Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Samsung Com Problema (Em curto)


TheFaxm

Posts recomendados

As peças pretas na direita são diodos, talvez de proteção, que podem ter entrado em curto após o evento. Se puder testá-los com o teste de diodo (não o de continuidade) no multímetro, seria bom. Ele deve conduzir em uma direção, mas não em outra. Se estiverem em curto (conduzindo em ambas as direções), teste retirá-los do circuito e ligar o HD.

Os componentes nos círculos laranja na foto do link http://postimg.org/image/rfvfdv0pt/são capacitores necessários para a operação da interface SATA, note que eles estão posicionados próximo ao conector de dados, portanto não deveriam ser afetados pela sobretensão, até mesmo porque capacitor não permite a passagem de DC, qualquer componente DC seria rapidamente eliminado devido a capacidade muito baixa desses capacitores, o que resulta num tempo de carga muito pequeno. A remoção desses capacitores poderá fazer com que a interface SATA não funcione corretamente. As leituras que você observou talvez sejam resultado de um manuseio incorreto das pontas de prova, já que o componente é muito pequeno e difícil de medir com pontas grossas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu sei e concordo plenamente, mas existe um usuário aqui pelo que consta, que tem ou trabalha em empresa de recuperação de dados, por isso o assunto se aprofundou um pouco mais; mas a esperança de nos, usuários, e de que sempre irá surgir uma solução do tipo "faça você mesmo" que nem sempre acontece, e quando é defeito mecânico, ou eletrônico, as respostas só serão avançadas quando tanto quem postou como quem responde são pessoas que trabalham e vivem disso.

Exemplificando não adianta um leigo postar sobre uma listra grande no monitor e um técnico de eletrônica responder para ele: cheque o componente x ou ajuste o y que não irá adiantar.

Isso eu sei e concordo plenamente, mas existe um usuário aqui pelo que consta, que tem ou trabalha em empresa de recuperação de dados, por isso o assunto se aprofundou um pouco mais; mas a esperança de nos, usuários, e de que sempre irá surgir uma solução do tipo "faça você mesmo" que nem sempre acontece, e quando é defeito mecânico, ou eletrônico, as respostas só serão avançadas quando tanto quem postou como quem responde são pessoas que trabalham e vivem disso.

Exemplificando não adianta um leigo postar sobre uma listra grande no monitor e um técnico de eletrônica responder para ele: cheque o componente x ou ajuste o y que não irá adiantar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí o victhor393 contribuindo para o nosso aprendizado.

 

Só discordo quanto ao que chamou de conector de dados SATA ao invés de conector de força SATA o que indica que aqueles micro componentes circundados são fusíveis a meu ver.

 

Já nem me lembrava mais desses diodos que existem em placas desse tipo que dizem que se estiverem com problema devem ser removidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fusíveis SMD normalmente possuem aparência mais "plana", essas "caixinhas" com o miolo alaranjado são capacitores. O conector de força é o grande, o pequeno é só de dados, o máximo que esse conector tem em comum com o de força é a presença de pinos ligados ao negativo da alimentação, mas eles estão ligados juntos na placa, de qualquer forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro PC-DIAG

Na continuação das mensagens tentei explicar a situação mas talvez não tenha sido bem interpretado, quem sabe a você eu consigo digamos atingir com meus argumentos;

-Defeitos eletrônicos causam queima em componentes que as vezes não tem nehuma influência sobre esse efeito, a lógica e pesquisar e sanar a causa e não os efeitos, caso contrário irá continuar ocorrendo;

-Para fazer o acima exposto, é necessário primeiro conhecimento sobre eletrônica e depois você tem que ter o esquema ou diagrama referente ao dispositivo problemático para saber os valores dos componentes bem como seus dados e saber o funcionamento do conjunto;

-Além disso tem que contar com a habilidade manual e equipamento especifico como sugador por exemplo e prática em soldagens em circuito impresso para não danificar a placa e não acabar soldando o que não deve ou causando superaquecimento em componentes vizinhos ao que será substituído.

Você está certo ao indicar a procura especializada, diferente da troca de experiência entre técnicos profissionais, com certeza uma façanhas desse naipe só terá alguma chance de ter êxito se quem a executa preencher as condições acima.

Usuários que não tem domínio suficiente não deveria se aventurar em algo que necessita além do conhecimento, experiência, agora quando se tratar de recuperação de dados via software ai ele pode tentar o "faça você mesmo" usando os diversos programas que existem por ai, mesmo assim se não conhecer o método de utilização, não recupera nada e ainda acaba com as chances de quem conhecer o programa conseguir porque em recuperação de dados não pode haver tentativas ou seja, tem que executar a primeira e única vez, a cada tentativa mal sucedidad por erro operacional vai diminuindo as chances, falo por experiência própria.

Essa é minha opinião...

Recomendo amigo que entre em contato com uma empresa de recuperação de dados, tentar fazer por si só pode piorar a situação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Caro misterjohn você esta completamente certo em recuperação de dados nao se brinca, por experiencia muitas vezes você so tem uma chance, e se fizer errado por alguma dica incompleta, errada agora parece piada os dados do HD valem menos de 50 reais ao meu ver isso pode ser refeito ou pego em outro lugar, cada  um sabe o valor de seus dados os meus para mim valem muito por isso tenho 6 backups meus pessoais da empresa nem falo, quero ver onde este caso vai dar se ele seguir o caminho certo vou dizer se for errado tambem digo, Eletronica de HD´s e complicada tem umas pegadinhas de componentes mediçoes e outrs coisas, seria bom ele ver manuais de smd e tensões se não vamos ver sho de fumaça. Desejo sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo por experiência própria mais uma vez, já tentei fazer alguns reparos mais delicados e o que acontece: fica tudo cheio de caroço de soldas, perdi tempo e acabo jogando fora e comprando um novo, agora tem excessões como essa abaixo, algo relativamente fácil mas como é essência ter sugador, desmontei e montei, apenas paguei para fazer troca dos 4 capacitores

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1066889-tv-lg-não-liga-na-primeira-vez/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

                 Entendo isso ai nao e capacitor este HD tem uns 10 fusiveis espalhados, diodos e transistores que podem entrar em curto tudo, nao que fuziveis entrem em curto mas que podem abrir devido ao curto como proteção tudo tem que ser analisado


                 Entendo isso ai nao e capacitor este HD tem uns 10 fusiveis espalhados, diodos e transistores que podem entrar em curto tudo, nao que fuziveis entrem em curto mas que podem abrir devido ao curto como proteção tudo tem que ser analisado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou da parte elétrica não eletrônica, esse tipo de coisa ainda me aventuro a fazer, agora se fosse algo relativo a qualquer dessas placas que não fosse os capacitores eu jamais ousaria me meter a besta em tentar recuperar, esse é um caso que considero exceção, além do serviço ser super simples e visível, além de um defeito anunciado devido ao baixo valor do capacitor, se você viu tudo e indicado que coloque capacitores acima do instalado.

Se fosse um país sério a LG faria um recall porque é um defeito que atinge muitas tvs de várias polegagens, e perguntando de novo se você leu tudo verá que paguei pela tv R$ 6.500,0 em 2008 e hoje a LG cobra até R$ 750,00 para fazer essa troca que deveria ser grátis, além do que, uma tv de 49" LG, full, 3D, estava sendo vendida semana passada por R$ 1.800,00 a autorizada cobra quase 50 % para trocar 4 capacitores, diante disso, se não desse certo eu não gastaria esse dinheiro e ainda usaria como parte na compra de uma nova.

Entendo que quem está estabelecido tem uma serie de encargos a pagar, mas não é por isso que irá querer garantir seus custos em 6 dúzia de clientes, faça um bom trabalho com preço justo que haverá receita suficiente para as despesas, agora quem não tem competência não se estabelece....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

                  Entendo a situação naos acho bem assim, um curto em HD pode ter varios motivos desde uma fonte ruin ate uma falha no projeto do proprio HD dependendo da data que ele comprou o HD ele ainda tem a garantia, agora nao e justo os fabricantes de HDs serem responsabeis pelas recuperações de dados de toda perda de cada usuario no mundo, backup e responsabilidade de cada um. Na minha opinião nao interessa se é um fusivel queimado o que importa e os anos que me dediquei, estudei, investi, perdi noites de sono justamente para saber que fuzivel trocar e o valor de meu conhecimento, quem me garante que a pessoa nao vai usar isso para beneficio proprio em casos futuros ou seja ganhar dineiro nas minhas costas agora empresa recuperação de dados quando autorizada por um fabricante e apenas para que o clienete nao perca a garantia do equipamento, cada um que faça seus backups. So quem trabalha realmente com recuperação de dados vai etender a codificação abaixo e a que HD pertence e isso ai nao significa 0,000000000000000000000000000001% sobre recuperação de dados eu me dou valor

 

Muitos so querem as coisas de graça para depois ganhar em cima ou clientes que me dizem que tem um dito tecnico que faz o serviço por 30 reais, sinceramente eu mando o cliente ir fazer com tecnico dele pois esta muito barato ainda peço telefone do tecnico dele para eu mandar meus serviços.

 

Sabe o que acontece depois o clienete volta com hd todo mexido, cheio de digitais poeira muitas vezes sem selo dentro e ainda que que eu faça milagrem quado o serviço dele poderia ser mas barato.

 

Ou você cobraria 30 reais numa televisao LG toda remexida por dentro

 

 

 

StrSpn
ForcCom 0000
IntChgOk
C4Aok
PhsRed SpnCtl
EN_SPMINT
SpnOk
H: +00000
InitSeek Start
InitSeek OK
Seq seek Done
Servo Unlatch Done
ENG>SRV> BD
Sb
LED 5B 0000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

victhor393, testei os diodos de proteção e um deles está em curto...

 

Com uma ponta do multímetro em cada lado do diodo de proteção...

 

O da esquerda marca 469 (então esse está em curto???)

 

O da direita marca 001 (com esse resultado, então ele está ok)

 

Como é que prossegue nesse caso??? se remover o diodo em curto não passará corrente... isso resolve??? custa caro um diodo desse???

 

post-338211-0-09264200-1415934810_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procura ver vídeos de como testar diodos no You Tube para te dar mais segurança.

 

No teste dos diodos se apresentar zero ( 001 é considerado zero ) é sinal de que está dando passagem sem resistência como se as duas pontas de prova do multímetro estivessem em contato uma com a outra ( é esse diodo que deve ser retirado com um ferro de solda ). Mas precisa ficar repetindo o teste para confirmar o resultado pois o próprio multímetro pode estar com mal contato e te enganar.

 

No teste de diodo com o multímetro você tem que trocar a posição das ponteiras de prova e ver os resultados que aparecem. Em um diodo normal o teste tem que apresentar alguma resistência em uma posição e em outra posição apresentar resistência um ( 1 ) ou infinita isto é, não dando passagem. Se em alguma dessas posições das pontas de prova apresentar zero é sinal de que está ruim.

 

Duvido muito que encontre diodos como esses em lojas de eletrônica. Talvez só no mercado externo ou então em sucata de HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PC DIAG, provavelmente essa história ainda vá durar mais um pouco... acho que já encontrei o problema, mas p/ corrigir ele é preciso ter certeza do que vou fazer... por isso vou na calma e sempre quando estou com tempo livre no trabalho...

 

Pessoal, segue os novos resultados dos testes...

 

O da esquerda marca 469, invertendo as pontas do multímetro, marca 1 ou seja, infinito não é??? (então esse está ok)

 

O da direita marca 001, invertendo as pontas do multímetro, continua marcando 001, (esse não fornece resistência, então está em curto)

 

É isso mesmo???

 

Se for, então o próximo passo será encontrar uma solda p/ itens microscópicos e torcer p/ que um dos meus HDs antigos tenham diodos compatíveis... caso contrário, tiro o diodo e faço backup dos arquivos e guardo o HD na esperança de futuramente conseguir um diodo de resistência adequado p/ ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei os diodos de proteção dos meus outros HDs e nenhum possui resistência semelhante aos números do diodo funcional do HD que são 469 & 1... então se não tem esses números ou números muito próximos a esses, as chances desses diodos funcionarem no HD são pequenas... não é mesmo???

 

Acho que a melhor chance é retirar o diodo e colocar o HD em um computador que esteja conectado a um nobreak, porque assim, as chances de algo ruim acontecer diminui e só precisarei dele até concluir o backup... depois vai p/ gaveta até que eu encontre um diodo substituto p/ deixar ele funcional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...