Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kris Wannieg

Cooler da fonte não roda, mas pc tá com baixa temperatura e desligando

Recommended Posts

Então, de uns dias para cá, aconteceu de duas/três vezes meu pc desligar do nada e demorar um pouco a voltar a ligar. Aí hj faltou luz e ele demorou muito a voltar a ligar. Então, quando ligou, ficou umas horas bem e do nada desligou e eu senti um cheiro estranho. Tirei da tomada por umas meia hora e o religuei com ele aberto e reparei que o cooler da fonte não tá rodando. Só que a temperatura do meu PC tá normal (deixo sempre aberto o HWinInfo aqui). A temperatura mais alta é a do processador e ela não passa de 46°, exceto em jogos que sobe para uns 74° no máximo.

É normal o cooler da fonte não tá rodando (vai ver só roda quando o PC vê que precisa? Realmente não sou muito boa no hardware e não entendo quase nada de fontes).

Enfim, tá aí embaixo meu PC - inclusive a fonte. 

Ah, e tenho esse PC há um ano +/- e nunca tive nenhum problema nesse sentido.

Placa mãe:
Gigabyte Technology, GA-78-LMT-S2P
CPU
AMD FX-4100 Quad-Core 3.6 GHz
RAM
(2x) Kingston 4GB, 1333 mhz
GPU
GeForce GTX 650, 1 GB
Fonte
ATX 12V, Série Ranger, Extream, 450W REAL
HD
80 GB WDC WD800BD-22MRA1 - ATA 3Gb/s
1 TB Samsung HD103SJ - ATA 3Gb/s 7200 RPM 
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cooler da fonte trabalha em regime contínuo, se ele parou, você deve trocar a fonte, pelo custo da mão de obra não se recupera fontes, a não ser que seja nova e de alto custo.

Vale a pena você abrir fonte e tentar colocar uma ou duas gotinhas de óleo Singer (óleo de máquina de costura) no eixo, às vezes trava por oxidação ou sujeira e poderá voltar a rodar.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o cooler da sua fonte foi para o saco, aproveite a oportunidade para adquirir uma fonte de melhor qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem dizer qual fonte é recomendada para a config do meu PC? Não pretendo dar nenhum upgrade nele num futuro próximo. Então não precisa ser uma muito acima do necessário. Só uma boa (boa marca e tal) e que aguente este PC

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pessoal pelas respostas, já comprei e instalei a fonte nova (VGA 430w). Só tenho uma última pergunta antes de finalizar, acho que é meio estúpida, mas...

Todos falaram para não usar o estabilizador nessa nova fonte, mas eis a questão: Não tenho tomadas suficientes para ligá-la direto na parede, tenho de usar um benjamin. Só que o benjamim só tem duas estradas pros pinos (e a fonte tem três), liguei mesmo assim e o PC funcionou. Mas minha duvida é: Isso pode gerar algum problema de só dois dos três pinos estarem conectados? 

Caso sim, minha única opção (ao menos no momento) é ligar no estabilizador. Qual opção é melhor?
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O da CPU é somente 1 fio. Ele que você tem que liga na tomada. 

Os demais também devem ser ligados na tomada, mas faça isso depois.

Compre um filtro de linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, de uns dias para cá, aconteceu de duas/três vezes meu pc desligar do nada e demorar um pouco a voltar a ligar. Aí hj faltou luz e ele demorou muito a voltar a ligar. Então, quando ligou, ficou umas horas bem e do nada desligou e eu senti um cheiro estranho. Tirei da tomada por umas meia hora e o religuei com ele aberto e reparei que o cooler da fonte não tá rodando. Só que a temperatura do meu PC tá normal (deixo sempre aberto o HWinInfo aqui). A temperatura mais alta é a do processador e ela não passa de 46°, exceto em jogos que sobe para uns 74° no máximo.

É normal o cooler da fonte não tá rodando (vai ver só roda quando o PC vê que precisa? Realmente não sou muito boa no hardware e não entendo quase nada de fontes).

Enfim, tá aí embaixo meu PC - inclusive a fonte. 

Ah, e tenho esse PC há um ano +/- e nunca tive nenhum problema nesse sentido.

Placa mãe:
Gigabyte Technology, GA-78-LMT-S2P
CPU
AMD FX-4100 Quad-Core 3.6 GHz
RAM
(2x) Kingston 4GB, 1333 mhz
GPU
GeForce GTX 650, 1 GB
Fonte
ATX 12V, Série Ranger, Extream, 450W REAL
HD
80 GB WDC WD800BD-22MRA1 - ATA 3Gb/s
1 TB Samsung HD103SJ - ATA 3Gb/s 7200 RPM 

Olá prezada, tudo bem? 

Já troquei e recoloquei para girar cooler de fontes por estar travado, por excesso de poeira. 

De fato ESTABILIZADOR não é recomendado, tem causado

problemas em muitas fontes e vídeo games. 

O recomendado é filtro de linha. 

Alguns membros do fórum recomendam este aqui, 

pois diz ter proteção

extra: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-preto.html 

Espero ter ajudado. B)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais