Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir tensão de bateria 6v para 4,2v


Rodrigo Lamb
Ir à solução Resolvido por Rodrigo Lamb,

Posts recomendados

Boa noite galera, sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda de vocês...

 

Tenho um lampião de LED que utiliza bateria de 4,2V e seu consumo pode chegar a 3500mah em potência máxima na chave seletora... quero ligar uma bateria extra de 6V 4a...

 

Pesquisei varias soluções na net e todos levam a utilizar um 7805 com diodos, resistores e capacitores, porém o consumo não pode ultrapassar 1a...

 

Minha ideia e colocar uma chave seletora onde um possa utilizar a bateria interna ou a externa separadamente...

 

Como posso fazer a transformação de 6v para 4,2v para consumo acima de 1ah sem sobrecarregar os componentes???

 

Desde de já agradeço a ajuda de todos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O problema com diodos e que se entrarem em curto passam a tensão real..

Não acha muito pessimismo,um lampião Led causar um curto em 3 diodos em série  bem dimensionados?

Ja usei esta 'técnica' em um amplificador de potencia com uma fonte de alimentação de 5 amperes e rodou normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LED tem um consumo baixíssimo! Já vi estes lampiões e usam um 78M05 (5V~800mA) para regular a tensão de carga pela USB. Deixe-o ligado com um multímetro/amperímetro medindo qual a carga que os leds consomem, afinal LED's atuais consomem pouquíssimo e acho que apenas um 7805 dará conta do recado sem problemas! Porém, se achar que está aquecendo muito, pode ligar dois 7805 em paralelo, obtendo assim uma carga máxima de 2A.

 Só pra lembrar: reguladores geram muito calor e necessitam de um dissipador para obter o máximo de proveito. No seu caso, como provavelmente não terá, recomendo considerar 500mA apenas para cada 7805, ou terá aquecimento excessivo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

LED tem um consumo baixíssimo! Já vi estes lampiões e usam um 78M05 (5V~800mA) para regular a tensão de carga pela USB. Deixe-o ligado com um multímetro/amperímetro medindo qual a carga que os leds consomem, afinal LED's atuais consomem pouquíssimo e acho que apenas um 7805 dará conta do recado sem problemas! Porém, se achar que está aquecendo muito, pode ligar dois 7805 em paralelo, obtendo assim uma carga máxima de 2A.

 Só pra lembrar: reguladores geram muito calor e necessitam de um dissipador para obter o máximo de proveito. No seu caso, como provavelmente não terá, recomendo considerar 500mA apenas para cada 7805, ou terá aquecimento excessivo!

Tenho duvidas se vice leu a postagem primeira onde o demandante cita estar ligando um led que demanda 3,5A
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 7805 precisam de alguns volts sobre eles para funcionar.

Do manual da National, os LM7805 precisam de uma tensão de entrada para regular a saída. O valor mínimo varia entre 7,3V e 8,35V. Isso para fornecer 1A e a temperatura da junção em 25ºC. Esta condição só ocorre quando a temperatura ambiente estiver em 25ºC e você liga o equipamento. Logo em seguida a temperatura da junção (Tj) sobe e as condições mudam.

Em tempo: Tem um manual pela net, da Fairchild, que informa que a tensão mínima sobre ele tem que ser maior ou igual a 2V, nas mesmas condições. Como a maioria dos LM7805 são XingLing, então este valor pode ser maior.


MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite galera, sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda de vocês...

 

Tenho um lampião de LED que utiliza bateria de 4,2V e seu consumo pode chegar a 3500mah em potência máxima na chave seletora... quero ligar uma bateria extra de 6V 4a...

 

Pesquisei varias soluções na net e todos levam a utilizar um 7805 com diodos, resistores e capacitores, porém o consumo não pode ultrapassar 1a...

 

Minha ideia e colocar uma chave seletora onde um possa utilizar a bateria interna ou a externa separadamente...

 

Como posso fazer a transformação de 6v para 4,2v para consumo acima de 1ah sem sobrecarregar os componentes???

 

Desde de já agradeço a ajuda de todos...

 

 

 

Não seria o caso de um LM338?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu (eu) ligaria 6V mesmo. Já vi um lampião deste e tem apenas um potenciometro que "regula a luz" com um circuito simples. No máximo teria que colocar ou aumentar um dissipadorzinho dentro dele. E outra coisa jamais isso consumiria 3.5A e os 3500mAh de capacidade da bateria tende a ser "superfaturado". Me lembro de ter visto bateria palito AAA de 4800mAh na maior cara de pau!! ou será que não consegui acompanhar a evolução?? Agora dá licença que to indo dormir na minha caverna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller esse consumo de 3.5A não há como existir! Um led alto brilho atual consome, em média, 10 à 15mA. No pior dos casos, consumindo 75mA cada led, seriam necessários aproximadamente 47 leds! No caso de usar 10mA como corrente de cada um, necessitariam 350 leds!!! Os 3500mAh que o amigo citou seriam da bateria, ou seja, em carga máxima e perfeitas condições, ele consegue fornecer 3500mAh, o que não significa que o consumo do aparelho seja este!

 Mais uma vez recomendo ao amigo usar um amperímetro ou multímetro afim de descobrir qual o consumo destes leds! Se houver um circuito, dê uma olhada nos transistores / CI (caso use) afim de verificar qual a tensão máxima que suportam.

 Duvido muiiiitoo que este seja um lampião de 350leds kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller esse consumo de 3.5A não há como existir! Um led alto brilho atual consome, em média, 10 à 15mA. No pior dos casos, consumindo 75mA cada led, seriam necessários aproximadamente 47 leds! No caso de usar 10mA como corrente de cada um, necessitariam 350 leds!!! Os 3500mAh que o amigo citou seriam da bateria, ou seja, em carga máxima e perfeitas condições, ele consegue fornecer 3500mAh, o que não significa que o consumo do aparelho seja este!

 Mais uma vez recomendo ao amigo usar um amperímetro ou multímetro afim de descobrir qual o consumo destes leds! Se houver um circuito, dê uma olhada nos transistores / CI (caso use) afim de verificar qual a tensão máxima que suportam.

 Duvido muiiiitoo que este seja um lampião de 350leds kkkkkkkkkk

Existem leds de alta corrente sim, que ate vem com dissipador. olha ai a aplicação de um deles, que entrega 7 Watts. imagine seja ele de 3,2 Volts, e veja que exigiria correntes da ordem de 7/3,2 = 2 amperes ou pouco mais..

Esse dai, na aplicação, já incorpora conversor para uso direto no AC, mas o led usado, único, vai ser alimentado por alguma tensão bem baixa e corrente elevada..

http://www.dx.com/p/ziyu-zy-0810-007-7w-560lm-6500k-1-cob-led-white-light-ceiling-down-light-white-black-180-240v-247397#.VGZ3Yed365s

 

Repare que o led até usa dissipador, pela potência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller não duvido de forma alguma da existência de leds mais potentes! Já vi inclusive em vitrines este tipo de led e, ao meu ver, estão substituindo as antigas lâmpadas halogenas que esquentavam e muito o ambiente. Porém estamos falando de um lampião de leds, que não passa de um aglomerado de leds alto brilho com um controlador de intensidade (em alguns casos só há um circuito com o 78M05 carregando a bateria com 550mA-5V) e uma chave corta corrente!

 A bateria? Não duvido nada que seja mais uma cópia chinesa, tanto que, se realmente entregasse os sonhados 3500mAh, com certeza o dono deste tópico não estaria tentando melhorar o circuito. A bateria extra também não acredito entregar os 4000mAh ditos, visto que uma bateria com tal capacidade talvez não coubesse dentro de um lampião. Se a obtenção de tanta corrente em uma bateria pequena fosse tão simples, tenha certeza que celulares durariam muito mais do que a realidade atual.

 Em resumo, digo que este é um circuito alimentado por 3.7V, usando uma bateria parecida com a usada em celulares de 3.7V, porém que possuem carga pico de 4.2V (ou também de brinquedos movidos por controle remoto!). Em ambos os casos, poderia somar 3 baterias de celular, obtendo uma carga de aproximadamente 11,1V com picos entre 12V e 10V, assim daria para ligar um 7805 sem problemas que, ao abaixar a tensão para algo entre 6V, ele irá desligar sozinho, evitando assim que as baterias ''viciem''.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O usuário que postou o tópico não comentou sobre a capacidade da bateria. Eu já vi muitas baterias capazes de entregar bastante corrente (especialmente considerando o tamanho), agora não por muito tempo antes de descarregar... Capacidade e corrente são coisas completamente diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom galera consegui resolver... meu lampião tem 40leds e no multímetro puxou em torno de 900mha... pois bem... utilizei dois 7805 em paralelo com dois capacitores 1500uf/16v (entrada e saida) e na saida de cada 7805 utilizei dois diodos 1n007 o que me deu 4,2 2A... utilizei um dissipador de processador sem cooler para resfriamento com pasta térmica nos componentes... bom notei que utilizando uma bateria de 6v beleza... quase nem esquenta... mas quando utilizo uma de 12v dai sim esquenta mais... mas tudo tranquilo... obrigado pela ajuda de todos...

Ahhh a ideia era usar bateria fora do lampião... então estou utilizando duas baterias de 6v em serie... e uma bateria de 12v em paralelo o que me da mais ou menos 12A... e a utilidade e para acampamentos e pescarias... agora meu lampiao dura a noite toda com luz no máximo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...