Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ronaldo Fauth

Caneta zumbidora

Recommended Posts

Caneta zumbidora... termo estranho...e num é que existe mesmo?!

o amiguinho deve estar se referindo a isso:

zumbidor-spartec-500ghi-gerador-tom-c-po

cuja função (segundo o m.l.) é:

"O localizador de cabos tem como principal função localizar e rastrear fios e cabos dentro de um grupo de condutores sem que haja a necessidade danificar a capa ou isolamento  de proteção dos fios.

Este aparelho auxilia ao técnico/instalador a realizar a manutenção de linha telefônicas ou rede local, mostrando-se muito eficiente no reparo de redes Telecom ou na execução de novas instalações identificando facilmente os condutores na estrutura.

O localizador é composto de um emissor (gerador de tom GTS 500) e um  receptor (ponteira GHI 500)

2- FUNCÕES

2.1 –   Análise de continuidade de fios e cabos

2.2 –   Rastreamento de fios e cabos

2.3 –  Identificação do estado da linha (on-line / off-line)"

De fato nunca vi este aparelho mais gordo mas me fez lembrar do seu irmão mais magro e muito mais velho que (já) era o "injetor de sinais" que tive a oportunidade de possuir um. Saudade...

Bom, não faço ideia como este trem opera mas tenho uma teoria: ele emite um sinal num fio e deseja recebê-lo de volta. SImples assim. Ou mais ou menos...um gerador de tom,  um amplificador para aplicar o sinal... Do outro lado, deve ter um amplificador sensível com filtros sei-lá  para receber e "mostrar" num alto falante. Talvez leds colaborando...Seilá. Sei lá se isso serviu como guia. Só sei que nada sei. Enfim...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive um bem pareçido .... Isso na Santa ifigênia custa uma bagatela, nem vale a pena montar, mas como aprendizado vale....

É um geradorzinho de 1 Khz com saída em bem baixa impedância, e um amplificador de áudio de altíssima impedância e altíssimo ganho, o qual permite acoplamento capacitivo através da "capa" do fio.... Funciona bem, quando voce testa a continuidade o sinal é transferido perfeitamente e aparece alto e claro no alto- falante; quando voce coloca a ponta na capa do fio correto, o sinal de áudio aparece, mais fraco claro, mas perfeitamente audível; e quando voce coloca na capa do fio errado, voce não escuta nada...

O truque é acertar a tal "alta impedância de entrada", tem de ser um valor ajustado na prática da montagem. Senão fica muito sensivel ou pouco sensível.

E inventaram um "sensor de linha ativa" , que nada mais é do que uma ponte de 4 diodos retificando a tensão na entrada do conector RJ11 de telefonia; se tiver uma tensão alta, por exemplo acima de 40 volts, um transistor conduz e faz acender o Led.

Até ajuda um pouco, mas o ideal seria usar um Led Bicolor, e fazer dois circuitos, assim caso a tensão seja abaixo de 1 volt nenhum dos Leda acende, significando que não tem tensão na linha e protanto tem algum erro; caso a tensão esteja entre 1 e 10 Volts acende um dos Leds, indicando que a linha está em uso ( algum telefone sendo usado ), e caso a tensão esteja acima de 40 volts significa que a linha está boa e não tem nenhum telefone em uso.

Não me lembro exatamente as tensões limites da norma de telefonia, mas os valores que coloquei são bem funcionais na prática.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais