Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideia para File Server


Razorfoot

Posts recomendados

Pessoal, beleza?

 

Vou expor minha ideia e quero opiniões a respeito, pra que ela possa amadurecer e melhorar.

 

Preciso de um file server em uma rede com máquinas de edição de vídeo/áudio, para centralizar os dados dos projetos que precisam ficar em um lugar só depois da edição, ou antes. 

 

Por exemplo, filmaram o show de casamento de fulano. Precisamos editar, mas depois que a edição acaba geralmente ele fica um tempo com a gente, caso seja necessário algum ajuste posterior, ou o cliente necessite de um arquivo.

 

Eu não quero deixar nas ilhas de edição pelo simples motivo de lotar a máquina e esta perder o desempenho, minha ideia é manter no ilha somente o trabalho que está sendo editado. O que foi concluído ou o que será, ficará no file server.

 

Então pensei no seguinte, montar um PC desktop que temos sobrando aqui (hardware de qualidade) com o Debian e organizar um arranjo RAID5 para o pessoal ter bastante espaço de armazenamento e ao mesmo tempo velocidade e segurança, para estar disponível pela rede.

 

Vou usar esta gaveta para armazenar os HD's do conjunto RAID: http://www.oficinadosbits.com.br/produto11382/Thermaltake_Gaveta_para_HD_RC1600101A.html

 

Sim, penso em usar HD's de notebook pois são menores. Infelizmente não podemos investir em um NAS ou equipamento do tipo, vivemos a comum realidade de termos que nos virar com o que temos ):

 

O que acham da ideia, é válida? Quais problemas imaginam que possam acontecer? 5400 RPM seria ruim só para transferir arquivos pela rede (não vamos renderizar nada nestes HD's)?

 
Ah sim galera, outra coisa, vocês já compraram HD's em lojas de e-commerce? Será que é confiável entregar os bichinhos nas mãos dos Correios ou comprar em lojas aqui no RJ mesmo?

 

Agradeço a quem juntar a cabeça comigo aqui no tópico!

 

Abraçooouw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, você pode usar um NAS barato

 

 

eu uso um da d-link, o DNS-320L e ele me custou abaixo dos 400 reais.. fiz um raid-1 de 2TB e to sossegado.. ele suporta até 8TB (2x4 em raid-0)

 

 

ele é um nas com bom custo x beneficio pois tem muitos recursos q eu acredito serem suficientes ai pro seu caso q é armazenar os trabalhos num canto só, centralizado e melhor organizando tudo

 

 

ele é este daqui: http://www.dlink.com.br/site/index.php/produtos/detalhes/dns-320l.html

 

 

 

 

agora se nao interessar, ai sua ideia tb nao deixa de ser a mesma coisa so que com um maior controle, seja pelo hardware, seja pelo software q você pode instalar qualquer distribuicao linux, etc, etc, etc

 

 

hd's de 5400 realmente tem um desempenho nao muito bom.. alias, eu particularmente nao usaria hd's de notebook em algo do tipo.. mesmo sendo menores..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, obrigado pela resposta!

 

Já decidi aqui. A placa mãe não suporta RAID5 (GA-880GM-UD2H).

 

Outra coisa é que para ter 3TB em RAID5 o custo seria superior a ter 4TB espelhado (sim, 8TB) em RAID10, então não vale muito a pena mesmo.

 

O que vou fazer é adicionar discos de 2 ou 3 teras espelhados!

 

Mas foi muito boa sua dica do NAS de baixo custo! Esse recurso de ShareCenter é muito bom, poder baixar os arquivos de qualquer lugar, pena que é USB 2.0..

 

Tópico resolvido, obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...