Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Juliao Matos

HD com sistema e SSD com dados é possivel?

Recommended Posts

Olá pessoal estou com um pc funcionando corretamente com Win 8.1, hd samsung e como trabalho com edicao de vídeo, comprei um ssd para usar como armazenamento dos projetos que estou trabalhando.. e o sistema continuaria no hd como está.

Porém, se uso com a opcao ide lá na bios, o ssd é reconhecido na bios mas o windows não enxerga.. e se mudo para ahci, o windows dá um erro após carregar e reinicia..

 

como posso resolver isto?

 

PS. Meu sistema não está precisando de modificação, o que busco é agilidade na leitura e gravação de dados quando estou trabalhando com minhas edições de video..

 

muito agradecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá..

i7, 16gb RAM, hd 1T samsung, + hds externos 3tb usb3..., Geforce GTX 285, win 8.1 64bits,  ...e o tal ssd kingston 240GB

 

Eu entendo sua opinião e sei que para a maioria das situações realmente é o recomendado..

 

Mas no meu caso, não preciso de sistema iniciando mais rápido ou programas abrindo mais rápido..

Trabalho com edição de vídeo e efeitos de CG, e minha necessidade é rodar dezenas de videos em alta resolução, trilhas de audio e efeitos em tempo real.. sem ficar parando..

E como o SSD é pegueno, seria usado para cada projeto em andamento.. depois de finalizado, descarregaria pra outra midia mais barata e lenta..

 

valeu! obg pela disponibilidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa cara você ta fazendo algo meio miiitico jovem kkk o ssd é para o sistema operacional e alguns programas q queres ter um carregamento mais rápido ^^ aconselhava você formatar ai por o sistema no ssd e seus arquivos no hd ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também recomendaria o mesmo.Você vai estar perdendo muito tempo invertendo a ordem de uso. O software que renderiza PRECISA estar na mídia mais rapida porque durante a codificação seus arquivos serão tão usados ou até mais do que os das mídias de acesso, que ficam temporariamente na ram.

E vai por mim, trabalhava do mesmo jeito que todos recomendavam: é bem mais rápido

Algumas mobos não reconhecem a ordem inversa, principalmente se o tipo de arquivo dos sistemas for diferente.

Ex: Windows 7 em dual Boot com Windows 8 quase sempre dá problema.

Windows XP+ Windows 8

SSD+ configuração de BIOS zoada+ HD = boot anarquizado e colocando como prioridade diferente o que você acessa.

Posta por favor fotos da tela da bios com a seleção de discos de boot pra nós, para irmos tentando outras opções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você criou uma tabela de partições e uma partição contendo um sistema de arquivos no SSD pelo "Gerenciamento de discos"? Se você não tiver feito isso, o SO não vai "reconhecer" o disco porque não tem nenhum sistema de arquivos nele, muito menos uma tabela de partição. O disco não aparece sequer no "Meu computador".

 

Não importa onde esteja o SO, ou para quê você esteja usando o SSD, para o SO e para a BIOS é exatamente a mesma coisa (armazenamento em massa). Esse não é o seu problema.

 

Quanto ao controlador em modo AHCI dar tela azul (e reiniciar sozinho momentos depois) quando o SO é inicializado, isso acontece porque você instalou o SO com o controlador em modo IDE. O Windows somente carrega os drivers de um controlador de discos quando inicializado, aquele com que ele foi instalado originalmente, acredito eu que seja para encurtar o tempo de inicialização. Como AHCI precisa de um driver diferente, o que acontece é que o Windows não consegue encontrar a partição onde estão os arquivos do SO, já que o driver correto não está carregado, portanto ele não pode acessar o disco e portanto a partição do Windows. Como resultado, ele dá tela azul, e por padrão, reinicia sozinho após uma tela azul. Para fazer ele incializar com o controlador em modo AHCI, você precisa mexer em uma chave do registro. É bom lembrar que, a partir do 7, os drivers para AHCI estão inclusos na mídia de instalação, não sendo necessário o uso do modo IDE para instalar o SO como no XP.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Jorge, obrigado. Vou Considerar.

 

Fala Victhor.., não criei nada no ssd pois o gerenciador de discos também não o reconheceu.. n mostra nada por lá

Entendi perfeitamente sua explicação dos drivers e ahci.. valeu!

Pegando sua dica de inicialização do windows e o modo de controlador, tive a ideia de testar c um linux pois ele carrega mais drivers e se ele detectar faço as definições de partição por lá..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×