Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em exercícios Assembly


Ir à solução Resolvido por G4f4Nh0t0,

Posts recomendados

Boa tarde, galera. Tenho um trabalho de Assembly pra entregar e tem duas questões que eu não estou conseguindo fazer. Meu professor usa um simulador velho pra caramba, e por isso não acho nada na Internet. O simulador é o "Simulador Assembly SMS 8086". E os exercícios são os seguintes:

 

 

3. Escreva um programa em assembly ASM que lê um caracter do teclado e e teste se é vogal. Se for vogal mostrar o caracter lido e a mensagem ‘vogal’, caso contrário mostrar o caracter lido e a mensagem 'cons’. 
 
 
 
4. Escreva um programa em assembly ASM que lê uma frase em caracteres minúsculos e converte-a para caracteres maiúsculos. 
 
 
Caso alguém não conheça esse simulador e se disponha a dar uma olhada, coloquei em anexo. Aula 12 a 14 - Introdução ao Simulador Assembler 8086.zip
 
 
Se puderem dar uma força, agradeço!  :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Opa...Consegui fazer essa bagaça. O ***** é que meu professor sabe as parada, mas não tem a manha de explicar. Mas me virei e consegui. De qualquer forma, obrigado. Vou postar aqui as respostas, caso alguém passe pelo mesmo problema um dia. Hehe.

 

 

3. Escreva um programa em assembly ASM que lê um caracter do teclado e e teste se é vogal. Se for vogal mostrar o caracter lido e a mensagem ‘vogal’, caso contrário mostrar o caracter lido e a mensagem 'cons’. 

CLOIN 00CMP AL,61JZ vogalCMP AL,65JZ vogalCMP AL,69JZ vogalCMP AL,6FJZ vogalCMP AL,75JZ vogalJMP consvogal:  MOV CL,C0  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,3D  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,56  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,4F  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,47  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,41  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,4C  MOV [CL],AL  JMP end1cons:  MOV CL,C0  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,3D  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,43  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,4F  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,4E  MOV [CL],AL  INC CL  MOV AL,53  MOV [CL],ALend1:END4. Escreva um programa em assembly ASM que lê uma frase em caracteres minúsculos e converte-a para caracteres maiúsculos. CLO;;; Escreve a frase "hello" (minúsculo) e converte em "HELLO" (maiúsculo) ;;;  MOV CL,C0  MOV AL,68 ;escreve a letra h  MOV [CL],AL ;escreve na tela  INC CL  MOV BL,D0  SUB AL,20 ;converte h para H  MOV [BL],AL  INC BL  MOV AL,65 ;escreve a letra e  MOV [CL],AL ;escreve na tela  INC CL  SUB AL,20 ;converte e para E  MOV [BL],AL  INC BL  MOV AL,6C ;escreve a letra l  MOV [CL],AL ;escreve na tela  INC CL  SUB AL,20 ;converte l para L  MOV [BL],AL  INC BL  MOV AL,6C ;escreve a letra l  MOV [CL],AL ;escreve na tela  INC CL  SUB AL,20 ;converte l para L  MOV [BL],AL  INC BL  MOV AL,6F ;escreve a letra o  MOV [CL],AL ;escreve na tela  INC CL  SUB AL,20 ;converte o para O  MOV [BL],ALEND
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar os serviços do dos?

Usei o tasm para montar o segundo exercício, com buffer para 40 caracteres

Segue.

Programa que lê uma frase em caracteres minúsculos e converte-a para caracteres maiúsculos

	.model small	.code	org 100h	MAIN:	mov ah, 09h	lea dx, strMsg	int 21h		mov ah, 0Ah	lea dx, strBuffer	int 21h		mov si, dx	inc si	mov cl, [si]	inc si	mov ah, 02h	mov dl, 0Dh	int 21h	mov dl, 0Ah	int 21h		mov bx, 0DFh ;mascara min -> maiCONTINUA:	mov dl, [si]	and dl, bl 	int 21h	inc si	loop CONTINUA		int 20hstrMsg	   db "Entre com letras minusculas: ", 24hstrBuffer  db 40,40 DUP(00)END MAIN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...