Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Quero aprender programação

Recommended Posts

Visitante

Quero aprender programação, mas não sei por onde começar, me dêem uma força ai, é possível que eu consiga pelo smartphone?

Ajuda ai galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@VerdinhoIce, antes de mais nada, você tem de escolher a área em que vai atuar.

Se você quiser programar para desktop, você terá que seguir um caminho, se quiser programar para Web, será outro caminho, e se quiser programar games, será outro caminho.

Se quiser programar para web:

Antes de mais nada, estude redes. Acho que isso é essencial na Web, principalmente se tu for entrar na área back-end, e muitos web devs por aí não sabem quase nada de redes.

Você não precisa ir até o avançado. Somente estude protocolos, o modelo TCP/IP, e o endereço IP. Depois, é sempre bom se aprofundar, mas não será tão importante.

Após ter uma noção básica de redes, aprenda HTML e CSS. Desconsidere o HTML5 e o CSS3. Primeiro, você deve aprender essas duas linguagens de marcação, e só depois verem elas mais aprofundadamente.

Depois, aprenda lógica de programação com JavaScript. Então estude jQuery, AJAX, e outras coisas relativas.

Após isso, acho legal ter noção de design e UX, mesmo que você não vire webdesigner. Leia um pouco de tipografia, UX e cores. Só o básico. Aí, se tu interessar, recomendo que veja mais, pois a área de WebDesign é realmente interessante.

Finalmente, passe para o back-end. Lá, aprenda PHP, e, se tu interessar pela área, veja Ruby, Node-js, e até Python. Digo: se tu interessar pela área, pois talvez você só vire dev front-end, ou seja, lidando apenas com client-side. Mas, caso se interesse por server-side, aprenda PHP, e depois as outras linguagens que te indiquei (Node-js não é bem uma linguagem), e escolha a que você mais lhe simpatiza para usar.

Se quiser programar para desktop:

Se quiser criar programas para computador, primeiro estude lógica de programação com Python (alguns vão indicar que estude lógica com Portugol ou com C; eu discordo, pois, Portugol muito se distancia, é uma linguagem acadêmica, não uma linguagem feita para você construir programas, e C, bem, eu acredito que C é um pouco complexo para ser ensinado como primeira linguagem; já Python não, Python é simples e poderosa (não tanto, mas dá pro gasto) ).

Após isso, aprofunde um pouco com Python se gostar da linguagem, e, se não, aí eu sugiro duas opções:

Tu pode aprender Java ou C#, onde tu desenvolverá aplicativos comerciais e não muito complexos, ou tu pode aprender C/C++ e aí você terá grande liberdade.

Você também pode escolher uma linguagem como Perl ou Delphi, por exemplo

Se você se interessar, posso colocar aqui uma lista de links com alguns sites e livros que ensinam as linguagens e tecnologias das quais mencionei

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

valeu pela a ajuda cara, mas eu tenho mais umas dúvidas, e pra desenvolver jogos e seria possível que eu aprenda pelo smartphone?

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela a ajuda cara, mas eu tenho mais umas dúvidas, e pra desenvolver jogos e seria possível que eu aprenda pelo smartphone?

Tu quis dizer aprender a desenvolver jogos para smartphone com android?  Se sim, nesse caso estude  java e o SDK do android.

Agora  se tu quis perguntar se dá para estudar pelo celular...  sim.. dá.. é ruim mas dá. ele roda até pdf.. portanto seria o mesmo que estudar pelo computador. só que em escala beeem menor de tela :P

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais