Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque um FX Octa-Core está ao pé de i5 quad-core?


Posts recomendados

Olá Pessoal

 

Estou com a ideia de montar um PC Gamer acima de bom, nada extraordinário. Tenham em mente que a placa-mãe para ambos os casos terá de ser trocada para comportar o processador novo.

 

Eu pesquisando percebi que um octa-core da AMD fica paralelo ali com i5 da Intel sendo o intel superior ainda. Vi bastante testes e bastante coisas sobre cada processador, mas ainda me falta conhecimento para validar essa afirmativa do i5 quad ser superior a um FX octa. Estou comparando um FX 8350/8320 com uma modelo i5 da quarta geração.

 

Outra alternativa seriam as APU's da AMD. me interessei pela A10 7850K que tem a possibilidade de um CrossFire com placas da série ATI Readon R7. O que também desconheço sobre essas GPU's e quão boas podem ser. O problema seria perder o poder da APU com uma GPU de série diferente também. Vi muitos vídeos e tal mostrando desempenho satisfatorio em BF3/4 dessas APU's sem placa offboard e com placa também. No caso, entre uma FX e uma APU, o que seria mais relevante?!

Ouvi dizer que as APU's seriam mais voltadas para notes e ultrabooks e por serem uma "novidade" ainda há muito do que se esperar, podendo ser bom ou ruim. Mas que jogos estão se modelando ao formato de APU e tecnologia Mantle da AMD.

 

Placas AM3+ eu achei bastante escassas de achar uma interessante com 4 slots de memória e uma boa configuração e preço. O que para o socket 1150 já é mais fácil de se encontrar.

 

Enfim, entre um modelo FX 8 e i5 ou então uma APU, em caso positivo, o que seria melhor e por quê? Porque um i5 quad-core é superior ou equipara a um Fx octa-core?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A resposta simples é: arquiteturas diferentes.

 

Resumo bem porco disso: o modo como os chips são planejados e como trabalham é bem diferente entre as duas fabricantes, por isso toda a diferença de desempenho que você viu.

 

O octa da AMD não é beeem assim octa, ele é, a grosso modo, quad com algumas partes dobradas, e a AMD o considera octa por questões de propaganda.

 

Tem algumas tarefas bem específicas onde o FX se sai tão bem quanto os i7, mas não é seu caso, e tem ainda o consumo de energia bem mais alto nos AMD.

 

As APUs são uma boa para um computador bom e barato, mas eu ficaria com um i5 e uma VGA "offboard". ;)

 

Se você quiser explicações mais detalhadas sobre o assunto, consulte a sessão de artigos de processadores do site principal, mas, não acho que isso vai te acrescentar muita coisa, especialmente porque, pra entender bem a resposta pra sua dúvida, você vai ter que ler uma cacetada de artigos sobre o assunto, principalmente estrangeiros, e pra sua dúvida eu acho que vai ser perda de tempo. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...