Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador para motor


Icebreacker

Posts recomendados

Boa noite amigos.

 

Estou com uma ideia, fácil mas não estou vendo como fazer.

 

Eu tenho em meu campo de cultivo, um poço de água, com um motor de extração. Sempre que preciso, eu vou lá, ligo ele e quando vou embora ou quando acabo o trabalho eu desligo. 

 

Então andei pensando num circuito para, ao ligar, depois desligasse sozinho, uns 15, 20 minutos depois. O condutor para interromper o funcionamento do motor é de baixa corrente, a bateria de funcionamento é de 24v. Eu pensei num NE555. Pensei mal? Mas eu queria que depois que desligasse ele só voltasse a ligar quando apertasse um botão. Alguem dá uma dica?

 

Muito obrigado

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Campo de cultivo" gostei da junção das palavras... sei lá porquê.

555 até que dá mas....

indo na  contramão da proposta do forum eu recomendo um timer simples destes mecânicos mesmo. p.ex destes de tanquinho. Sua aplicação é muito simples pra rebuscar muito. Algo menos simples seria você encher e manter uma caixa dágua. Mesmo assim uma boia eletrica simples resolveria

 

Bom 24V é baixa tensão mas dependendo do motor não é tão baixa corrente assim (se me entende). Mesmo assim insisto no timer. Bem, pra esta aplicação, eu usaria....

sucessos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com automação e poderia te indicar uma solução melhor e mais barata dependendo do uso dessa bomba d'agua.

Para isso precisava saber:

Potencia do motor

Se ele é monofásico ou trifásico

Para que você usa exatamente essa bomba (para encher uma caixa, para irrigação, para lavagem de frutas, hortaliças ou galpões.

 

Eu também, indo contra essa seção de eletrônica do forum te aconselho a automação, é mais prático e confiável.

Existem varias soluções para o que você quer fazer, basta eu saber o que exatamente você faz com essa bomba.

 

Sem saber o que você faz com essa bomba eu já posso te indicar de cara um rele temporizador.

Quando acionar a bomba, ele também será acionado e começa a contar o tempo ajustado, dado esse tempo ele desliga o quadro de comando ou contator e aguarda novo acionamento.

 

abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas.

 

 

"Campo de cultivo" gostei da junção das palavras... sei lá porquê.

 

Acho que entendi você. Eu fui específico porque sou de Portugal e talvez vocês não entendessem, sei lá... :)

Eu adaptei um motor de automovel para puxar água do poço, e o campo é grande. A água é para irrigação. Pode ser meio "maluco" utilizar um motor de um automovel, mas tinha que dar uso ao meu carro antigo :)

 

Não tinha pensado em um relé temporizador amigo cesardelta1, não conheço muito bem a área de automação, embora ja tenha tido manuseado uns reles num cursinho que tirei.. Mas é um bom começo para me adaptar a eles. 

 

O motor é de 1200cv, uns 800kW se não estou em erro, só que não usa isso tudo pois ele apenas trabalha no relanti (espero que seja a mesma palavra no Brasil). Ou seja, preciso apenas que a ignição se desligue depois de um tempo. 

 

Espero que tenha sido explicito.

 

Mais uma vez muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem muitos modelos.

http://pt.aliexpress.com/w/wholesale-mechanical-timer-switch.html

Não vai ser difícil achar aí em lojas de material elétrico.

Ele desligará no tempo programado na chave rotativa e só volta a ligar quando girar a chave novamente.

Praticamente todas as máquinas de lavar tem um deste tipo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tu possuías um carrão! 1200cv é um motor bem forte. O amigo@ complementou bem minhas letras pois desconheço se "tanquinho" é uma máquina comum em seu país. Desligar a ignição a princípio basta ligar tal relé em série com os fios da bobina.

Se desejares, compartilha fotos de teu projeto. De teus campos se tiveres links, posta-os! (apesar de sujeito a edição da moderação por não se tratar de eletrônicos. Arrisque-se. rs)

Desejo sucessos com vossos cultivos e culturas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se é um motor a combustão então basta fazer como @Isadora Ferraz disse,

compre um rele 24v com escala em Minutos, alimente-o com 24v (A1 e A2) e ligue os bornes comum e NA  (geralmente 15 e 18) em série com a alimentação da bobina do motor.

 

O rele é esse:

rele-de-tempo-temporizador-de-1-seg-weg-

Desculpe não postar antes, mas não tive tempo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...