Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando osciloscópio com pc - Quem montou e deu certo


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

boa noite povo... é esse mesmo o drama

 

Mas alguém que fez, e ficou bom

 

Detalhe importante, meu apartamento não tem aterramento se isso for crítico.

 

Posso usar a saída serial, usb, e acho que até lpt... não, não tem

7av458ipv3Ba2Nc8_500.jpg

 

pergunto-lhes, tem como? é possível?

 

Ah... teria ainda o barramento IDE e floppy, que não estou usando

 

 

Meu uso será hobby, claro, terei de fazer mais cursos sobre uso do osciloscópio, mas enfim...

 

 

Alguém já se aventurou nessa e conseguiu "coisa boa'?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osciloscópio de placa de som - horrível, praticamente inútil (+/- 1V na entrada no máximo, acoplamento AC, ou seja, não dá para medir DC), banda extremamente limitada (se seu som for bom, no máximo 192 KSa/s de taxa de amostragem, ou seja, capaz de medir no máximo uma senoide de 96 KHz. O limite "prático" é bem menor, a não ser que você só esteja observando senoides), basicamente funciona para áudio e só... (claro)

Osciloscópio USB - se prepare para gastar muito dinheiro. Dá para comprar uns bons, eles possuem algumas vantagens sobre osciloscópios dedicados, como capturas extremamente longas, capacidade de processamento de dados muito maior (já que você pode analisar as amostras em tempo real, e não como num osciloscópio dedicado ligado por USB ou Ethernet, em que você pode apenas baixar capturas realizadas pelo osciloscópio), dá para encontrar alguns com ADCs de 12, 14, 16 bits (a maioria dos osciloscópios dedicados usam 8 bits)...

Agora, se você não estiver disposto a gastar... é bom que você tenha conhecimento da frase "você leva o que você paga". Eu tenho um Hantek 6022BE que comprei por uns $90. Simplesmente horrível, muito ruidoso, não tem acoplamento AC (esqueça medir ripple de fonte com ele), taxa de amostragem de parcos 48 MSa/s (qualquer osciloscópio digital low-end hoje tem pelo menos 1 GSa/s), software com interface extremamente horrível e confusa. Muito melhor usar um osciloscópio analógico e tirar foto da tela do que usar esses osciloscópios USB low-end lixo. Talvez eles sejam até interessantes como ferramentas de aquisição de dados, e só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu iria montar um usando o pc.. eu vi alguns circuitos via LPT mas não tenho essa entrada no sistema, e não vou comer uma pci adaptando uma.....

 

que coisa, achei que daria para pelo menos medir alguma AC, ou algo do genero

 

e a questão do aterramento é imprescindível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...