Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de Ht12d com ponte H


_SharkBoy_

Posts recomendados

Olá galera!

Bom, estou querendo fazer um controle remoto simples de 4 canais, usando os famosos HT12E e HT12D como enconder/decoder. 

Vou usar para controlar um carrinho de controle remoto (ou seja, 2 motores DC), para obter as funções: Frente, Trás, Esquerda, Direita.

 

O que eu estava pensando é fazer duas pontes H com transistores do tipo BC para fazer a função do motor trocar de sentido de giro quando apertado solicitado, tendo em vista, esse esquema:

 

No controle:

 Botão 1 - Frente

 Botão 2 - Trás

 Botão 3 - Esquerda

 Botão 4 - Direita

 

No receptor:

 Saídas 1, 2, 3, 4 ligadas nas pontes H

 

Pra vocês entenderem melhor, é mais ou menos o que tá no esquema anexado. (Desculpa ae pelo amadorismo, tava sem tempo fiz no paint  :P )

 

Bom, alguem me dá uma luz! Daria certo?

 

post-743800-0-64084000-1415822182_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sua ponte está configurada com saída pelo emissor (ganho menor ou igual a 1).

1 - O Vcc do HT tem que fornecer a tensão do Vcc da ponte (que você não conectou).

2 - Os resistores de 10k deixam os transistores de baixo da ponte conduzindo, para as entradas da fonte em alta impedância, caso seja possível. Se bem que não passará corrente (apenas a de fuga) por eles, uma vez que os transistores de cima da ponte estarão cortados. Porque não conecta-los de bases à emissores? Isso mantém todos cortados, caso as entradas estejam em alta impedância (caso isso seja possível).

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Primeiramente, obrigado por me responderem :) Mas sou meio iniciante kk Bom, pelo que eu entendi, então basta usar a mesma fonte de energia nas pontes e no módulo receptor? É que eu tô meio na dúvida rs Se puderem dar mais exemplos ou me passarem o esquema (sou folgado Kkk) eu agradeço :) E mais uma vez, obrigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

post-988637-13884966849402_thumb.png

 

olha amigo   eu  pesquisei  nas minhas mídias  ja anexadas  encontrei  este  pequeno circuito  que  da pra sair alguma coisa  ok   devido tempo  pra desenhar etc...  mas  creio que  ja resolve   qual quer coisa tire o  bc337   mas  ideia  e esta  ai veja  se  da pra acionar a ponte com apenas   bc328 pnp  em cada saída ,

  use  o coletor "saída" do pnp para  acionar a ponte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro usar um unico CI L283 que já tem 2 pontes internas com entradas digitais.

Ao invés de controlar os transistores com 2 saídas do HT12D, uma saída controla o sentido e outra controla a habilitação da ponte, assim não há a possibilidade de habilitar os 2 sentidos ao mesmo tempo, o que colocaria em risco a integridade dos transistores.

Para isto deve colocar um inversor entre IN1 e IN2 e entre IN3 e IN4 e a saída de controle de sentido vai na entrada deste inversor..

Se preferir, também pode implementar este circuito com transistores, mas tem que polarizar corretamente os transistores.

post-387879-0-77266100-1415990382_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

Justamente por conta do risco de ligar os transistores errados, acho que vou usar o CI L293D! 

Achei o esquema anexado num site...

Peço que me digam se vai dar certo com este esquema :)

Ah! e antes que eu me esqueça... precisa realmente usar 12V naquela entrada do L293D? Ou pode ser 5V tambem?

post-743800-0-26555300-1416011404_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...