Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
WLS.UAM

É possivel ligar Leds Bicolores de 3 terminais em Serie, mantendo apenas 1 cor sempre ligada?

Recommended Posts

É possivel ligar Leds Bicolores de 3 terminais em Serie, mantendo apenas 1 cor sempre ligada?

Bom dia,

Minha duvida é a seguinte, queria ligar Leds Bicolores de 3 terminais, porém como são muitos(16) queria mesclar Serie e Paralelo para diminuir o consumo de corrente, porém quero que fique uma das cores sempre acessas, e a outra cor eu controle qual ira acender e qual ira apagar(Farei isso com um microcontrolador).

Mais na hora de fazer os calculos e tentar montar o "esquema" fiquei na duvida se é possivel e me perdi, pois cada LED compartilha o GND com para as duas cores, então se eu calcular a resistencia para os LED's em serie e deixar todos ligados ok, mais ao acender a outra cor com sua resistencia calculada apenas para o proprio led por compartilharem o GND essa resistencia não ira interferir com a dos led's em serie?

É possivel fazer essa ligação com serie ou teria que ser todos paralelos mesmo?

Apenas resumindo, a ideia é ligar Leds bicolores de forma que uma cor sempre esteja acessa e a outra funcione independentemente.

Grato.LED_1.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não... Não é possível fazer associação em série quando ele tem um terminal em comum para as 2 cores. Se fizer associação em paralelo, ligar 1 resistor em cada LED ao invés de um resistor para os leds em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Triste!  :(

Pois queria reduzir o consumo de Corrente, por isso queria mesclar serie para uma das cores. pois são 16 leds bicolores, ou seja 32*20mA = 640mA

só os Leds, e ainda tem 1 microcontrolador.

E eu estava pensando em usar uma carregador velho de celular que fornece 5V - 450mA.

:(  :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais