Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
USABR01

Ajuda para programar GLP no microcontrolador

Recommended Posts

Estou usando o microcontrolador pic18f4550 e quero programar o sensor de gás GLP do modelo MQ-2. A lógica de programação está pronta, o problema é que não sei como faço para programar a ajuste de sensibilidade dele (a partir de um determinado número de partículas detectadas pelo sensor ativa o alarme). Este link está o datasheet dele. http://www.seeedstudio.com/depot/datasheet/MQ-2.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nunca vi este treco mas pelo que entendi, pra calibrar, você teria que colocar o cara num ambiente a 1000ppm de gás butano com um resitor típico 20K. E "anotar" na eeprom do mc p.ex. o valor do ad. A partir daí sua resitência (valor do ad) muda de acordo com o tipo de gás que está exposto. Mas isso me parece complicado ou pode nem ser assim.  Sugiro fazer um programinha pra ir "anotando" na eeprom ou apenas mostrando no display o valor lido com algumas concentrações de gás meio que conhecidas. P.ex. coma muita batata doce e "controle o ambiente". rs.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí. Vai precisar de um outro medidor para calibrar, usando como referência a curva LPG da figura 2, que é a curva de resposta ao GLP.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais