Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de duas configurações: AMD e Intel


Ir à solução Resolvido por Édnei Rodrigues,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde pessoal, tudo bem ?

 

 

Seguinte, eu estou bem perdido, pois passei muito tempo longe desse mundo de montagem de micros, como também, sua evolução. Vi que houve uma boa mudança no cenário AMD e Intel. Fiz uma pesquisa analisando alguns tópicos daqui e alguns benchs, porém, não consegui tirar a dúvida em relação ao que realmente interessa: Jogar num micro de bom custo x benefício, sem preocupação com a perda de alguns órgãos por isso.

 

Eu estou pensando um gasto de 2 mil reais, apesar de que penso em comprar uma ou duas peças à vista e o resto em parcelas de 12x. Contudo, se vocês acharem que dá para baixar o gasto, eu agradeço, já que estou sendo obrigado a abrir a carteira ( meu micro* está travando muito e vejo que está na hora de trocar quase tudo)

 

Enfim, eis o que eu compilei:

 

[table]Kingston SSD 2.5´ 120GB V300 SATA III SV300S37A/120G SSD 12 x 26,46 = 317,52
GA-B85M-D3PH LGA 1150 Box placa-mãe 12 x 24,5 = 294
Processador Intel Core i5-4460 3.2GHz (3.4GHz Max Turbo) 6MB LGA 1150 c/ Intel HD Graphics BX80646I54460 12 x 64,7 = 776,4
Memória 8 GB DDR3 Kingston 11 x 31,64 = 348,04
Fonte CX-500W (CP-9020047-WW) 8 x 33,5 = 268
TOTAL R$180,8         R$ 2003,96



GigaByte AMD AM3/AM3+ DDR3 GA-970A-DS3P 12 x 30,82 = 369,84
AMD FX-8320 Vishera 3.5GHz AM3+ Eight-Core FD8320FRHKBOX 12 x 44,83 = 537,96
Kingston SSD 2.5´ 120GB V300 SATA III SV300S37A/120G SSD 12 x 26,46 = 317,52
Memória 8 GB DDR3 Kingston 11 x 31,64 = 348,04
Fonte CX-500W (CP-9020047-WW) 8 x 33,5 = 268
TOTAL R$167,25        R$ 1841,36
[/table]

 

 

 

 

Vejam que eu não adicionei uma placa de video, pois eu já tenho uma. Estou considerando que o meu maior problema é a defasagem do processador e uma placa mãe causadora de travamentos.

 

 

 

Para entenderem minha dor e o motivo deste post, abaixo está minha configuração atual:

 

Micro:

 

Intel® Core™2 Quad Processor Q9400

2 x 4 GB DDR2 1066 MHz

Placa Mãe Asus P5K SE

2 x HD 80 GB IDE (  Samsung e Seagate)

2 x SATA 160 GB ( Western Digital e Samsung)

Fonte Cooler Master 450 W

6 x FAN

DVD ROM Samsung (desativado)

ATI RADEON 6950

 

 

Enfim, aguardo um Help.

 

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa até onde me lembro esses Q9xxx ainda eram bons processadores até, estranho estar "travando" tanto assim.

 

Mas enfim, sobre as opções acima não há dúvidas que o i5 é um processador melhor que os FX 83xx num geral... Único tipo de aplicação que considero esses FX 83xx uma boa opção é em PCs voltados para renderizações/edições/conversões de vídeo pois os 8 núcleos fazem uma boa diferença, tirando isso o i5 sempre será uma melhor opção.

 

Único problema aí em ambas opções é sem dúvida o SSD... Essa coisa aí é horrível, péssima qualidade, péssimo desempenho/velocidade, passe longe disso aí.

http://adrenaline.uol.com.br/forum/armazenamento/508753-kingston-vendendo-gato-por-lebre-ssd-v300-120gb.html

http://www.overclock.net/t/1457629/psa-about-the-kingston-v300-ssd-probable-foul-play-by-kingston

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

http://www.reddit.com/r/buildapc/comments/1ur11x/discussion_psa_about_the_kingston_v300_ssd/

 

SSD hoje em dia com o melhor custo-benefício por aí é o Samsung 840 EVO, que foi sem dúvidas um dos melhores da sua geração e ainda continua sendo um ótimo SSD!

 

Enfim, não entendi o motivo de uma fonte nova (a sua está com problema?) mas irei postar aqui algumas peças que você pode conseguir preço melhorzinho.

 

i5 4440 - 10x65,00 = R$650,00

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-4440-haswell-3-1ghz-6mb-quad-core-box

 

Asus B85 - 12x24,5 = R$294,00

http://www.kabum.com.br/produto/40842/placa-mãe-asus-micro-atx-p-intel-lga-1150-b85m-e-br-c-hdmi-displayport-conector-serial-e-paralela

 

A memória pode manter.

 

A fonte se precisar mesmo trocar pode pegar a CX500 mesmo.

 

E no SSD, sugiro que compre à vista e pegue o Samsung 840 EVO pois ele é infinitamente melhor que a porcariazinha do Kingston V300.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592348606-hd-samsung-ssd-840-evo-120gb-sata-3-6gbs-3gbs-up-to-540-mb-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bah, obrigado pela resposta. Achei bem interessante suas sugestões.

 

Sim, a fonte está com a FAN ferrada ( tive que improvisar uma fan nela). Porém, pensando bem, talvez a mantenha e vejo o que acontecerá com essa config nova.

 

Por que o Core I5 4440 e essa placa mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que o Core I5 4440 e essa placa mãe ?

Custo-benefício! A diferença de um i5 4440 pra um i5 4690 não é perceptível no mundo real, talvez em benchmarks ou aplicações onde o processador é MUITO exigido e mesmo assim seria uma diferença mínima... O que não justifica a diferença de preço de R$200+.

Por isso sempre vale a pena pegar o i5 Haswell mais baratinho mesmo, que nesse caso é o 4440, tenho ele aqui e não há do que reclamar.

 

E o mesmo vale para a placa-mãe, tanto ela quanto a da Gigabyte que você mesmo postou são ótimas opções.  ;) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bah, rápido e rasteiro. Isso aí, perfeito. 

 

Vou levar em consideração esse ponto de interrogação na fonte e guardar essas informações sobre o resto. Devo comprar tudo no início de Dezembro.

 

 

Obrigado pela ajuda! Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que no seu PC antigo o que tem tornado ele tão lento são os HD's. De qualquer maneira você pode pegar a solução Intel que vai ser bem melhor.

Tu estás meio certo. Ontem, eu descobri que o motivo de meus travamentos é um disco SATA, um seagate antigo, muito antigo (5 anos ). Ele deu os doces e ficou claro que meu desespero era causado por esse pobre coitado. Como eu estou segurando os gastos até dezembro, resolvi pegar um notebook antiguinho ( CCE Black One ) e arranquei o disco SATA dele. Fiz uma nova instalação do Windows 7 e, vualá, está funcional o micro. Tá certo que é um disco SATA I e possui 5400 rpm, mas está mais rápido que o anterior.

 

Eu ainda tenho mais 3 discos aqui, 1 sata e 2 IDE. Pretendo me livrar deles em breve com a troca por um SSD como dito aqui no tópico.

 

No mais, vou guardar essa info toda aqui e monitorar os preços das peças. 

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
  • Solução

Retornando aqui...

Com a súbita alta do dólar, acabei me obrigando a  comprar na sexa-feira. Contudo, algumas peças eu não achei, logo, vou colocar como ficou a configuração:

 

 

Fonte 430w 80 Plus Bronze - CMPSU-430CX R$179,89
placa-mãe Intel 1150 GA-B85M-D3PH Sata3 USB 3.0 Gigabyte - R$280,42
Processador Intel 1150 Core I5-4440 3,1Ghz 6MB (4ª Geração) -  R$722,42
SSD Sata3 120GB V300 R Kingston - R$280,42 ( 10x de R$32,99 )
Memória DDR3 4GB 1866MHz HyperX FURY Red HX318C10FR/4 Kingston - R$194,90

Memória Kingston 8gb 1866mhz Hyperx Fury Blue 8 - R$345,6 ( 12 x 28,80 )
Total: 2053,13 (Já com o cálculo do parcelado)
 
 
Acabou saindo mais barato, surpreendemente, diferente que estava em novembro (acabou dando para comprar mais uma memória de 4 GB, já que o total tinha dado 1700 reais). Contudo, eu tenho certeza que as coisas estariam mais caras ainda nas próximas semanas.
 
Eu fiz uns ajustes na Fonte, no SSD e nas memórias. Com 12 GB de RAM é mais do que suficiente e a 430 watts é de bom tamanho, já que não possuo muita coisa pendurada na minha fonte. (eu tenho uma 460 e nem chega na metade do consumo)
 
Acabei comprando quase tudo na OCLOJA, no último minuto. Estava mais barato do que a Kabum (à vista) e acabei até cancelando as compras lá. (Será uma briga conseguir o dinheiro ainda para este mês)
 
Um detalhe, foi difícil achar esse processador, só achei na hardstore e na OCLOJA, já que no mercado livre estava caríssimo, em torno de 850 reais. O SSD também, não havia nada diferente dos kingston (não havia EVO barato) e PNY estava mais caro.
 
Eu não ia comprar uma fonte, contudo, levando em consideração que a minha é Cooler Master 450 watts, com uma FAN cabenga e com 5 anos de vida, pegar uma Corsair com certificado 80 Plus Bronze é uma boa pedida...
 
Outra coisa, eu me arrependo em não pegar uma uma placa mãe com SLI, pois, mexendo nas minhas coisas  antigas, eu tenho uma 9600 GT parada. Podia tentar um SLI com minha HD6950....
 
No mais, agradeço a todos pelo apoio.

@andrighi Lembrei de um detalhe, eu consigo realizar algum tipo de Crossfire ou SLI com minha placa de video ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, é a saída mesmo...Ou torcer para que o dólar caia até o final Março/16  :blush:

 

Com essa config, eu estou prevendo que conseguirei um FPS um pouco mais em jogos como Battlefield 4, Metro 2033: Last Light ( gargalou com meu processador, de acordo com gráficos de desempenho do Windows) e os novos né...

 

Sem contar que meus velhos HD estavam tornando tudo mais lento, com sofríveis 20 MB/s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando aqui...

Com a súbita alta do dólar, acabei me obrigando a  comprar na sexa-feira. Contudo, algumas peças eu não achei, logo, vou colocar como ficou a configuração:

 

 

Fonte 430w 80 Plus Bronze - CMPSU-430CX R$179,89

placa-mãe Intel 1150 GA-B85M-D3PH Sata3 USB 3.0 Gigabyte - R$280,42

Processador Intel 1150 Core I5-4440 3,1Ghz 6MB (4ª Geração) -  R$722,42

SSD Sata3 120GB V300 R Kingston - R$280,42 ( 10x de R$32,99 )

Memória DDR3 4GB 1866MHz HyperX FURY Red HX318C10FR/4 Kingston - R$194,90

Memória Kingston 8gb 1866mhz Hyperx Fury Blue 8 - R$345,6 ( 12 x 28,80 )
Total: 2053,13 (Já com o cálculo do parcelado)
 
 
Acabou saindo mais barato, surpreendemente, diferente que estava em novembro (acabou dando para comprar mais uma memória de 4 GB, já que o total tinha dado 1700 reais). Contudo, eu tenho certeza que as coisas estariam mais caras ainda nas próximas semanas.
 
Eu fiz uns ajustes na Fonte, no SSD e nas memórias. Com 12 GB de RAM é mais do que suficiente e a 430 watts é de bom tamanho, já que não possuo muita coisa pendurada na minha fonte. (eu tenho uma 460 e nem chega na metade do consumo)
 
Acabei comprando quase tudo na OCLOJA, no último minuto. Estava mais barato do que a Kabum (à vista) e acabei até cancelando as compras lá. (Será uma briga conseguir o dinheiro ainda para este mês)
 
Um detalhe, foi difícil achar esse processador, só achei na hardstore e na OCLOJA, já que no mercado livre estava caríssimo, em torno de 850 reais. O SSD também, não havia nada diferente dos kingston (não havia EVO barato) e PNY estava mais caro.
 
Eu não ia comprar uma fonte, contudo, levando em consideração que a minha é Cooler Master 450 watts, com uma FAN cabenga e com 5 anos de vida, pegar uma Corsair com certificado 80 Plus Bronze é uma boa pedida...
 
Outra coisa, eu me arrependo em não pegar uma uma placa mãe com SLI, pois, mexendo nas minhas coisas  antigas, eu tenho uma 9600 GT parada. Podia tentar um SLI com minha HD6950....
 
No mais, agradeço a todos pelo apoio.

@andrighi Lembrei de um detalhe, eu consigo realizar algum tipo de Crossfire ou SLI com minha placa de video ?

Amigo, seria querer saber demais, perguntar em que loja voce adquiriu essas peças?

Achei os preços bons!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, eu tinha fechada a compra na sexta-feira; A placa mãe e a fonte foram na KABUM; Na Hardstore, eu tinha escolhido o processador e o SSD. Somente a memória que eu já definitivamente pago no Mercado Livre.

Contudo, chego aqui no serviço e meu colega (gamer) disse que a OCLOJA estava com excelentes preços para algumas coisas que eu queria. Como a loja é aqui perto, nem frete eu pago!

Com isso, com a economia que eu fiz comprando nesta loja, deu para colocar mais 4 GB de RAM.

 

A vantagem dessa loja realmente está nos preços à vista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma loja com um tempo de casa já. Eles começaram no mercado livre e depois abriram a loja aqui no bairro lindóia. Senão me engano, tem 11 anos já. Comprei com eles umas duas vezes no passado, contudo, eu tinha esquecido da existência dela nas minhas pesquisas ( O search do google muy amigo...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehehe, cometi um erro de amador nessa configuração...

Descobri que a fonta cx430 da Corsair não possui dois cabos PCI-E para a minha HD6950  :ph34r:  :muro:  (_(

 

Contudo, o pessoal da OCLOJA (volto a falar deles, pois nunca lidei com pessoas dispostas a ajudar no mundo da informática) vai trocar numa boa por uma EVGA 600 W ( 100-B1-3600-KR ). É um 80 Bronze e foi bem conceituada no techpowerup: http://www.techpowerup.com/reviews/EVGA/600B/5.html

 

Sairá uns 70 reais mais caro ( R$254,92 ). Contudo, para não esperar por uma nova fonte e na loja havia uma fonte certificada e não muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...