Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida alimentação com bateria de 9v em motor dc


guibushido

Posts recomendados

Estou com uma dúvida em relação a alimentação externa em um arduino controlando um motor dc para um projeto de carrinho de controle remoto. Acontece que estou alimentando o circuito com bateria de 9v que vai para um regulador de tensão 5v, que tem sua saída indo para o arduino e para o motor. A tensão de trabalho do motor é 5v. O circuito é simples, funciona a medida que eu mando um sinal infravermelho pra um receptor, o arduino faz ligar o motor. O problema é que com a alimentação da bateria de 9v eu consigo ligar o motor pelo controle somente durante uns 3 minutos no máximo com a bateria inteiramente carregada, depois de um tempo o arduino n consegue mais fazer o motor girar e ele começa a travar nos comandos, até não querer mais girar de vez. Minha dúvida é , a bateria de 9v dura tão pouco tempo assim pra essa aplicação ? o que eu poderia fazer para prolongar o tempo de funcionamento? Isso tem relação com a corrente elétrica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibushido,

Sim, uma bateria de 9 Volts não tem uma grande capacidade de corrente, sendo bem menor do que as pilhas tipo palito "AAA" .

Um motor consome uma corrente bem maior do que um simples Led, o que faz com que a bateria diminua a tensão entregue de maneira bem acentuada.

E o fato de voce usar um regulador externo de 5 Volts complica mais, pois quando a tensão da bateria cai abaixo de 7 volts faz com que o regulador não entregue mais 5 Volts, por exemplo com 6.5 Volts na entrada a tensão na saída do regulador é pouco maior do que 4.6 Volts, e isso começa a ser insuficiente para fazer o motor rodar.

Minha sugestão é voce alimentar o seu motor a partir de um soquete para 4 pilhas AAA, e usar um diodo tipo 1N4001 em série entre a bateria e o motor, voce vai conseguir fazer tudo funcionar por um tempo bem maior...

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...