Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe limitando clock do processador?


GRGG

Posts recomendados

Galera, já começo o tópico avisando que não sou muito entendido dessa parte de hardware, tenho apenas uma noção básica haha

 

Recentemente adquiri o seguinte computador: 

 

GIGABYTE GA-B85M-D3PH, CHIPSET B85, LGA 1150

INTEL CORE I5-4690 HASWELL, 3.5GHZ, 6MB, QUAD-CORE

GIGABYTE GEFORCE GTX 780 TI, 3GB GDDR5, 384BITS
2x MEMORIA KINGSTON HYPERX SAVAGE 4GB (1X4) 1600MHZ

FONTE EVGA 850W SUPERNOVA G2 CERTIFICADO 80 PLUS GOLD

 

Não sei porque mas o processador fica travado rodando sempre em 800mhz. Mesmo quando abro jogos, ou outro aplicativo que puxe bastante não aumenta o clock. Com isso, fica tudo muito lerdo para usar, e os jogos ficam impossíveis de jogar com o fps lá embaixo. Tentei atualizar a bios da placa mãe (que já constava como sendo a ultima versão: F4) mas não mudou nada. As temperaturas também estão bem tranquilas. Tenho 4 fans no PC e mais um Cooler Master Hyper 212x no processador.

 

Também já tentei desativar todas opções de energysaving e o speedstep na BIOS mas continua nos mesmos 800mhz.

 

Alguém teria alguma noção do problema?

 

Desde já obrigado!

 

 

post-563517-0-06971600-1416170561.png

post-563517-0-50257400-1416170563_thumb.

post-563517-0-84648900-1416170565_thumb.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais são as velocidades das memorias que a tua placa mãe suporta. poder ser 'incompatibilidade' com o clock do processador, versus barramento da placa mãe com a memória. 

 

"Support for DDR3 1600/1333 MHz memory modules"

 

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4808#sp

 

uso 2 de 1600mhz (4gb cada)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Já tentou no Windows setar o plano de energia para 100% no mínimo e máximo do processador? Sua instalação é reaproveitada ou é do zero?

 

Use um Linux qualquer e veja se repete o problema. Se na placa-mãe o speed step está desabilitado o Windows tem que obedecer e trabalhar apenas na frequência máxima, mas é comum ele não obedecer.

 

Sua BIOS está atualizada??? Pelo visto sim, mas vale um reset dos parâmetros via jumper.

 

É uma dessas coisas aí.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, domingos87 disse:

Já tentou no Windows setar o plano de energia para 100% no mínimo e máximo do processador? Sua instalação é reaproveitada ou é do zero?

 

Use um Linux qualquer e veja se repete o problema. Se na placa-mãe o speed step está desabilitado o Windows tem que obedecer e trabalhar apenas na frequência máxima, mas é comum ele não obedecer.

 

Sua BIOS está atualizada??? Pelo visto sim, mas vale um reset dos parâmetros via jumper.

 

É uma dessas coisas aí.

brother, tentei setar para auto desempenho mas quando volta nas opções ele volta em "Modo Equilibrado".

é porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, domingos87 disse:

Já tentou no Windows setar o plano de energia para 100% no mínimo e máximo do processador? Sua instalação é reaproveitada ou é do zero?

 

Use um Linux qualquer e veja se repete o problema. Se na placa-mãe o speed step está desabilitado o Windows tem que obedecer e trabalhar apenas na frequência máxima, mas é comum ele não obedecer.

 

Sua BIOS está atualizada??? Pelo visto sim, mas vale um reset dos parâmetros via jumper.

 

É uma dessas coisas aí.

a nao, pode deixar resolvi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Nossa, nem sabia que esse tópico rolava ainda kkk

No meu caso, o meu problema foi resolvido trocando a placa. Ninguém conseguiu identificar o ocorrido, acabei conseguindo com pela garantia uma outra placa. Não me passaram o que ocorreu com a anterior.

 

Não sei no caso do @PC por PS2 não vale a pena 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GRGG disse:

Nossa, nem sabia que esse tópico rolava ainda kkk

No meu caso, o meu problema foi resolvido trocando a placa. Ninguém conseguiu identificar o ocorrido, acabei conseguindo com pela garantia uma outra placa. Não me passaram o que ocorreu com a anterior.

 

Não sei no caso do @PC por PS2 não vale a pena 

kkkkk mano, minha placa-mãe é nova, acabei de instalar ela e me deparei com esse problema. Não sei o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Lucas Thebas disse:

kkkkk mano, minha placa-mãe é nova, acabei de instalar ela e me deparei com esse problema. Não sei o que fazer...

 

A minha também era. Eu tinha acabado de receber o computador. Na primeira vez q liguei e fui testar um jogo notei que estava com desempenho muito abaixo do que deveria ser. Aí q vi q o problema estava no clock do processador que estava travado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ganhei do meu amigo jacas um ano o computador recentemente fiz um upgrade usando a placa-mãe dele que tinha um core 2 duo e6400 aí comprei o e8600 de 3.33mhz as memórias ram dele são DDR2 de 333ghz comprei um de 800ghz mas já sabia que essa placa limitava em 666ghz mas queria que ela ficasse nessa frequência só que a placa-mãe continua limitando em 333 e o processador tá em 2666.4mhz sendo que é de 3.33ghz, conversei com meu amigo que entende bem sobre computador ele me mostrou 3 vídeos para eu conseguir atualizar a BIOS, aí tinha que baixar o windows 7 porque o app não era compatível com o windows 10, enfim atualizei a BIOS ela desbloqueou a placa para overclock coloquei pra ela rodar na frequência do processador e da memória aí quando liguei eu achando que enfim tinha resolvido mesmo colocando pra rodar nessas frequência que queria ela continua limitando aí liguei pra ele ele falou que essa placa suporta até 3.60ghz que não era pra limitar, aí ele me mandou colocar tudo que já tínhamos feito nesse site que alguém que já passou pelo mesmo problema podia me ajudar

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, estou com um problema parecido! Tenho um i5 2400, placa-mãe BPC-H61, 12GB 1333 MHz, GT 1030, fonte 450w - entrega uns 300w... Toda vez que vou tentar jogar o clock crava em 2.1GHz. Tentei resetar BIOS, habilitar e desabilitar SpeedStep e Turbo etc... E nada!!!! Alguém tem alguma sugestão? Essa queda de clock tá gerando muitos travamentos.

OBS: já mexi no plano de energia e também não funcionou!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa amigos eu tive o mesmo problema com meu i3 2100 ele possui um clock de 3.1GHZ e eu estava recebendo apenas 1.6GHZ, eu resolvi o problema com o ThrottleStop, nele alterei o valor de clock multiplicado de 16x (que estava funcionando abaixo do padrão) para 31x, e agora ele funciona, a parte ruim é que tenho que iniciar ele toda vez para resolver, porém foi o que funcionou.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...