Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Juliao Matos

HD com sistema e SSD com dados é possivel?

Recommended Posts

Olá pessoal estou com um pc funcionando corretamente com Win 8.1, hd samsung e como trabalho com edicao de vídeo, comprei um ssd para usar como armazenamento dos projetos que estou trabalhando.. e o sistema continuaria no hd como está.

Porém, se uso com a opcao ide lá na bios, o ssd é reconhecido na bios mas o windows não enxerga.. e se mudo para ahci, o windows dá um erro após carregar e reinicia..

como posso resolver isto?

PS. Meu sistema não está precisando de modificação, o que busco é agilidade na leitura e gravação de dados quando estou trabalhando com minhas edições de video..

muito agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá..

i7, 16gb RAM, hd 1T samsung, + hds externos 3tb usb3..., Geforce GTX 285, win 8.1 64bits,  ...e o tal ssd kingston 240GB

Eu entendo sua opinião e sei que para a maioria das situações realmente é o recomendado..

Mas no meu caso, não preciso de sistema iniciando mais rápido ou programas abrindo mais rápido..

Trabalho com edição de vídeo e efeitos de CG, e minha necessidade é rodar dezenas de videos em alta resolução, trilhas de audio e efeitos em tempo real.. sem ficar parando..

E como o SSD é pegueno, seria usado para cada projeto em andamento.. depois de finalizado, descarregaria pra outra midia mais barata e lenta..

valeu! obg pela disponibilidade

Compartilhar este post

Link para o post

nossa cara você ta fazendo algo meio miiitico jovem kkk o ssd é para o sistema operacional e alguns programas q queres ter um carregamento mais rápido ^^ aconselhava você formatar ai por o sistema no ssd e seus arquivos no hd ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Também recomendaria o mesmo.Você vai estar perdendo muito tempo invertendo a ordem de uso. O software que renderiza PRECISA estar na mídia mais rapida porque durante a codificação seus arquivos serão tão usados ou até mais do que os das mídias de acesso, que ficam temporariamente na ram.

E vai por mim, trabalhava do mesmo jeito que todos recomendavam: é bem mais rápido

Algumas mobos não reconhecem a ordem inversa, principalmente se o tipo de arquivo dos sistemas for diferente.

Ex: Windows 7 em dual Boot com Windows 8 quase sempre dá problema.

Windows XP+ Windows 8

SSD+ configuração de BIOS zoada+ HD = boot anarquizado e colocando como prioridade diferente o que você acessa.

Posta por favor fotos da tela da bios com a seleção de discos de boot pra nós, para irmos tentando outras opções.

Compartilhar este post

Link para o post

Você criou uma tabela de partições e uma partição contendo um sistema de arquivos no SSD pelo "Gerenciamento de discos"? Se você não tiver feito isso, o SO não vai "reconhecer" o disco porque não tem nenhum sistema de arquivos nele, muito menos uma tabela de partição. O disco não aparece sequer no "Meu computador".

Não importa onde esteja o SO, ou para quê você esteja usando o SSD, para o SO e para a BIOS é exatamente a mesma coisa (armazenamento em massa). Esse não é o seu problema.

Quanto ao controlador em modo AHCI dar tela azul (e reiniciar sozinho momentos depois) quando o SO é inicializado, isso acontece porque você instalou o SO com o controlador em modo IDE. O Windows somente carrega os drivers de um controlador de discos quando inicializado, aquele com que ele foi instalado originalmente, acredito eu que seja para encurtar o tempo de inicialização. Como AHCI precisa de um driver diferente, o que acontece é que o Windows não consegue encontrar a partição onde estão os arquivos do SO, já que o driver correto não está carregado, portanto ele não pode acessar o disco e portanto a partição do Windows. Como resultado, ele dá tela azul, e por padrão, reinicia sozinho após uma tela azul. Para fazer ele incializar com o controlador em modo AHCI, você precisa mexer em uma chave do registro. É bom lembrar que, a partir do 7, os drivers para AHCI estão inclusos na mídia de instalação, não sendo necessário o uso do modo IDE para instalar o SO como no XP.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Jorge, obrigado. Vou Considerar.

Fala Victhor.., não criei nada no ssd pois o gerenciador de discos também não o reconheceu.. n mostra nada por lá

Entendi perfeitamente sua explicação dos drivers e ahci.. valeu!

Pegando sua dica de inicialização do windows e o modo de controlador, tive a ideia de testar c um linux pois ele carrega mais drivers e se ele detectar faço as definições de partição por lá..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais