Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
andrefelipecl

Porque um FX Octa-Core está ao pé de i5 quad-core?

Recommended Posts

Olá Pessoal

Estou com a ideia de montar um PC Gamer acima de bom, nada extraordinário. Tenham em mente que a placa-mãe para ambos os casos terá de ser trocada para comportar o processador novo.

Eu pesquisando percebi que um octa-core da AMD fica paralelo ali com i5 da Intel sendo o intel superior ainda. Vi bastante testes e bastante coisas sobre cada processador, mas ainda me falta conhecimento para validar essa afirmativa do i5 quad ser superior a um FX octa. Estou comparando um FX 8350/8320 com uma modelo i5 da quarta geração.

Outra alternativa seriam as APU's da AMD. me interessei pela A10 7850K que tem a possibilidade de um CrossFire com placas da série ATI Readon R7. O que também desconheço sobre essas GPU's e quão boas podem ser. O problema seria perder o poder da APU com uma GPU de série diferente também. Vi muitos vídeos e tal mostrando desempenho satisfatorio em BF3/4 dessas APU's sem placa offboard e com placa também. No caso, entre uma FX e uma APU, o que seria mais relevante?!

Ouvi dizer que as APU's seriam mais voltadas para notes e ultrabooks e por serem uma "novidade" ainda há muito do que se esperar, podendo ser bom ou ruim. Mas que jogos estão se modelando ao formato de APU e tecnologia Mantle da AMD.

Placas AM3+ eu achei bastante escassas de achar uma interessante com 4 slots de memória e uma boa configuração e preço. O que para o socket 1150 já é mais fácil de se encontrar.

Enfim, entre um modelo FX 8 e i5 ou então uma APU, em caso positivo, o que seria melhor e por quê? Porque um i5 quad-core é superior ou equipara a um Fx octa-core?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A resposta simples é: arquiteturas diferentes.

Resumo bem porco disso: o modo como os chips são planejados e como trabalham é bem diferente entre as duas fabricantes, por isso toda a diferença de desempenho que você viu.

O octa da AMD não é beeem assim octa, ele é, a grosso modo, quad com algumas partes dobradas, e a AMD o considera octa por questões de propaganda.

Tem algumas tarefas bem específicas onde o FX se sai tão bem quanto os i7, mas não é seu caso, e tem ainda o consumo de energia bem mais alto nos AMD.

As APUs são uma boa para um computador bom e barato, mas eu ficaria com um i5 e uma VGA "offboard". ;)

Se você quiser explicações mais detalhadas sobre o assunto, consulte a sessão de artigos de processadores do site principal, mas, não acho que isso vai te acrescentar muita coisa, especialmente porque, pra entender bem a resposta pra sua dúvida, você vai ter que ler uma cacetada de artigos sobre o assunto, principalmente estrangeiros, e pra sua dúvida eu acho que vai ser perda de tempo. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais