Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolvimento de um circuito temporizador


Augusto Dutra

Posts recomendados

  • Membro VIP

tipo esse

GRD_41_eco100-300x185.jpg

google - imagens - timer

Mas se for personalizado, sugiro com microcontrolador (óbvio). Uma outra sugestão tipo macgyver é usar um celular velho, programar os alarmes e acionar relés com o sinal do alto falante ou vibracall. Cara!! isso me deu uma ideia pra fazer um alimentador automático pro meu aquário!! Sério! Obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tipo esse

GRD_41_eco100-300x185.jpg

google - imagens - timer

Mas se for personalizado, sugiro com microcontrolador (óbvio). Uma outra sugestão tipo macgyver é usar um celular velho, programar os alarmes e acionar relés com o sinal do alto falante ou vibracall. Cara!! isso me deu uma ideia pra fazer um alimentador automático pro meu aquário!! Sério! Obrigado!!

Tenho um cel. antigo com 5 alarmes que podem ser programados com horários diferentes, pra disparar uma vez, diariamente ou semanalmente.

Também tive uma ideia. Vou gravar 5 tons DTMF diferentes e cada alarme vai tocar um destes tons, que serão identificados por um μCon pra fazer uma tarefa específica.

Poderia programar o μ para isso, mas quero aproveitar o display, teclado e pra bateria que mantêm a hora do cel.

Além do mais posso programar este pra atendimento automático e através de outro cel. acionar um dispositivo a qualquer hora, usando o DTMF do aparelho que estárá comigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Dutra,

Para fazer isto da maneira mais simples possível, voce vai precisar usar um CD4060 como oscilador, e ligar em cascata 3 CD4017 e usar na saida deles 21 diodos conectados 7 a 7 , e a saida referente a hora 24 será ligada ao Reset dos três CD4017.

Se for precisar de tempos precisos, terá de usar um cristal , e terá de usar mais um circuito de divisor de frequência como um Cd4020 ou Cd4024.

Mas se souber programar um pequeno Attiny, um simples programinha faz tudo isto que você quer.....

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, vou desenvolver o circuito utilizando o cd4060 junto com o cd4017 e estarei postando aqui para vocês darem uma olhada, tenho conhecimentos basicos para elaborar o circuito, no entanto vou pesquisar um pouco e ver como interliga-los!


Movido para cá, por se encaixar mais adequadamente ao questionado

 

@Augusto Dutra que conhecimento tens? já viu algum circuito? não seria caso para 3 timeres?

Eu pensei em usar 3 timeres digital em paralelo para acionar, encontrei alguns circuitos mas tive dificuldade para conseguir alterar a saida para poder acionar 3 motores de cada vez, no entanto estou calculando o tempo de vazão de um tubo e a utilização de talvez apenas 1 motor com abertura de acordo com o tempo da vazão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Dutra,

 

Também pode usar os 3 timers, mas todos tem de usar a mesma base de tempo, e fica complicado voce programar a relação ON/OFF de cada um, por exemplo o timer 1 tem de ficar ligado as primeiras 7 horas e desligado as outras 17, o timer dois liga na hora 8 e desliga por 17, e assim vai....

 

Acho que da maneira que eu coloquei, que é cascateando os 3 cd4017, e fazendo a interligação com diodos, você tem um excelente controle , bastando fazer as contas de qual tem de ser a base de tempo para que ocorra uma contagem a cada hora.

 

Mas qualquer dúvida poste que vamos fazendo junto com você ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...