Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
CIS

Sistema "No-Break" com placa solar 12V

Recommended Posts

Preciso desenvolver o seguinte sistema. Tenho uma placa solar 12V   600mA. Preciso fazer ela trabalhar em conjunto com a energia vinda da rede da rua. Tenho que manter uma ventoinha ligada sem interrupções direto mesmo, e gostaria de usar a energia da placa durante o dia, e a noite, ou quando a placa não fornecer energia, fosse acionada a energia da rua. Isso automaticamente, como se fosse um comparador de tensão, e quando a placa voltar a fornecer energia, a energia vinda da rua fosse desativada. Não sei bem como fazer isso, aguardo ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tem muito a ver com mc mas vai fazer uma economia e tanto. rs. Amigo você só pode estar brincando né? calma! estou perguntando mesmo se é uma brincadeira que você está fazendo. kk. Pois estou brincando com você (rs) e acho mó legal este lance de energia solar!

veja (imagine) uma alternativa beeeemmm simplista:

usando o contato normalmente fechado de um relé, este liga o ac de uma fonte 12V. sua placa solar aciona o relé que desliga sua fonte e ao mesmo tempo aciona o ventilador. A noite rele desliga e aciona a fonte. Claro tem alguns poréns que podem ou não serem irrelevantes como p.ex. parte da energia acionando o relé e tal.

Apesar de a proposta ser simplificar sua vida, uma bateria 12v seria bem vinda nesta "brincadeira". É sério . kk

Ah e é bom também colocar 2 diodos fazendo um OR pra que fonte e placa solar não se "conheçam". Sorry to sem lapis pra desenhar agora.

abç

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais