Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thais Cavalcante

Matemática e Programação

Recommended Posts

Futuramente eu quero programar e tenho uma dúvida sobre quais assuntos da Matemática são essenciais para um programador.

Estou estudando para a IMO, mas não quero perder muito tempo em assuntos que serão poucos utilizados na hora de programar. Um dos assuntos que estou negligenciando é Geometria Euclidiana, pois tenho quase certeza que essa matéria é desnecessária para quem quer programar.

Minha pergunta é: quais assuntos matemáticos são essenciais para um programador?

Recentemente comprei dois livros: "Topics in Functional Equations - Titu Andreescu" e "Teoria dos Números: Um passeio com Primos e outros Números Familiares pelo Mundo Inteiro". Também quero saber se usarei assuntos relacionados à equações funcionais e teoria dos números na hora de programar.

Agradeço desde já!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, na verdade, peguemos por exemplo a faculdade de Ciência da Computação. A matemática que eles dão lá é incrível, tu aprende álgebra linear e tudo mais.

Mas, será que aquilo é essencial pra um programador?

Não, não é.

O que eu acho que realmente importa e é imprescindível para um programador é a aritmética (tu obrigatoriamente tem que dominar as quatro operações básicas), tu deve saber como lidar com inteiros e racionais (irracionais também ajudam). Tu tem que saber ler, interpretar, criar, formular e resolver  equações. Dominar regra de três também é bom.

Por mais que Ciência da Computação esteja diretamente ligada com Matemática, só um pouco é exigido indispensavelmente do programador

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post