Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu ventilador parou


yFabiinhoo

Posts recomendados

16 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Prezados, há de se considerar a construção do ventilador. Se com bucha, em geral elas são grafitadas. Se não tiverem folgas excessivas ainda, use grafite e nunca óleo ou graxa. Se for com rolamentos e estiverem "roçando" ou "gritando", substitua-os. Se forem cuidadosos, dá para abrir a capa de proteção e por uma graxinha nos novos (bem pouca e de boa qualidade) e remontar. Fica que é um "Dodge"! @Hyperlink , para soltar o eixo pesado, o segredo é montar as tampas e antes de apertar os parafusos, girar o eixo com a mão. Se apertado, use uma marretinha (de borracha) ou um martelinho leve e dê pequenas batidinhas próximo ao eixo, em toquinhos transversais, um por vez, bem de leve, para ajustar a carcaça ao rolamento/bucha e o eixo. Se for com bucha, verifica se a folga não é excessiva, se for, difícil ajustar, mas dá com o mesmo processo. Esse "peso" do eixo é em relação ao alinhamento do estator e rotor contra as tampas. Alinhando-as, deve resolver fácil.

 

boa dica essa do grafite!!! muito interessante pois lubrifica a seco....  rapaz o problema aqui ta sério kkkk to ate pensando em comprar um ventilador pra ficar de resreva caso necessite.... 

 

o ventilador daqui é de bucha.. como eu ja falei pode ser que empenou um pouco a bucha ou a carcaça em que a bucha fica alojada pois eu dei umas pancadas com martelo pensando q ela estava fora do lugar depois que eu fiz força pra tirar o eixo quando fui limpar..

 

hoje ja mexi de novo nele mas o bixo ate travou quando tentei apertar os parafusos kkk tive que deixar bem frouxos pra poder o eixo girar.. ja tentei apertar os parafusos de varias maneiras, ja tentei dar batidinhas no eixo pra a bucha centralizar e nada... acho q é aquela parte mais grossa que ta encostando na bobina... vou continuar tentando uma solução aqui... mas no momento ele ta funcionando muito bem porém com os quatro parafusos frouxos sem aperto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o autor é o menos interessado no tópico, rsrs...

 

Deve ter queimado apenas o fusível térmico (se tiver). Ele pode ser trocado por um termistor, que num caso desses, rearmaria após esfriar. Ao abrir o motor, já se pode fazer uma geral, com limpeza, lubrificação e troca das buchas (cujo custo é bem pequeno).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leiam os comentários lá no video. 

 

Troque as buchas originais por bucha de bronze fosforoso, aquelas amarelinha.

Seu ventilador vai durar uma eternidade. Aquelas de bronze fosforoso, o próprio metal é o lubrificante.

 

Estas brancas de aço poroso quando seca o óleo elas agem ao contrário freando o eixo. É coisa da obsolescência programada. 

Os lideres das industrias sabem quanto tempo isso vai durar e já fazem isso de propósito, para você ser obrigado a comprar ventilador a cada 3 anos.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Leiam os comentários lá no video. 

 

Troque as buchas originais por bucha de bronze fosforoso, aquelas amarelinha.

Seu ventilador vai durar uma eternidade. Aquelas de bronze fosforoso, o próprio metal é o lubrificante.

 

Estas brancas de aço poroso quando seca o óleo elas agem ao contrário freando o eixo. É coisa da obsolescência programada. 

Os lideres das industrias sabem quanto tempo isso vai durar e já fazem isso de propósito, para você ser obrigado a comprar ventilador a cada 3 anos.

 

 

 

 

 

 

 

muito interessante.. mas o óleo só sai por fora da bucha ou por dentro também? porque é no interior da bucha que o eixo fica girando.. inclusive ao redor da bucha no ventilador tem uma espécie de esponja justamente pra armazenar esse óleo então dificilmente ele vai passar pro interior da bucha pra lubrificar tambem o eixo....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Hyperlink disse:

 

muito interessante.. mas o óleo só sai por fora da bucha ou por dentro também? porque é no interior da bucha que o eixo fica girando.. inclusive ao redor da bucha no ventilador tem uma espécie de esponja justamente pra armazenar esse óleo então dificilmente ele vai passar pro interior da bucha pra lubrificar tambem o eixo....

 

 

Quando a bucha esquenta, ela transfere parte do óleo para a esponja.

A bucha é toda porosa. Da mesma forma que sai por fora, também sai por dentro.

O óleo então lubrifica o eixo.

 

Daí com o ventilador desligado e a bucha já fria, a bucha tende a reter parte do óleo que estava na esponja. 

 

É assim que funciona. 

Só que depois de uns 3 anos, este óleo fica ruim, ou seca.

Daí só trocando mesmo. Não adianta pôr grafite ou graxa ou óleo.

 

Minha dica é você troque as buchas originais por bucha de bronze fosforoso, aquelas amarelinha.

São bem mais caras. Só que duram uma eternidade. Você não precisará comprar mais ventiladores.

 

Os ventiladores bem mais antigos usavam buchas de bronze fosforoso.

Mas acaba não dando lucro à industria, pois o consumidor compra um ventilador uma só vez, e só volta a comprar depois de 10 anos ou mais kkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

 

Quando a bucha esquenta, ela transfere parte do óleo para a esponja.

A bucha é toda porosa. Da mesma forma que sai por fora, também sai por dentro.

O óleo então lubrifica o eixo.

 

Daí com o ventilador desligado e a bucha já fria, a bucha tende a reter parte do óleo que estava na esponja. 

 

É assim que funciona. 

Só que depois de uns 3 anos, este óleo fica ruim, ou seca.

Daí só trocando mesmo. Não adianta pôr grafite ou graxa ou óleo.

 

Minha dica é você troque as buchas originais por bucha de bronze fosforoso, aquelas amarelinha.

São bem mais caras. Só que duram uma eternidade. Você não precisará comprar mais ventiladores.

 

Os ventiladores bem mais antigos usavam buchas de bronze fosforoso.

Mas acaba não dando lucro à industria, pois o consumidor compra um ventilador uma só vez, e só volta a comprar depois de 10 anos ou mais kkkk

 

 

 

essas buchas são padronizadas servem pra qualquer ventilador?

 

to pensando em trocar a bucha dianteira do meu pra ver se resolve o problema... mas to achando que é a estrutura que nao esta alinhando como deve porque se eu nao apertar os parafuso o eixo gira normalmente e se fosse problema na bucha ele nao girava.. acho que deve ta pegando ali na bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Hyperlink disse:

 

essas buchas são padronizadas servem pra qualquer ventilador?

 

to pensando em trocar a bucha dianteira do meu pra ver se resolve o problema... mas to achando que é a estrutura que nao esta alinhando como deve porque se eu nao apertar os parafuso o eixo gira normalmente e se fosse problema na bucha ele nao girava.. acho que deve ta pegando ali na bobina.

 

Não são. Tem que comprar a bucha que tenha as mesmas dimensões.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

Tenta polir a bucha e o eixo, pois as vezes sobra resquicio de sujeira por dentro, o que faz travar. Hoje à noite o turorial estará pronto e deixarei o link aqui. Fiquem ligados!

 

jonny ja limpei ta liso tanto eixo como bucha... limpei o interior da bucha com cotonete ficou bem limpo e liso.. e como eu disse a bucha nao ta impedindo o eixo de girar.. o problema é quando eu tento apertar os parafusos do motor.. eu acho que desalinha o eixo e ele começa a pegar ali na bobina... eu to usando o ventilador nesse exato momento porém com os parafusos folgados somente suficiente pra deixar a estrutura montada... o ventilador ta girando na velocidade normal, ta aqui no mínimo e ta venti

lando bem...

 

 

é quando eu tento apertar esses parafusos com as seta  que o eixo trava, e a parte q marquei com vermelho é a que ta esquentando bastante.

 

IMG_7324.jpg

 

 

foto do bicho funcionando (sem apertar os parafusos) ele ta esquentando bastante aquelas placas de ferro do motor

 

IMG_7432.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...
1 hora atrás, Nilton Crec Godoy disse:

Ola tenho um ventilador delta premium que ficou um tempo parado, só que agora ligo e a helice não gira o motor faz um barulho como quando ele funcionava mas agora não roda as pas, 

Já tentou dar um "tranco" nele pra ver se vai?

As vezes é pura sujeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera.

Bom dia.

Estou desde ontem acordado tentando resolver isso e só agora encontrei um fórum de confiança...

Eu tenho um circulador de ar.

Modelo Britânia C50 Turbo.

Ele é excelente, mas fica ligado o dia inteiro, por necessidade especial da minha avó.

 

Ele estava muito sujo, então tirei a grade dianteira pra limpar.

 

Ele estava fazendo um barulho tipo de batendo algo.

 

Agora que abri e limpei, ele está pior.

Fazendo um barulho de freio de carro.

 

Fica tipo um grilo, depois igual um freio de carro.

 

Se puderem dar uma luz, eu agradeceria bastante.

 

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele pode ter gasto as buchas, o magnetismo que faz o movimento de rotação fica prejudicado porque ele atrai o induzido (parte que gira) dai encostam partes que não deveram e causa perda de rpm e ruidos devido a frição.

Esse modelo não tem aquela caixa de engrenagens que fica na ponta de eixo que ocasiona  movimento para os lados.

motor-127v-60hz-fe45-c2-dq45dh-circulado

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @misterjohn, bem isso. Seguinte, a Britânia não fornece peças para motor. 2 alternativas: desmonta o motor, tira as buchas e vai numa loja do ramo e compra novas. É relativamente fácil. Se não quiser, dá para reduzir o barulho com graxa de lítio de alta temperatura com um pouco de grafite. A folga permanece mas o barulho quase acaba e ganha uma sobrevida no aparelho. Poste se precisar de mais ajuda.

P.S.: Se por buchas novas, faça o procedimento da graxa com grafite. O reparo vai durar muito, apesar da bucha ser grafitada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo o respeito ao companheiro que postou, mas já errou quando comprou Britânia, se tivesse adquirido um Arno, Wallita, ou outro renomado teria maior durabilidade bem como assistência. Vocês ja viram um ventilador de pedestal com cerca de 1 metro de altura (agora deu uma sumida) vendido nas ruas por camelôs, em feiras, locais movimentado? É puro lixo descartável, para quebrar o galho e muito fino mesmo. Agora se o amigo tiver disposição e for bom de ferramentas pode tentar embuchar o eixo se achar uma bucha adequada as dimensões:

 

bucha_108201493507%20AM.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...