Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caneta zumbidora


Posts recomendados

  • Membro VIP

Caneta zumbidora... termo estranho...e num é que existe mesmo?!

 

o amiguinho deve estar se referindo a isso:

zumbidor-spartec-500ghi-gerador-tom-c-po

cuja função (segundo o m.l.) é:

"O localizador de cabos tem como principal função localizar e rastrear fios e cabos dentro de um grupo de condutores sem que haja a necessidade danificar a capa ou isolamento  de proteção dos fios.

       Este aparelho auxilia ao técnico/instalador a realizar a manutenção de linha telefônicas ou rede local, mostrando-se muito eficiente no reparo de redes Telecom ou na execução de novas instalações identificando facilmente os condutores na estrutura.

O localizador é composto de um emissor (gerador de tom GTS 500) e um  receptor (ponteira GHI 500)

2- FUNCÕES

2.1 –   Análise de continuidade de fios e cabos

2.2 –   Rastreamento de fios e cabos

2.3 –  Identificação do estado da linha (on-line / off-line)"

 

De fato nunca vi este aparelho mais gordo mas me fez lembrar do seu irmão mais magro e muito mais velho que (já) era o "injetor de sinais" que tive a oportunidade de possuir um. Saudade...

 

Bom, não faço ideia como este trem opera mas tenho uma teoria: ele emite um sinal num fio e deseja recebê-lo de volta. SImples assim. Ou mais ou menos...um gerador de tom,  um amplificador para aplicar o sinal... Do outro lado, deve ter um amplificador sensível com filtros sei-lá  para receber e "mostrar" num alto falante. Talvez leds colaborando...Seilá. Sei lá se isso serviu como guia. Só sei que nada sei. Enfim...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Já tive um bem pareçido .... Isso na Santa ifigênia custa uma bagatela, nem vale a pena montar, mas como aprendizado vale....

É um geradorzinho de 1 Khz com saída em bem baixa impedância, e um amplificador de áudio de altíssima impedância e altíssimo ganho, o qual permite acoplamento capacitivo através da "capa" do fio.... Funciona bem, quando voce testa a continuidade o sinal é transferido perfeitamente e aparece alto e claro no alto- falante; quando voce coloca a ponta na capa do fio correto, o sinal de áudio aparece, mais fraco claro, mas perfeitamente audível; e quando voce coloca na capa do fio errado, voce não escuta nada...

O truque é acertar a tal "alta impedância de entrada", tem de ser um valor ajustado na prática da montagem. Senão fica muito sensivel ou pouco sensível.

E inventaram um "sensor de linha ativa" , que nada mais é do que uma ponte de 4 diodos retificando a tensão na entrada do conector RJ11 de telefonia; se tiver uma tensão alta, por exemplo acima de 40 volts, um transistor conduz e faz acender o Led.

Até ajuda um pouco, mas o ideal seria usar um Led Bicolor, e fazer dois circuitos, assim caso a tensão seja abaixo de 1 volt nenhum dos Leda acende, significando que não tem tensão na linha e protanto tem algum erro; caso a tensão esteja entre 1 e 10 Volts acende um dos Leds, indicando que a linha está em uso ( algum telefone sendo usado ), e caso a tensão esteja acima de 40 volts significa que a linha está boa e não tem nenhum telefone em uso.

Não me lembro exatamente as tensões limites da norma de telefonia, mas os valores que coloquei são bem funcionais na prática.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...