo de serviço é baixa e eles precisam cobrir as despesas... eles super valorizam demais os serviços... limpezas de componentes de HD acabam ficando muito caro... e eles cobram 4 vezes o valor real do serviço...

Ainda não sou um profissional de recuperação de dados, se na minha localidade existisse algum curso p/ esse tipo de serviço, eu já teria participado... trabalha com mais essa especialidade super valorizada pode melhorar muito a minha renda no fim do mês... heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

               Entendo, sua visão porém esta um pouco equivocada como você trabalha com hardware deveria saber as causas de um curto e componentes a serem verificados, com absuluta certeza isso nao e limpeza de placa seu curto pode ser em um componente simples bem como pode ser no pre-amplificador, processador central, controlador de motor que impede a ligação do HD, depois de ligar se o HD tiver um problema secundario como firmware ou uma das cabeças queimadas. As empresas de recuperação de dados tem muitos serviços posso dizer em media 30 a 40 por semana então nao fale o que nao sabe, sua recuperação de dados e que chamamos de nivel 0 ou seja bem simples que qualquer usuario pode fazer por si só usando programas disponiveis na internet e nao e caro, se a empresa cobrou caro sao os valores que ela pratica o cliente poderia procurar outros orçamentos e outras opinioes, e nao e valorizar demais os serviços se eu te mandasse apenas um manual que digo que representa menos de 0,01% do conhecimento de recuperação de dados você ia entender o quanto e difícil complicado e trabalhoso recuperação de dados.

 

Ex. Você tem um HD de 3TB seagate com problemas de cabeça de leitura

 

1- Você precisa de um HD doador de mesma caracteristica  e compatibilidade

2- Sala Limpa

3- Equipamento para correção de modulos e FW se for nescessário

4- Equipamento de Extração de Dados

 

Se a extração correr bem no minimo 3 dias

 

Se a extração for dificultosa uns 10 ou mais dias podendo chegar a meses raramente

 

Ai você me diz que um serviço deste deve custar 200 reais se um hd em media doador custa 389 + Frete isso se for doador for compativel ou seja a empresa vai pagar para trabalhar onde o serviço que você imagina de 200 vale menos que a peça.

 

Entenda o processo para poder entender o porque e caro muitas vezes

 

Nao imagine que curso em recuperação de dados custe 500,00 eu dou treinamento se um dia tiver disposto e interessado em entrar no mercado entre em contato comigo. O mercado e para todos sempre digo isso sem investimento você nao sai do lugar para ganhar e preciso perder

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se vê, aparentemente não há nenhum ponto chamuscado ou danificado pelo que mostram as fotos.

 

Faz um teste de continuidade com o multímetro na escala de diodos nos micro componentes que se parecem com fusíveis conforme assinalado na imagem do link abaixo.

 

http://postimg.org/image/rfvfdv0pt/

 

Veja se o resultado é zero ( 0 ) ou bem próximo disso. Caso algum dles seja um ( 1 ) o fusível está aberto e um paliativo é fazer uma ponte de solda nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu encontrei o problema... o componente no circulo do meio, o resultado no multímetro é 001... fiz teste de continuidade desde a entrada de cabo sata que liga a placa mãe... depois farei um teste mais detalhado... agora acho que o problema vai ser conseguir um equipamento p/ solda microscopia... então esse não o caso de remover o componente tipo fusível p/ que o HD volte a funcionar... não é??? isso seria se fosse na entrada de cabo sata da fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É estranho, refiz o teste e dessa vez todos apresentaram algum resultado...

 

1º - 685

2º - 399

3º - 596

 

Parece que o problema não é nesse lado...

 

Obs: em nenhum dos testes usei uma lente de aumento... o tamanho dos componentes ainda dá p/ ser testado sem uma lente de aumento... mas depois farei testes mais detalhados na minha sala de trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses resultados indicam que são resistores e não fusíveis.

 

Se fossem capacitores a resistência iria subir até chegar a um ( 1 ).

 

Pena que não tenha nenhuma serigrafia para confirmar.

 

Mas acho estranho que nessa localização sejam resistores.

 

Tem que se tomar cuidado com o multímetro e com o teste que ás vezes dá resultado errado ( tem que testar várias vezes para confirmar reposicionando a chave seletora em diodos também várias vezes ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo as imagens da placa eu imagino, se o defeito é em um circuito integrado (para quem não conhece essas peças pretas grandes com "perninhas" dos dois lados, como alguém conseguirá fazer um teste para saber exatamente os valores que deveriam constar em cada "perninha" estão corretos? O fabricante pode até fornecer os valores ou constar em esquemas mas confirmar é que são elas, fazer testes em peças soldadas dá um resultado, se tirar ela do circuito (dá para fazer isso?)o teste em vazio não terá muita valia.

Eu desconheço como é feita uma tentativa de recuperação de dados, eu já recuperei muitos GB de dados usando o GET DATA, mas foram dados deletados, agora um defeito mecânico a coisa é outra e na minha opinião exige o mesmo conhecimento e equipamento que o fabricante detem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...