Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual multimetro comprar?


henrique T.
Ir à solução Resolvido por henrique T.,

Posts recomendados

Estou em dúvida entre dois modelos da Minipa, como não sei muito bem sobre as especificações de cada fiquei em duvida entre os dois.

 

Meu uso vai ser para hobby, e medições de temperatura com o termopar.

 

Os modelos são estes: ET-1110A e ET-1400

 

Qual desses dois multímetros é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois são TRUE RMS. Então só por isso os dois já são bons.

 

Mas tecnicamente falando, o modelo ET-1110A tem nível se segurança "CAT II 600V", 300 a mais que a do modelo ET-1400. porém este nível de segurança de nada valerá para você que vai usa-lo como hobby. 

 

Deverá levar em conta também que o modelo ET-1400 possui um "Adaptador opcional MAK-3" para teste de hFE em transistores. Se é opcional é porque o multímetro não tem, então você tem que pagar a mais por este recurso. Deverá avaliar se realmente vale a pena.

 

Eu por exemplo, nunca usei este recurso em multímetro. Olha que trabalho diretamente com eletrônica, medindo transistores.

Para mim teste de hFE em transistores não valeria a pena.

E com relação ao nível de segurança, mesmo eu sendo profissional da área, sempre usei "CAT II 300V". Meu osciloscópio é "CAT II 300V" por exemplo. Meu multímetro é "CAT II 600V" mas não é TRUE RMS por isso custou muito mais barato e tem me servido por alguns anos Também é minipa.

 

Fora isso o modelo ET-1400 ainda vem com uma iluminação.

Pessoalmente eu escolheria o modelo ET-1400 se este estivesse mais barato que o modelo ET-1110A.

 

Veja um tutorial sobre o que são multímetros TRUE RMS. Também observe se nas suas atividades de hobby, você realmente precisará de um TRUE RMS. Lembrando que TRUE RMS serve para mostrar a tensão eficaz de ondas em AC diferentes de senoidais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava vendo no manual que a precisão do ET-1400 com medições no termopar é um pouco melhor que o ET-1110A. Por esse motivo e o que o @albert_emule falou sobre a iluminação que também tem, vou acabar optando pelo ET-1400 mesmo.

 

@Leonardo69 tem algum beneficio a mais o ET-1110A? Por você ter falado que com certeza ele é melhor. Pois se este for melhor revejo e compro este mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...