Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
guibushido

Dúvida alimentação com bateria de 9v em motor dc

Recommended Posts

Estou com uma dúvida em relação a alimentação externa em um arduino controlando um motor dc para um projeto de carrinho de controle remoto. Acontece que estou alimentando o circuito com bateria de 9v que vai para um regulador de tensão 5v, que tem sua saída indo para o arduino e para o motor. A tensão de trabalho do motor é 5v. O circuito é simples, funciona a medida que eu mando um sinal infravermelho pra um receptor, o arduino faz ligar o motor. O problema é que com a alimentação da bateria de 9v eu consigo ligar o motor pelo controle somente durante uns 3 minutos no máximo com a bateria inteiramente carregada, depois de um tempo o arduino n consegue mais fazer o motor girar e ele começa a travar nos comandos, até não querer mais girar de vez. Minha dúvida é , a bateria de 9v dura tão pouco tempo assim pra essa aplicação ? o que eu poderia fazer para prolongar o tempo de funcionamento? Isso tem relação com a corrente elétrica? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@guibushido,

Sim, uma bateria de 9 Volts não tem uma grande capacidade de corrente, sendo bem menor do que as pilhas tipo palito "AAA" .

Um motor consome uma corrente bem maior do que um simples Led, o que faz com que a bateria diminua a tensão entregue de maneira bem acentuada.

E o fato de voce usar um regulador externo de 5 Volts complica mais, pois quando a tensão da bateria cai abaixo de 7 volts faz com que o regulador não entregue mais 5 Volts, por exemplo com 6.5 Volts na entrada a tensão na saída do regulador é pouco maior do que 4.6 Volts, e isso começa a ser insuficiente para fazer o motor rodar.

Minha sugestão é voce alimentar o seu motor a partir de um soquete para 4 pilhas AAA, e usar um diodo tipo 1N4001 em série entre a bateria e o motor, voce vai conseguir fazer tudo funcionar por um tempo bem maior...

Paulo

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi a explicação, agradeço. Só uma duvida , o diodo que você pediu para inserir seria no caso pra qual função ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O diodo vai derrubar a tensão de 6V para aprox. 5,4V. Ligue o ânodo no + do conjunto de 4 pilhas de 1,5V e a saída será no cátodo (lista branca do 1N4001 a 1N4007), onde vai para o + do motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×