Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para Mim Tamanho Não é Sinonimo De Qualidade!


=FN=BoM-BaD

Posts recomendados

Eu apenas estou seguindo nem tanto uma lógica mais também uma teoria minha, posso estar totalmente errado, mais vou tentar passar o melhor possivel o que eu acho...

É sóbre a relação tamanho x qualidade que até agora não entendi direito...

por exemplo se tenho uma camera de 3.2 mp e tiro uma foto em 640x480 ela vai usar somente os 0.3mp para a captura das fotos ou vai usar os 3.2mp apenas redimensionando a foto na hora de armazenar a mesma...

Pois a minha teoria, "lembrando que nunca ouvi nada sobre isso nem nada a respeito por isso estou comentando aqui", basea-se no que eu disse acima, se uma camera tem 3.2mp e na hora que ela tira uma foto pra mim mesmo que sendo em 640x480 ela usa os 3.2mp que ela tem apenas resimensionando o tamanho da foto na hora de armazenar a mesma...

aí eu criei a tese de q uma camera q tenha qualidade de 3.2mp e tire fotos em 640x480 e em 2048x1536 teria que ter a mesma qualidade em ambas as fotos pois ambas usam todos os pixels da maquina na hora de tirar a foto, alterando apenas o tamanho para que a pessoa escolha na hora da impressão o tamanho a ser impresso ou algo assim... pensei também que algumas maquinas ao tirar fotos em 640x 480 uma resolução mais baixa para melhor armazenamento das fotos elas retiram um pouco a qualidade na hora de comprimir as fotos antes de ser armazenada...

Comecei a notar isso após ter comprado a minha fuji a210 e notei que não havia muita diferença em fotos com 1mp e com 3mp pelo menos foi o que percebi... resultando a essa duvida minha...

Eu gostaria de saber o que realmente acontece quando se tira uma foto em maior qualidade e menor qualidade, ou seria maior tamanho e menor tamanho???

Espero que alguém possa esclarecer isso pra mim!

acho que é só

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem diferença nenhuma tirar fotos em 0.3, 1.2, 2.1 e 3.1 MP... a qualidade da foto é a mesma. A única coisa que muda é o tamanho da foto.

Por que exemplo, tirei uma foto em 1.2MP e mandei revelar em 10x15. Vai ficar perfeita a revelação. Agora se eu tirar em 1.2MP e mandar revelar em 20x25 vai horrível porque ele vai pegar a foto e ampliar ela até formar 20x25.

É o mesmo princípio do scaner. Tanto faz em termos de qualidade o tamanho que você scaneou. você pode scanear em 100dpi ou em 19200dpi que a qualidade é a mesma, o que muda é o tamanho da foto scaneada.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... qualidade não tem nada a ver com resolução (tamanho). Se você tem uma camera de 3.2 megapixels e tira uma foto em resolução 640x480, a camera não vai utilizar os 3.2 megapixels que ela tem. Megapixel = tamanho

A imagem formada no monitor é formada por linhas e colunas. A interseção dessas linhas e colunas é chamada de PIXEL. Quanto mais pixels, maior a imagem. 3.2 megapixels é a mesma coisa que falar 3.2 milhões de pixels. A quantidade de pixels não define a qualidade e sim o tamanho da imagem. O que define qualidade é uma coisa chamada DPI (dot per inch) que é quantos pixels tem por polegada quadrada. Quanto mais pixels tiver por polegada quadrada, melhor vai ser a definição e qualidade da imagem.

Traduzindo em miúdos:

qualidade = DPI

resolução = Megapixels

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nicodemus@30 jun 2004, 13:46

Se você tem uma camera de 3.2 megapixels e tira uma foto em resolução 640x480, a camera não vai utilizar os 3.2 megapixels que ela tem.

B):angry: Mentira!!!!!!!!!!!!!!!!, a camera capta a imagem com a qualidade maxima, depois ela a redimenciona e a armazena!!!!!!!!!

agora a qualidade é a mesma em 5,4,3,2,1,vga etc... , o q muda aí é o tamanho!!!

espero ter ajudado, fui!!!! :jump::(-*:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sagitarius+30 jun 2004, 18:49-->
Nicodemus@30 jun 2004, 13:46

Se você tem uma camera de 3.2 megapixels e tira uma foto em resolução 640x480, a camera não vai utilizar os 3.2 megapixels que ela tem.

B):angry: Mentira!!!!!!!!!!!!!!!!, a camera capta a imagem com a qualidade maxima, depois ela a redimenciona e a armazena!!!!!!!!!

agora a qualidade é a mesma em 5,4,3,2,1,vga etc... , o q muda aí é o tamanho!!!

espero ter ajudado, fui!!!! :jump::(-*:

não é mentira..... vamos supor... eu tenho uma câmera de 5 megapixels... eu tiro uma foto usando apenas 2 megapixels.... ela não irá utilizar os 5 e redimensionar.. ela irá usar apenas um pedaço do CCD pra deixar a foto com apenas 2 megapixels.....

1600 x 1200 = 1.920.000 pixels..... isso é tamanho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês tão confundindo tudo... quem define a qualidade da foto são as lentes e não a resolução em pixels. TANTO FAZ tirar fotos em 1.2MP ou 5MP com a MESMA câmera que a qualidade vai ser a mesma, o que vai mudar vai ser o TAMANHO da foto!!!

Era exatamente isso que eu iria dizer...

É como você tirar fotos numa samsung de 6MP em 640x480 e em 6 MP... não se nota diferença na qualidade...

Mas vai pegar uma máquina dessas mais baratas, tipo as AIPTEK de R$ 200 e pouco que tem por aí...

Apesar de ser em 640x480, a foto sai HORRÍVEL...(parece interpolada), não se compara á foto de uma cÂmera boa usando apenas 640x480...

O tamanho que eu considero o ideal na hora de tirar fotos, pra não ocupar espaço demais no pc é 1.2MP(Ou 1.3?)1280x1024

Na hora de imprimir/revelar em 10x15 fica 100%, e revelação maior eu, pessoalmente acho desnecessário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marquespaiva@30 jun 2004, 21:18

Vocês tão confundindo tudo... quem define a qualidade da foto são as lentes e não a resolução em pixels. TANTO FAZ tirar fotos em 1.2MP ou 5MP com a MESMA câmera que a qualidade vai ser a mesma, o que vai mudar vai ser o TAMANHO da foto!!!

Verdade, o que muda é apenas o tamanho da foto. A qualidade na tela do computador é a mesma. Apenas na hora de revelar é que se nota diferença, mas isso porque estaremos querendo deixar com 25 cm uma foto que originalmente é pequena. Para fotos que utilizo em sites, deixo minha A-205 no modo de imagem mais baixo, e mesmo assim as fotos são boas.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um controle de qualidade em algumas, correto? tipo em modo fine ... e algumas ccd raw ... o que eleva a qualidade da foto, uma menor compressao, para observar no computador é meio complicado ver diferencas mesmo, tanto é que se você jogar do comp para tv( os q tem saida) em algumas tvs dará aparencia de que a foto sai melhor, ou pior. queimando em um vcd tambem, quem puder testar e confirmar, ou me dizer se estou viajando ehheheh faça o teste....

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

na minha opinião a Qualidade da Foto esta não no Tamanho

e SIm na Qualidade do Sensor CCD da Cam. Dig

Tipo se você tem uma Camera que Tem Sensor de 2.4Mp,

mesmo você tirando fotos com 2400x1800(4.3Mp), ela tera a Mesma "qualidade"

que uma foto de 2.4Mp....mudando apenas o Tamanho dela....

o que na verdade so ajuda na hora de Imprimir, ampliar ou editar mesmo!!

Pois uma Foto perde qualidade em sua ampliação, mas nem tanto quanto numa redução!!

Tipo num sei explicar direito....mas posso Garantir isso pois tenho Uma Fuji finepix 4700z, ela tem o sensor de 2.4Mp...mas tira foto com ate 4.3Mp pela tecnologia HONEYCOM da Fuji.....

E Garanto que da Foto de 2.4 pra de 4.3 a unica coisa que muda é o Tamanho....

Tem alguns artigos no site da FujiFilm explicando como funciona essa tecnologia HoneyCom!!

E muito interessante, para quem quiser entender melhor!!!

Fui

PS: E claro a Lente também faz uma baita diferença...pois é ela quem manda a imagem para o Sensor!!! se for uma lente vagaba a imagem já entra ruim no sensor ...ai num adianta nada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente... para! vocês estão confundindo tudo! vamos la...

Mentira!!!!!!!!!!!!!!!!, a camera capta a imagem com a qualidade maxima, depois ela a redimenciona e a armazena!!!!!!!!!

agora a qualidade é a mesma em 5,4,3,2,1,vga etc... , o q muda aí é o tamanho!!!

Isso é uma coisa que varia de maquina para maquina. O tamanho da imagem (em kb ou mb) é definido pela resolução. A qualidade não.

Vocês tão confundindo tudo... quem define a qualidade da foto são as lentes e não a resolução em pixels. TANTO FAZ tirar fotos em 1.2MP ou 5MP com a MESMA câmera que a qualidade vai ser a mesma, o que vai mudar vai ser o TAMANHO da foto!!!

Parte errado, parte certo. O que define a qualidade da imagem não é a lente. A lente só faz o foco e a definição da imagem, não a qualidade. Se você tiver uma lente ruim, a imagem vai ficar ruim. Mas não é porque ela ta com pouca qualidade e sim porque esta com pouca definição. voce disse que tanto faz tirar fotos em 1.2MP ou 5MP com a mesma camera que a qualidade será a mesma. Concordo pois em cada camera, o valor do DPI não muda. É o mesmo para todas as resoluções de imagem. Por isso não muda.

É como você tirar fotos numa samsung de 6MP em 640x480 e em 6 MP... não se nota diferença na qualidade...

Mas vai pegar uma máquina dessas mais baratas, tipo as AIPTEK de R$ 200 e pouco que tem por aí...

Apesar de ser em 640x480, a foto sai HORRÍVEL...(parece interpolada), não se compara á foto de uma cÂmera boa usando apenas 640x480...

Agora eu te pergunto... Por que? Porque as cameras melhores vem com resolução DPI melhor que essas cameras fuleras. só por isso...

Gente... Qualidade de imagem, eu posso lhes assegurar, é definida pelo valor DPI da imagem, ou seja, a quantidade de pixels por polegada quadrada. Vocês tem que concordar comigo que quanto mais pontos em uma polegada, melhor será a qualidade da imagem certo? Mas o que faz a camera captar mais ou menos pixels por polegada é a tecnologia que elas usam. Aí entram os sensores de imagem. Nas cameras comuns, o sensor é um papel fotosensível (filme) que grava os raios de luz que passam por ele. Na camera digital, o responsável por armazenar a imagem (seja com mais ou menos dpi) é o sensor da camera. Quanto melhor a camera, provavelmente melhor sera a qualidade da imagem. Mas não é porque tem mais ou menos megapixels. É porque a tecnologia de gravação de imagem é melhor e capta imagens com mais DPI.

Espero ter ajudado. T+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Stair@30 jun 2004, 19:18

não é mentira..... vamos supor... eu tenho uma câmera de 5 megapixels... eu tiro uma foto usando apenas 2 megapixels.... ela não irá utilizar os 5 e redimensionar.. ela irá usar apenas um pedaço do CCD pra deixar a foto com apenas 2 megapixels....

eu acho q isso varia de camera para camera, mas a minha tira na maxima e depois redimenciona !!!!! :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marquespaiva@01 jul 2004, 14:06

Nicodemus,

A lente não define a qualidade de imagem??? Que q isso... Pode parar  :angry:

você não sabe o que ta falando...

"Poe" as lentes de uma Aiptek em cameras da Sony e continua com o mesmo DPI... ve se fica igual a qualidade de imagem...

T+

Bem... Eu acho que fui mal-entendido. A lente não define a qualidade na hora da produção da imagem na camera. Isso quem define é o sensor. Agora... quem define a imagem que chega até o sensor é a lente. Quanto melhor a lente, melhor a imagem que chegara ao sensor. E quanto melhor o sensor, com mais qualidade será gravada a imagem na camera.

Portanto... acaba que o que define a qualidade da imagem é um conjunto de coisas. Lentes e sensores são os principais, mas a tecnologia que é usada junto com eles é fundamental =)

Malz c me expressei errado. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nicodemus@01 jul 2004, 17:19

Bem... Eu acho que fui mal-entendido. A lente não define a qualidade na hora da produção da imagem na camera. Isso quem define é o sensor. Agora... quem define a imagem que chega até o sensor é a lente. Quanto melhor a lente, melhor a imagem que chegara ao sensor. E quanto melhor o sensor, com mais qualidade será gravada a imagem na camera.

Portanto... acaba que o que define a qualidade da imagem é um conjunto de coisas. Lentes e sensores são os principais, mas a tecnologia que é usada junto com eles é fundamental =)

Malz se me expressei errado.  :tantan:

Agora sim... :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marquespaiva@02 jul 2004, 11:47

Bem... Eu acho que fui mal-entendido. A lente não define a qualidade na hora da produção da imagem na camera. Isso quem define é o sensor. Agora... quem define a imagem que chega até o sensor é a lente. Quanto melhor a lente, melhor a imagem que chegara ao sensor.

Até porque se não existisse diferença nas lentes, um jogo de lentes para equipar uma Clone teria que custar o mesmo que um jogo de lentes Zeiss.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...