Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Idéia Interessante! Leiam!


HUMM

Posts recomendados

Opa pessoal!

Tive um ideia para um circuito interpretador com resposta para LCD.

Bom, a minha placa mãe, possui um sistema de diagnosticos visual. As placas mãe normais possuem sistema baseado em sons e beeps.. a minha tem um D-Bracket com 4 leds bicolor(Red/Green) e o diagnostico é identificado pela combinação dos Leds..

Veja como é abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/dbracket.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Então, neste agrupamente de 4 Leds bicolor é que são informados os diagnosticos. No manual da placa mãe existe uma tabela com as diversas disposições dos Leds, que são numerados da seguinte forma:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/dbacket2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Exemplo de diagnostico:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/diag.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Nesta posição estamos no etapa: Memory Detection Test

:priv: Minha ideia então é que fosse criado um circuito que, ligado a placa mãe, interpretasse os sinais eletricos nos Leds e retornasse para um LCD essa informação.. Como?

Entendemos que temos os Leds 1, 2, 3 e 4 conforme a figura e que eles variam entre Red e Green. O Circuito entenderia o sinal Red como "0" e o sinal green como "1" e então já teriamos uma identificação binária.

Veja o exemplo:

Se os Leds retornam este diagnostico:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/diag.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Temos Red, Green, Red, Red

O circuito entenderia:

0100

Então, previamente programado nele ele trataria:

0100 = (LCD)Memory Detection Test

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/lcd.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É possivel criar um circuito capaz de realizar isso? Alguem tem ideia de em que CI este circuito seria baseado? Seria muito trabalhoso achar as peças e confeccionar um?

Valeu a todos que leram o tópico.. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai dar trabalho :muro: você terá que trabalhar com um microcontrolador e com uma memória (rom) para entrar com os dados que constam no manual de diagnóstico. É relativamente difícil fazer um circuito deste, você terá que entender um pouco de programação para hardware, tipo Assembly e um bocado da estrutura do hardware utilizado (o microcontrolador).

Se estiver realmente interassado em fazer esta loucura :wacko: entre em contato pelo E-mail ou MSN (no rodapé da página) que poderei ajuda-lo.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@01 jul 2004, 09:47

Que tensão faz o LED brilhar verde que tensão faz brilhar vermelho? A maioria dos CI's entende o "0" como zero volt. Os invertidos entendem "1" como zero volt. Para que você atribua um valor diferente, dá pra fazer com circuito.

Abraços,

Fernando

eu n creio q seja por mudanca na tensão..

e sim por inversao dela, que faz a troca de cores no led..

acho q no cabo deles tem 8 vias.. ou seja 2 para cada led..

de um jeito ou de outro.. o mais importante é q exista um diferencial.. o negocio é achar um microcontrolador pra entender esses diferenciais heheh

mas esses dados tecnicos eu vou checar aqui ainda.. so queria saber se é viavel o projeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses LEDS devem ser do tipo bicolor, isto é, tem uma perninha pra cada cor... Também pode ser desses que inverte a tensão e muda a cor (embora eu nunca tenha ouvido falar disso)

Não é difícil fazer isso não... Usando um 89S51 é tranquilo, tem bastante pinos pra ligar o display e, ao contrário do 89C51, deve ser mais fácil de programar "na mão"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho a placa e o D-Bracket, eu não entendo nada dessa parte mas vamos as partes lógicas.

Poderia ser colocado comparadores para pegar o sinal (8 no total, 4 para verde e 4 para vermlho) que como os led's são de 2mm a sua tensão deve ficar entre 1.5 ~2v, depende do modelo usado, é mais fácil analisar com um multimetro.

Se colocar 8 comparadores para mandar o sinal para um programa ou processador talvez você consiga o que deseja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa.. toverificando aqui e parece q sao de 3 pernas mesmo.. ainda não abri..

mas o conector tem 10 vias..

sendo q uma esta cortado.. então sao 9 vias..

ou seja.. 8 vias para os leds(2 para cada um.. 1 para verde e 1 para o vermelho) e o 10 pino é o comum deles..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que não enviar a ideia pra fabricante de placas mae para que haja um estudo baseado em displays de lcd , onde seria apenas um "flatcable" que ligasse o display a placa e você colocasse numa baia do gabinete

Poderia ser um opcional,uma vez que isso iria encarecer a placa.

Mas a ideia é de vocês e do todo o apoio pro desenvolvimento do projeto e patente , é logico, nada melhor.

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello@02 jul 2004, 01:05

por que não enviar a ideia para fabricante de placas mae para que haja um estudo baseado em displays de lcd , onde seria apenas um "flatcable"  que ligasse o display a placa e você colocasse numa baia do gabinete

Poderia ser um opcional,uma vez que isso iria encarecer a placa.

Mas a ideia é de vocês e do todo o apoio pro desenvolvimento do projeto e patente , é logico, nada melhor.

  Teh mais!  :-BEER  :-BEER  :-BEER

acho q eles não iria dar a menor atencao a isso, hehehe dirao q tem mais o que fazer e tal.. hehehe.. :rolleyes:

ahh.. desmontei o d-bracket! seguinte.. so tem realmente 8 vias.. sendo que acho q ele troca a cor por inverção da tensão..

por ex: pino 1 e 2 do LED1

no manual diz que o 1 é para verde e o 2 para vermelho deste led..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wellingtonuemura@04 jul 2004, 21:12

Pensando com mais calma, eu acho que esse projeto não daria muito certo pelo fato dele não fornecer informações precisas e não haver retorno.

O sistema ficaria apenas como um "entendedor" de chaveamento aonde ele vai mostrar dependendo do código uma mensagem.

mas é justamente isso que eu quero..

em vez de ficar olhando os leds e ficar traduzindo as combinações.. que então já apareca no visor tudo certin.. seguindo a tabela do manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...