Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com fonte variável 6A


MSLEXtreme

Posts recomendados

  • Membro VIP

...Estava pensando no circuito de proteção de curto-circuito na saida da fonte..

O circuito que a Isadora Ferraz te sugeriu já tem essa limitação por corrente, que e executada pelo segundo transistor Q1 (o 8050C) e os resistores R3 e R4, amostradores de baixo valor..

Porque fugir daquele tipo de esquemático que e somente umas duzentas vezes melhor que o seu seguidor de 2N3055.. fugir dele é só para piorar tudo

 

Sugestão da Isadora.. São só dois ou três componentes a mais para resolver seu problema de limitação de corrente no transistor de saída.. O LM317 já carrega intrinsecamente proteção contra curto, limitação por corrente e limitação térmica, mas é para ele próprio. Só tens de proteger os transistores  Q1 e Q2

 

Ou queres adotar a filosofia do "porque simplificar se posso complicar???"

LM317-5A.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victhor393 na verdade na alimentação do lm 324 eu coloquei +15V.

 

@faller eu não entendi muito bem como o circuito de proteção funciona, por isso tive a ideia do ampOp. Se puder explicar pra um nub como o circuito de proteção funciona obrigado!

 

 

Obrigado pelas as respostas e feliz ano novo para todos que coisas muito boas aconteçam pra todos vocês!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

@faller eu não entendi muito bem como o circuito de proteção funciona, por isso tive a ideia do ampOp. Se puder explicar pra um nub como o circuito de proteção funciona obrigado!

 

É simples..

Se a corrente de saída (que passa pelos resistores R3 em paralelo com R4) tender a subir muito ela vai criar sobre esse paralelo de resistores cujo equivalente é de 0,11 Ohms, uma tensão ai pelos 0,6 Volts que haverá de fazer conduzir o segundo transistor Q1. Conduzindo esse transistor note que ele vai operar no sentido de bloquear ou diminuir a corrente no 2N3055. Ai vai se dar o equilíbrio da corrente de saída, limitada em tornos dos 0,6/0,11 = 5,45 Amperes..

 

Alterando o valor dos resistores R3 e R4 se pode alterar a corrente limita de saída..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ainda sempre é bom lembrar ... caso use mesmo com baixa tensão, por exemplo 1,5 volts por 5 ampéres, o transistor 2n3055 vai ter de dissipar (18-1,5) x 5 = mais de 80 watts, o que é muito difícil de se conseguir, e nesse caso é melhor utilizar mais de um 2n3055 para dividir toda essa dissipação.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou em alguma coisa mais simples sem transistor ? tem o LT1083 que suporta até 7,5A, é praticamente um LM317 melhorado, só cuide bem da dissipação, esses diodos é meio carinho se quiser pode procurar por 6A6, 6A8, 6A10 entre outros, citei esses pois para min é mais fácil encontrar esses ai.

post-598359-0-58146200-1420123355_thumb.

 

Para mais informações http://www.te1.com.br/2011/08/circuito-fonte-alimentacao-regulada-ajsutavel-lt1083/#axzz3Na4QOvM8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja passou da hora de usarem conversores chaveados não acham? Kkk ter de regular de 1V - 20V com correntes maiores de 0.5A em modo linear é velharia... É coisa antiga... Kkkkkkk

Procurem por step down converter! Pode continuar usando seu trafo de rede mas com a regulagem de modo chaveado..

Sobre a protecao de corrente, deve se por um indutor na saida para atraso, um curto circuito poderá levar o transistor mesmo tendo esse tipo de protecao, que no caso é lenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sobre colocar regulador chaveado "de verdade"... acho que to tendo um dejavu

 

Ta aí uma coisa que eu sempre quis perguntar.

Usando um conversor chaveado, como eu faço um shunt de transístores, tendo em vista que o conversor é alimentado com positivo/negativo e sua saída também sai positivo/negativo?

 

to com preguiça de procurar imagens na net agora ok? então só imagine: sinal pwm na base de um NPN cujo coletor está na base de um PNP cujo emissor é +VCCnr. Claro, é só a essência.

 

Uma evolução é usar mosfet canal p. Uma ainda maior é mosfet canal n (+barato) e um driver no gate que faz a tensão ficar maior que VCCnr pra excitá-lo corretamente

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...