Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Tanque (LC)


FelipeZ.

Posts recomendados

Olá caros amigos,

Estou com uma duvida aqui, estava estudando uma possível aplicação do circuito tanque para eu obter uma frequência ou de 1.2Mhz ou de 44Khz, não preciso acionar nada com isso, só preciso que oscile, calcular a indutância e capacitância para obter essas frequências foi fácil..

Mas ai veio em minha mente como eu faria a alimentação desse circuito, no caso pensei em um transistor numa onda PWM ligado em serie com o circuito, mas em que frequência? no caso de eu atingir uma ressonância de 44khz eu precisaria alimentar o circuito com os mesmos 44khz ?

Desculpe se fui um pouco consfuso, mas não estou conseguindo entender aqui, então agradeceria muito se alguém pudesse me dar uma mão..

 

Obrigado

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

realmente ta confuso... pelo pemos pra mim. circuito que oscila em vão? onda série? alimentar com 44khz? Materialize seus pensamentos. Mostre teus circuitos. Mas ó, pra gerar as duas frequências sugiro dois circuitos e uma chave seletora pro caso de querer aplicar o sinal num circuito qualquer pois 44k ta meio longe de 1.2M pra mudar apenas um capacitor p.ex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, não consegui me expressar bem, o circuito vai gerar uma única frequência de ressonância, que seria ou 44kHz ou 1.2MHz. O circuito vai oscilar para abastecer uma célula de eletrólise, que será colocada entre o indutor e o capacitor (no lugar do  r menor) 

)parallel_rlc.jpg

Tendo em vista que a frequência ressonante do circuito tanque vai ser uma das duas citadas acima, o que eu precisava saber é em que frequência deve ser o Vin, ou a alimentação....

Isso tudo é só um experimento para saber como uma célula de eletrolise irá se comportar diante desse cenário. Não sei se isto irá oscilar posto que terá uma célula ali, então se a ideia estiver completamente errada me desculpem...

 

Espero ter deixado mais claro

Origado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ.

 

Nada te impede de gerar a frequência com qualquer tipo de oscilador, até mesmo de onda quadrada tipo um 555, e aplicar a saída dele ao seu circuito tanque sintonizado na mesma frequência, com a sua célula em série com o indutor. Isso é muito pareçido com os famosos amplificadores de RF em classe C.

 

Sugiro começar em 44 Khz pois é bem fácil de gerar com um 555 e voce já pode obter alguns resultados experimentais para ver se a sua ideia está correta.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a frequencia e apenas para colocar na sua celula, nem precisa de circuito tanque depois do 555!

Em ultimo caso se precisar ser senoidal, ai e o que o Paulo disse: um amplificador de RF, transistor e indutor no coletor + um tanque na saida!

So nao confunde, se o tanque for apenas no coletor, na vai ser senoidal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Fala meu amigo, quanto tempo ein ???? Estou voltando devagar...

@FelipeZ.

Se quiser uma saída senoidal, vai ter de utilizar um filtro passa baixa centrado nos 44 Khz, para evitar os harmônicos , caso voce use o tanque no coletor. Do contrário existirão grandes quantidades de harmônicas.

Ou pode também fazer aquele famoso circuito de oscilador por deslocamento de fase usando um transistor e vários RC, e usar um segundo transistor como buffer e colocar o circuito tanque nele. O sinal senoidal terá uma excelente qualidade.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou tentar com os 44khz sozinhos, depois se os resultados forem positivos ai vou implementar um circuito tanque. O objetivo não é obter uma senoide perfeita, porém algo próximo a uma frequência que optimize o processo de eletrolise, que eu acredito que sejam 44khz... Enfim, agora vou para a fase de testes mesmo, se eu obter algum resultado volto a comentar aqui!

 

Obrigado muito pela ajuda amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...