Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mae para I7 4790 (Locked)


Posts recomendados

Galera Boa Tarde,

 

Primeiramente queria pedir desculpas se ja tem isso em algum outro topico, sinceramente eu procurei e nao consegui responder todas as minhas perguntas, certeza que deve ter em algum lugar, mas eu procurei e não tive respostas ao certo. Bem meu computador hoje é da seguinte configuração:

 

Processador: AMD FX8350 4.0 GHz

placa-mãe: Asus Crosshair V Formula Z

Memoria: G.SKill Ripjaws X 16GB (2X8GB) DDR3 1866Mhz

Fonte: OCZ Fatality 750w

Placa de Vide: EVGA GeForce GTX660SC, 3GB, DDR5

Gabinete: Xpredator White AeroCool

HD: 1Tera seagate

 

Duvida:

 

Galera gostaria de trocar AMD por Intel, não estou muito satisfeito e vejo o desempenho de alguns amigos meus em relação ao I7 e gostaria de adquirir um tambem, porém pra isso a placa-mãe tambem tem que ser trocada :mellow: . Bem as perguntas são:

 

-Qual a melhor placa-mãe para o I7 4790(Locked)? Não pretendo fazer overclock e fiquei sabendo que o I7 4790K é somente para overclock.

 

-O i7 4790 tem 3.6ghz e o 4790K tem 4.0, mesmo rodando sem overclock seria melhor o I7 4790k por ter mais Ghz?

 

-O pc é totalmente gamer, então um I5 seria mais viavel doque o I7?

 

-Minhas memorias sao 1866 e no site da intel vi que os processadores só reconhecem 1333 e 1600 mhz, terei problemas? Ou nada a ver?

 

-Minha fonta aguenta de boa a troca? Peloq ue fiquei sabendo os processadores da Intel usam menos força do que os AMD mas nao sei pela placa-mãe.

 

PS: Não irei fazer overclock, e pretendo fazer sli futuramente.

 

Obrigado pela atenção de todos, ;)

 

Att, ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez a diferença que você esteja sentindo para os seus amigos esteja na sua VGA, que já não é tão forte assim. Não tem como o FX-8350 dar gargalo nela. Melhor trocar de VGA, não acha?

Boa Tarde Contiusa,

 

então na verdade nao creio que seja isso, porque um tem uma GTX 550 TI, mas é mais a vontade mesmo de trocar, quero um intel mesmo, o Vishera é bom mas prefiro intel sempre tive intel, esse FX 8350 foi meu primeiro AMD e gostaria de voltar para Intel.

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer gastar no i7, compre uma placa-mãe H97 da ASUS ou Gigabyte, mas eu recomendo o i7-4790K. Mesmo que não vá fazer over nele, ele foi otimizado para performance é o clock base é 4.0Ghz e o turbo 4.4Ghz. Ele é bem mais forte que o i7-4790 e custa 100 reais a mais. Esquenta menos também. Foi um jabá da Intel para os entusiastas.

 

Se você tem algum amigo com processador Haswell antigo e que se disponha a audar, pode comprar uma H81 ou B85 e fazer o upgrade de BIOS para o i7-4790K. Só veja antes de comprar se a placa-mãe dá suporte para o i7-4790K, pois não são todas. Pode arriscar comprar uma H81 ou B85 e fazer o upgrade de BIOS com o próprio i7-4790K, mas não acho aconselhável, pois o micro vai estar instável. Se der pau no meio, você perde a placa-mãe. Ou pelo menos perdia. Não sei como é hoje em dia com o dual BIOS.

 

Separe uma grana para um cooler Hyper 212X.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer gastar no i7, compre uma placa-mãe H97 da ASUS ou Gigabyte, mas eu recomendo o i7-4790K. Mesmo que não vá fazer over nele, ele foi otimizado para performance é o clock base é 4.0Ghz e o turbo 4.4Ghz. Ele é bem mais forte que o i7-4790 e custa 100 reais a mais. Esquenta menos também. Foi um jabá da Intel para os entusiastas.

 

Se você tem algum amigo com processador Haswell antigo e que se disponha a audar, pode comprar uma H81 ou B85 e fazer o upgrade de BIOS para o i7-4790K. Só veja antes de comprar se a placa-mãe dá suporte para o i7-4790K, pois não são todas. Pode arriscar comprar uma H81 ou B85 e fazer o upgrade de BIOS com o próprio i7-4790K, mas não acho aconselhável, pois o micro vai estar instável. Se der pau no meio, você perde a placa-mãe. Ou pelo menos perdia. Não sei como é hoje em dia com o dual BIOS.

 

Separe uma grana para um cooler Hyper 212X.

Pow, Contiusa valeu mesmo cara,

 

então vou pegar o I7 4790k mesmo, ja comprei um H100i pra usar com ele e a placa-mãe estava pensando em pegar uma Z97, mas acho que nao tem necessidade né?

Bem dei uma pesquisada aqui, a difenrença entre as duas mesmo seria que a Z97 aceitar Overclock e SLI ja a H97 não, futuramente pretendo fazer SLI, então acho que vou de Z97! Só tenho mais uma pergunta, minhas memorias são 1866mhz OC, porém no site da intel o I7 só aceita até 1600 mhz, terei problemas em usar os 1866? Hoje na minha Crosshair uso os 1866.

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow, Contiusa valeu mesmo cara,

 

então vou pegar o I7 4790k mesmo, ja comprei um H100i pra usar com ele e a placa-mãe estava pensando em pegar uma Z97, mas acho que nao tem necessidade né?

Bem dei uma pesquisada aqui, a difenrença entre as duas mesmo seria que a Z97 aceitar Overclock e SLI ja a H97 não, futuramente pretendo fazer SLI, então acho que vou de Z97! Só tenho mais uma pergunta, minhas memorias são 1866mhz OC, porém no site da intel o I7 só aceita até 1600 mhz, terei problemas em usar os 1866? Hoje na minha Crosshair uso os 1866.

 

att,

 

É melhor mesmo comprar a Z97, até porque a diferença de preço não costuma ser muita coisa. A memória não tem problema. Se ela for boa, o próprio BIOS vai fazer o downclock automático para 1600Mhz. Em alguns casos você tem que setar manualmente, mas acredito que vá ser automático.

 

Você não precisa do H100i para rodar nenhum processador do mercado em stock. Ele é grande, complicado de usar, faz mais barulho e às vezes dá problemas de vazamento (fritar a placa-mãe ou a VGA). Outro dia mesmo teve um membro aqui do fórum com o H100 dele vazando água em cima da VGA. Sorte dele que não fritou a VGA.

 

O ideal seria trocar o produto por um EVGA ACX, que custa a metade do preço e é igual a um H80 (já um exagero para rodar uma CPU em stock). Cooler muito bonito e potente: 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor mesmo comprar a Z97, até porque a diferença de preço não costuma ser muita coisa. A memória não tem problema. Se ela for boa, o próprio BIOS vai fazer o downclock automático para 1600Mhz. Em alguns casos você tem que setar manualmente, mas acredito que vá ser automático.

 

Você não precisa do H100i para rodar nenhum processador do mercado em stock. Ele é grande, complicado de usar, faz mais barulho e às vezes dá problemas de vazamento (fritar a placa-mãe ou a VGA). Outro dia mesmo teve um membro aqui do fórum com o H100 dele vazando água em cima da VGA. Sorte dele que não fritou a VGA.

 

O ideal seria trocar o produto por um EVGA ACX, que custa a metade do preço e é igual a um H80 (já um exagero para rodar uma CPU em stock). Cooler muito bonito e potente: 

Poxa legal brooow,

 

então vou fazer isso mesmo, vou deixa o H100 de lado e vou de Hyper 212x...Mas a questao da minha memoria é 2x8 GB G.Skill Ripjaws 1866mhz...então o Intel nao vai reconhecer os 1866mhz né? Fica limitado em 1600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ísso é limite do controlador de memória da Intel, pois os Ivy Bridge e os Haswell rodam nativamente com memória a 1600Mhz. O Sandy Bridge ainda era com 1333Mhz. Não tem o que fazer. A não ser que faça over de memória, mas nem sei se vale a pena. De qualquer forma, o i7-4790K é tão animal que você não precisa fazer over na memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ísso é limite do controlador de memória da Intel, pois os Ivy Bridge e os Haswell rodam nativamente com memória a 1600Mhz. O Sandy Bridge ainda era com 1333Mhz. Não tem o que fazer. A não ser que faça over de memória, mas nem sei se vale a pena. De qualquer forma, o i7-4790K é tão animal que você não precisa fazer over na memória.

Hummm entendi,

 

A fecho então contiusa, brigadao pela explicação tiro todas as minhas duvidas. Valeeuuu grande =D!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, gastando essa grana toda, a configuração pede um SSD, não? Está desbalanceado. O HD vai dar um gargalo forte em várias operações, como boot, instalação de programas, abrir programas, carregar o browser de internet, fazer atualizações (demoram uma eternidade), carregar as missões dos jogos, etc, etc. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, gastando essa grana toda, a configuração pede um SSD, não? Está desbalanceado. O HD vai dar um gargalo forte em várias operações, como boot, instalação de programas, abrir programas, carregar o browser de internet, fazer atualizações (demoram uma eternidade), carregar as missões dos jogos, etc, etc. 

Siiim siiim, o SSD vai ser essencial, vou comprar tambem, porém ia pegar um de 120 GB, ai nele eu só instalo o Windows né? mas os jogos irei instalar no meu de 1 tera, ou tenho que instalar os jogos no hd ssd pra ter o desempenho?

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siiim siiim, o SSD vai ser essencial, vou comprar tambem, porém ia pegar um de 120 GB, ai nele eu só instalo o Windows né? mas os jogos irei instalar no meu de 1 tera, ou tenho que instalar os jogos no hd ssd pra ter o desempenho?

 

att,

 

Os jogos precisa instalar no SSD também, senão as missões vão carregar com a velocidade normal de HD, que é baixa. Durante o jogo o SSD não influencia, mas para carregar as missões faz uma diferença, sim. Em alguns casos o SSD previne micro stutter.

 

Mas você pode colocar só os jogos principais no SSD. Dependendo dos programas que você usa, talvez dê para instalar todos os jogos em um SSD de 128GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os jogos precisa instalar no SSD também, senão as missões vão carregar com a velocidade normal de HD, que é baixa. Durante o jogo o SSD não influencia, mas para carregar as missões faz uma diferença, sim. Em alguns casos o SSD previne micro stutter.

 

Mas você pode colocar só os jogos principais no SSD. Dependendo dos programas que você usa, talvez dê para instalar todos os jogos em um SSD de 128GB.

 

Entendiiii, perfeito irei fazer isso então, da sim pra isntalar nao tenho MUITOS jogos...AAAA Contiusa aproveitando um pouquinho sua experiencia, cara tem um amigo meu que montou um pc recentemente com um Core i7 4790K, e a placa-mãe é uma Z97 UD3H da Gigabyte, porém o processador dele esta esquentando muito porque o I7 dele esta rodando a 4400, creio que é por causa do TurboBoost correto? porém nao foi mexido em nada na BIOS, verificamos esta tudo Auto, e tal, como vem de Fabrica, e ele ainda nao tem grana pra investir num cooler bom pra segurar os 4400 GHZ, ele queria que rodase por enquanto nos 4.0, como eu faço pra solucionar isso? E qual opções de coolers você o recomendaria comprar pra futuramente usar o TurboBoost?

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não é para rodar sempre a 4.4Ghz. Se fica travado sempre nos 4.4, alguma coisa está errada. O setup do Windows para "desempenho" costuma bagunçar o clock do processador. O correto é deixar em "equilibrado". 

 

Caso contrário, se o clock escalona de acordo com o uso, o que ele pode fazer é tirar a pasta térmica que vem pré-aplicada e colocar uma decente, tipo DeepCool ou MX4. O famoso "pingo" de pasta térmica. Vai baixar um pouco. A questão é, para pagar 30 reais em uma pasta térmica, melhor juntar e comprar o cooler de uma vez. Ou então pedir a pasta emprestada de um amigo. O recomendado é só um pingo.

 

Pode também desabilitar o turbo no BIOS (tem que ver onde é). Mas ele vai ficar rodando sempre a 4Ghz, o que pode esquentar mais do que com o turbo, que só chega aos 4.4 quando preciso. Em tarefas normais ele fica bem abaixo.

 

Um cooler barato para ele pode ser um Cooler Master TX3. Acho que custa uns 70 reais na Pichau.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não é para rodar sempre a 4.4Ghz. Se fica travado sempre nos 4.4, alguma coisa está errada. O setup do Windows para "desempenho" costuma bagunçar o clock do processador. O correto é deixar em "equilibrado". 

 

Caso contrário, se o clock escalona de acordo com o uso, o que ele pode fazer é tirar a pasta térmica que vem pré-aplicada e colocar uma decente, tipo DeepCool ou MX4. O famoso "pingo" de pasta térmica. Vai baixar um pouco. A questão é, para pagar 30 reais em uma pasta térmica, melhor juntar e comprar o cooler de uma vez. Ou então pedir a pasta emprestada de um amigo. O recomendado é só um pingo.

 

Pode também desabilitar o turbo no BIOS (tem que ver onde é). Mas ele vai ficar rodando sempre a 4Ghz, o que pode esquentar mais do que com o turbo, que só chega aos 4.4 quando preciso. Em tarefas normais ele fica bem abaixo.

 

Um cooler barato para ele pode ser um Cooler Master TX3. Acho que custa uns 70 reais na Pichau.

Beleeeza, Contiusaaa valeu cara, vou dar uma verificada hoje a noite quando chegar em casa, vou passar na casa dele e tentar resolver esse problema com ele. Esse setup do Windows aonde que fica pra eu colocar pra equilibrado? Vou recomender ele a comprar o Cooler TX3

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é no Painel de Controle / Opções de Energia. Coloque em equilibrado, assim quem comanda é o BIOS e a CPU, não o Windows.

 

Qualquer coisa estamos aqui!

valeu Contiusa,

 

Muito obrigado pelas explicações, ajudou muiiiito.

 

Obrigado pela atenção,

 

att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...