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LMS...

Suspeita de malware

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Olá, boa tarde!

 

Ultimamente, meu notebook LG A530 vem esquentando demais, mesmo quando ocioso. Depois de pouco tempo ligado, o notebook começa a "trabalhar" muito, como se tivesse rodando um jogo ou um programa pesado. Nisso, chega a quase 90ºC e não volta ao normal. Cheguei a limpá-lo e a trocar sua pasta térmica; diminuiu um pouco a temperatura, mas o problema permanece. 

 

Notei que a placa de vídeo começa a funcionar sozinha, sem que eu abra qualquer programa que force seu funcionamento. Nesses momentos em que o notebook começa a esquentar, vejo, através de um ícone da NVIDIA na barra de tarefas, que um programa está utilizando a GPU, mas não mostra o nome do programa, daí a desconfiança. 

 

Pelo o que pesquisei, pode ser algum tipo de malware. Como sou leigo, resolvi vir aqui buscar ajuda. 

 

Agradeço muito, desde já!

 

Seguem os logs: 

attach.txt

dds.txt

gmer.txt

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Olá @LMS...

 

Recomendo que salve este tópico em seus Favoritos para facilitar na hora de encontrá-lo.
 
Por favor, atente para o seguinte:
  • Caso fique sem resposta durante 3 dias, me envie uma Mensagem Privada (MP);
  • O que será passado aqui, somente será com relação ao problema do seu computador portanto, não faça mais em nenhum outro;
  • Siga, por favor, atentamente as instruções passadas e em caso de dúvidas não hesite em perguntá-las;
  • Procure sempre me manter informado, durante a remoção, sobre o que acontece com seu computador.
  • Respeite a ordem das instruções passadas.
  • Observação: Não tome outra medida além das passadas aqui; atente para que, caso peça ajuda em outro fórum, não deixe de nos informar, sob risco de desconfigurar seu computador!

Baixe o 51a5f31352b88-icon_mbar.pngMalwarebytes Anti-Rootkit (MBAR)

Extraia o arquivos para sua área de trabalho

  • Acesse a pasta mbar e execute o arquivo mbar.exe
  • Clique no botão Next, depois em Update,
  • Clique novamente em Next, e em seguida em Scan.
  • Ao final, Não clique no Cleanup, basta apenas sair do programa.
  • Poste os logs mbar-log.txt e system-log.txt , localizado na pasta mbar

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Olá, @CarlosTurco. Muito obrigado pela resposta. 

 

 

Hoje, pouco depois de ter ligado o notebook, o AVG encontrou uma ameaça (IDP.Program.ECC59F6C) em C:\Users\Leonardo\AppData\Roaming\Ymmon\Reversed\steam.exe

Acabei colocando-a na lista de exceções, achando que pudesse interferir com o procedimento que você me passou. Espero ter feito o certo.

 

Seguem os logs:

 

 

mbar-log-2014-11-24 (08-40-22).txt

system-log.txt

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Ok,

 

1)

 

Baixe o AdwCleaner e salve no desktop.
https://toolslib.net/downloads/finish/1/

Execute o arquivo adwcleaner.exe

*** Usuários do Windows Vista ou Windows 7 clique com o direito sobre o arquivo adwcleaner.exe, depois clique em execadmin.png.

Clique no botão Examinar e aguarde o exame finalizar.

Clique no botão Limpar.

Abrirá um bloco de notas com o resultado. Anexe o log na sua próxima resposta.

NOTA: Se o AdwCleaner encontrar arquivos que não consiga remover, poderá ter de reiniciar o PC. Faça isso imediatamente, ao ser perguntado se quer reiniciar o PC.

 

2)

 

Baixe o Malwarebytes' Anti-Malware (MBAM)
http://malwarebytes....am-download.php

Dê um duplo-clique no mbam-setup.exe, para a instalação.

  • Desmarque a caixa Ativar trial gratuito do MalwareBytes Anti-Malware PRO.
  • Verifique se as caixas Atualizar Malwarebytes Anti-Malware (se houver) e Executar Malwarebytes Anti-Malware estão marcadas e clique então, em Concluir.
  • Se houver atualizações a serem feitas, serão baixadas e instaladas.
  • Ao final da atualização, caso o programa tenha sido instalado em Inglês, com o programa aberto, clique em Settings e no campo Language mude para Portuguese (Brasil).
  • Ainda na tela de Configurações, clique em Detecção e proteção, marque Verificar por Rootkits. Em Detecções PUP (programas potencialmente indesejados):, selecione Tratar detecções como malware.
  • Clique em Verificar em seguida Verificar ameaça por fim clique em Verificar agora.
  • Começará então o exame. Aguarde, pois pode demorar.
  • Ao acabar o exame, se houver ítens encontrados, clique no botão Mover todos para a Quarentena.
  • Ao final da desinfecção, poderá aparecer um aviso se quer reiniciar o PC. (Ver Nota abaixo)
  • O log é automaticamente salvo pelo MBAM e para vê-lo, clique na aba Histórico -> Logs de aplicativos na janela principal do programa. Utilize o formato .txt para exportar o log.
  • Anexe o log na sua próxima resposta..

NOTA: Se o MBAM encontrar arquivos que não consiga remover, poderá ter de reiniciar o PC (talvez mais de uma vez). Faça isso imediatamente, ao ser perguntado se quer reiniciar o PC.

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Bom dia.

 

Desative temporariamente seu antivírus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.
 
Baixe 51a612a8b27e2-zoek.png Zoek.exe (por Smeenk) e salve na sua área de trabalho.
 
Execute o arquivo Zoek.exe

*** Usuários do Windows Vista ou Windows 7 clique com o direito sobre o arquivo Zoek.exe, depois clique em execadmin.png.

Selecione estas linhas dentro do CODE, clique com o direito sobre a seleção e escolha a opção copiar.

process;systemspecs;startupall;filesrcm;firefoxlook;chromelook;skipfix-iedefaults;drivers-services-list;fakechrprofiles;

Clique com o direito em qualquer parte branca do Zoek e escolha a opção colar

Nota: Esse script foi elaborado somente para este computador, de acordo com os arquivos e chaves presentes.

Aos visitantes: Se estiverem com um problema semelhante, não utilizem esse script, pois o uso sem supervisão pode causar danos ao sistema.


Clique [Run Script]

Aguarde o scan. Ao final abrirá o bloco de notas com o relatório.

Uma cópia também será salva no seu disco local com o nome zoek-results.txt

Anexe o zoek-results.txt na sua próxima resposta.

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Desative temporariamente seu antivírus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

Execute o arquivo Zoek.exe

*** Usuários do Windows Vista ou Windows 7 clique com o direito sobre o arquivo Zoek.exe, depois clique em execadmin.png.

Selecione estas linhas dentro do CODE, clique com o direito sobre a seleção e escolha a opção copiar.

 

 


emptyclsid;resetieproxy;ffdefaults;msconfigcheck;autoclean;resethosts;shortcutfix;systemspecs;chrdefaults;

Clique com o direito em qualquer parte branca do Zoek e escolha a opção colar

Nota: Esse script foi elaborado somente para este computador, de acordo com os arquivos e chaves presentes.

Aos visitantes: Se estiverem com um problema semelhante, não utilizem esse script, pois o uso sem supervisão pode causar danos ao sistema.


Clique [Run Script]

Aguarde o scan. Ao final abrirá o bloco de notas com o relatório.

Uma cópia também será salva no seu disco local com o nome zoek-results.txt

Anexe o zoek-results.txt na sua próxima resposta.

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Boa tarde, Carlos Turco. Muito obrigado. 

 

segue o log em anexo

 

 

 

Edit:

 

Carlos Turco, notei algumas coisas no gerenciador de tarefas do Windows. Talvez a essa altura você até já saiba a natureza do problema, mas se puder ajudar, fico feliz.

Antes de passar Zoek essa segunda vez, vi o processo pevz.exe rodando. Depois de passar o Zoek e reiniciar o notebook, pouco tempo depois ele recomeçou a esquentar, a placa de vídeo trabalhando, do mesmo jeito de sempre. Notei que havia o processo steam.exe, mas eu não havia aberto o programa. Mandei finalizar o processo e a placa de vídeo parou na mesma hora.

zoek-results2.txt

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Antes de passar Zoek essa segunda vez, vi o processo pevz.exe rodando.

 

O processo pertence ao Zoek.

 

Leia as instruções contidas neste link:

 

 

##### "Como usar o ComboFix" #####

 

Nas instruções contidas no link acima, poderá verificar quais os fóruns onde os Analistas estão devidamente habilitados a utilizar corretamente a ferramenta:"Fóruns para receber ajuda com logs do ComboFix"

  • Faça o download do ComboFix de um dos links oficiais listados abaixo e salve no seu desktop:
  • Temporariamente e durante a execução destas instruções, é muito importante que mantenha desabilitados os seus programas de proteção (Antivirus, Antispyware e Firewall). Reative as proteções após a execução do(s) procedimento(s) abaixo mencionado(s).
  • Duplo clique no icone desktopicon.png que está no desktop.
  • Leia e aceite as condições, digitando 1 e enter.
  • Computadores com Windows XP deverão instalar o Console de Recuperação:
  • Se o seu computador tem instalado o Windows XP e ainda não tem instalado o Console de Recuperação, por favor certifique-se que está conectado à Internet, e clique em "Sim".
  • Clique em "OK" ao EULA.
  • Quando o Console de Recuperação estiver já instalado, clique em "SIM" para continuar.
  • O ComboFix será executado, por favor seja paciente e aguarde.
  • Atenção: Não utilize o mouse nem o teclado enquanto a ferramenta estiver sendo executada, isso pode fazer com que o computador pare.
  • Poderá surgir o aviso que é necessário reiniciar o computador.

NÃO REINICIE!!! O ComboFix reiniciará o computador automaticamente.

  • Quando a ferramenta terminar de rodar, gerará um log (o arquivo C:\ComboFix.txt). Copie e cole o conteúdo desse arquivo na sua próxima resposta.

 

 

 

NÃO utilize a ferramenta por conta própria. É uma ferramenta poderosa criada pra lidar com infecções sofisticadas e caso não a utilize corretamente poderá danificar o seu computador.

  • Existem vários malwares que impedem a execução correta da ferramenta e com isso danificar gravemente o computador. Analistas habilitados a utilizar o ComboFix conhecem esses casos e sabem lidar com estas situações.
  • Muitos dos Analistas não respondem a tópicos em que vejam que o ComboFix foi utilizado sem supervisão.
  • Existem varias ferramentas anti-malware generalistas em que os autores ao elaborarem a programação das mesmas, estão pensando nos usuários finais e para serem usadas sem supervisão. O Combofix não é uma ferramenta desse tipo, e assim sendo e até por respeito ao autor da ferramenta, não utilize sem supervisão.

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Bom dia.

 

Desative temporiariamente seu AntiVirus

  • Segure o botão Ctrl e clique neste link para abrir o ESET Online Scanner em uma nova janela.
  • Clique neste botão: j9Byf.png?1
  • Para navegadores alternativos: (Caso use o Internet Explorer, pule esta etapa)esetsmartinstaller_enu.png
    • Clique em esetsmartinstaller_enu.exe para baixar o ESET Smart Intaller. Salve-o em seu desktop.
    • Duplo clique no ícone em seu desktop.
  • Marque "YES, I accept the Terms of Use."
  • Clique em Start.
  • Aceite qualquer aviso de segurança de seu browser.
  • Em scan settings, marque "Scan Archives" e "Remove found threats"
  • Clique em Advanced settings e marque o seguinte:
    • Scan potentially unwanted applications
    • Scan for potentially unsafe applications
    • Enable Anti-Stealth technology
  • Clique Change e marque também a caixa Computador.
  • Clique em Start.
  • Ele vai atualizar por conta própria, e escanear o computador. Tenha paciência, o processo pode demorar horas.
  • Quando o scan terminar, clique em List of found threats
  • Clique em Export to text file e salve o log na sua área de trabalho.
  • Clique em Back.
  • Clique em Finish.
  • Anexe o conteúdo do log.

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@LMS...,


Para finalizar:
 
# Etapa nº 1 #

 

Vamos desinstalar o ComboFix:
 
Renomeie o combofix.exe para uninstall.exe, clique duas vezes nele e aguarde o programa ser removido.
 

# Etapa nº 2 #
 
Baixe o Delfix by Xplode e salve na sua área de trabalho.

Dê dois cliques no delfix.exe para executá-lo. Marque as caixas conforme imagem.

** Usuários do Windows Vista ou Windows 7 clique com o direito sobre o arquivo delfix.exe, depois clique em execadmin.png.

2mez6ld.png

Clique no botão Executar.

Ao final será gerado um log, mas não é necessário postar.

 

# Etapa nº 3 #

 

Atualize o Java.
 
Atenção: Desinstale TODAS as versões antigas do Java.

  • Feche todos os programas especialmente o seu Navegador (IE, Firefox etc).
  • Acesse o site Java para Windows
  • Clique em 4531602912_e9606174d3_o.gif
  • Na janela que surgir clique em Executar;
  • Siga os procedimentos de instalação.

 
# Etapa nº 4 #
 
<<@>> Instale o CCleaner
 
O CCleaner é um excelente utilitário de limpeza para o computador, que lhe ajudará no desempenho do computador. Faça o download dele aqui CCleaner

  •  

IMPORTANTE: Após a instalação vá até o local onde o programa foi instalado, C:\Arquivos de programas\CCleaner, clique duas vezes na pasta, numa área vazia desta janela, clique com o botão direito do mouse e escolha Novo > pasta e crie uma nova pasta; coloque o nome de backups!

  • Abra o programa e clique em Executar Limpeza;
  • clique no botão Registro > Procurar Erros > Corrigir erro(s) seleciona(s)...

Obs: Não se esqueça de aceitar o backup das correções, e salvá-los nas pasta criada acima!
<<@>> Mantenha sempre seu Windows atualizado; mantenha uma vigilância constante com o firewall e antivírus e por fim, lembre-se que, a melhor forma de prevenir começa pelas nossas atitudes!
 
Abraços. thumbsup.gif

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Feito e resolvido.

 

Muito obrigado por toda a ajuda, Carlos Turco! Parabéns pelo conhecimento e pela iniciativa de ajudar por aqui. 

 

Abraço!

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Problema resolvido!

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com um Analista de Segurança do Fórum solicitando o desbloqueio.

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