Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Quero aprender programação

Recommended Posts

Visitante

Quero aprender programação, mas não sei por onde começar, me dêem uma força ai, é possível que eu consiga pelo smartphone?

Ajuda ai galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@VerdinhoIce, antes de mais nada, você tem de escolher a área em que vai atuar.

 

Se você quiser programar para desktop, você terá que seguir um caminho, se quiser programar para Web, será outro caminho, e se quiser programar games, será outro caminho.

 

Se quiser programar para web:

 

Antes de mais nada, estude redes. Acho que isso é essencial na Web, principalmente se tu for entrar na área back-end, e muitos web devs por aí não sabem quase nada de redes.

 

Você não precisa ir até o avançado. Somente estude protocolos, o modelo TCP/IP, e o endereço IP. Depois, é sempre bom se aprofundar, mas não será tão importante.

 

Após ter uma noção básica de redes, aprenda HTML e CSS. Desconsidere o HTML5 e o CSS3. Primeiro, você deve aprender essas duas linguagens de marcação, e só depois verem elas mais aprofundadamente.

 

Depois, aprenda lógica de programação com JavaScript. Então estude jQuery, AJAX, e outras coisas relativas.

Após isso, acho legal ter noção de design e UX, mesmo que você não vire webdesigner. Leia um pouco de tipografia, UX e cores. Só o básico. Aí, se tu interessar, recomendo que veja mais, pois a área de WebDesign é realmente interessante.

 

Finalmente, passe para o back-end. Lá, aprenda PHP, e, se tu interessar pela área, veja Ruby, Node-js, e até Python. Digo: se tu interessar pela área, pois talvez você só vire dev front-end, ou seja, lidando apenas com client-side. Mas, caso se interesse por server-side, aprenda PHP, e depois as outras linguagens que te indiquei (Node-js não é bem uma linguagem), e escolha a que você mais lhe simpatiza para usar.

 

Se quiser programar para desktop:

 

Se quiser criar programas para computador, primeiro estude lógica de programação com Python (alguns vão indicar que estude lógica com Portugol ou com C; eu discordo, pois, Portugol muito se distancia, é uma linguagem acadêmica, não uma linguagem feita para você construir programas, e C, bem, eu acredito que C é um pouco complexo para ser ensinado como primeira linguagem; já Python não, Python é simples e poderosa (não tanto, mas dá pro gasto) ).

 

Após isso, aprofunde um pouco com Python se gostar da linguagem, e, se não, aí eu sugiro duas opções:

 

Tu pode aprender Java ou C#, onde tu desenvolverá aplicativos comerciais e não muito complexos, ou tu pode aprender C/C++ e aí você terá grande liberdade.

 

Você também pode escolher uma linguagem como Perl ou Delphi, por exemplo

 

Se você se interessar, posso colocar aqui uma lista de links com alguns sites e livros que ensinam as linguagens e tecnologias das quais mencionei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

    valeu pela a ajuda cara, mas eu tenho mais umas dúvidas, e pra desenvolver jogos e seria possível que eu aprenda pelo smartphone?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    valeu pela a ajuda cara, mas eu tenho mais umas dúvidas, e pra desenvolver jogos e seria possível que eu aprenda pelo smartphone?

    Tu quis dizer aprender a desenvolver jogos para smartphone com android?  Se sim, nesse caso estude  java e o SDK do android.

     

    Agora  se tu quis perguntar se dá para estudar pelo celular...  sim.. dá.. é ruim mas dá. ele roda até pdf.. portanto seria o mesmo que estudar pelo computador. só que em escala beeem menor de tela :P

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar agora





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×