Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer reiniciando / desligando


Ir à solução Resolvido por PPK2,

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Sou usuário novo no fórum e gostaria de algumas idéias para o meu probleminha...

O meu computador é relativamente novo, chegou há 1 semana e começou a uns 2 dias atrás reiniciando vendo vídeos em alta definição e no meio de jogos, e hoje ele desligou sozinho a ponto de ter que tirar da tomada para ligar de novo, porque mesmo com o botão de energia ligado, nao acendia nem o led do mouse e nem o monitor, como se nao tivesse energia mesmo ligado... apertava o botão e nada

 

As configurações são as seguintes:

AMD FX-6300 - 32nm

8gb de RAM

Motherboard GA-78LMT-USB3

Placa de vídeo AMD R9 270x

HD 1TB

Fonte AeroCool 500w

 

Ele é bom, responde rápido aos comandos etc, porém ao utilizar muitas funções e principalmente JOGOS ele começa com um barulho tipo "VRUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM", com certeza é uma ventoinha.

Não fiz o teste de memória ainda, porém percebo que o barulho começa quando o processador atinge + de 43º. Eu vejo pelo programa Speccy e CPUID HWMonitor...

 

Normalmente ele fica em 32º, ao ligar jogos ele passa dos 40º, eaí começa o barulho e fica lento nos comandos, reduzindo meu fps etc.

Alguém pode me ajudar, gostaria de saber se esse processador é "fraco" ( vi que é igual a um i5, porém eu tinha um dual-core e não passava por isso com os jogos -.- ) ou o que está acontecendo para o meu pc desligar sozinho...

 

Obrigado desde já ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Inicie  a máquina pelo modo de segurança, trabalhe nela um pouco e veja se desliga, se desligar abra a box  e faça um Clear CMOS, retire a pilha e mude o jumper de posição pelo menos por 1 ou 2 minutos, depois volte a colocar a pilha e mude o jumper para a posição normal, se não der poste para novas averiguações 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O meu computador é relativamente novo, chegou há 1 semana e começou a uns 2 dias atrás reiniciando vendo vídeos em alta definição e no meio de jogos, ..."

Fonte AeroCool 500w

 

 

Olá amigo,

 

Sua fonte é nova?Ou foi de outra configuração mais antiga?

...Pois são 'Sintomas' de fonte com problemas, quando exigida...

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Inicie  a máquina pelo modo de segurança, trabalhe nela um pouco e veja se desliga, se desligar abra a box  e faça um Clear CMOS, retire a pilha e mude o jumper de posição pelo menos por 1 ou 2 minutos, depois volte a colocar a pilha e mude o jumper para a posição normal, se não der poste para novas averiguações 

 

Fiz isso e ela não desligou. Não consegui jogar nesse modo, mas enquanto aos vídeos assisti numa boa... Eu não gostaria de abrí-lo ainda pois está na garantia...

 

Olá amigo,

 

Sua fonte é nova?Ou foi de outra configuração mais antiga?

...Pois são 'Sintomas' de fonte com problemas, quando exigida...

 

Att.

 

Fonte é nova pois montei o pc todo do zero. É a AeroCool 500w Strike X. Será que pelo R9 eu preciso de outra fonte? Uma de 650w talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá

Sei que existem vários programas para teste de memória, MEMTEST86,etc, pessoalmente só uso o Hirens Boot, mas se está com o windows instalado pode fazer o seguinte:

Na caixa de dialogo escreva : memória, irá aparecer - Diagnóstico de Memória do Windows - siga os passos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, teste realizado e memória sem erros.

Ultimamente eu tenho usado bastante e não aconteceu mais de reiniciar e nem desligar sozinho. Vou fazer um ultimo teste de super aquecimento, deixar rodando um teste por 4 a 6 horas e ver se reinicia...

Será que era apenas um erro do sistema?


Pelo que eu li aqui: http://forum.gamevicio.com/topico/2014/10/fx-6300-cooler-box-barulhento/, o barulho possivelmente seja da ventoínha do processador. Que nesse caso é o mesmo que o meu. E com aplicações pesadas pode ter sido o motivo de reiniciar / desligar, como é o caso dos outros companheiros. Bom obrigado pessoal. Vou atrás um um Cooler para meu processador. Se o barulho sumir problema resolvido, senão vamos trocando né, até achar a bendita ventoinha rs

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente amigo,

 

Não entendi a sua indagação haziel1... o que mais te incomoda é o barulho de alta rotação de um dos coolers ou reset repentino da máquina?

O aumento de rotação do cooler ao abrir aplicações realmente pesadas ou games, é uma característica e não o problema, ou seja, é normal em qualquer

micro recente que contenha ventoinhas com controle automático de rotação, seja na placa de vídeo ou no processador ou até na fonte...

 

Problema seria, se a ventoinha funcionasse em 100% de sua rotação a todo momento...

 

Quando ao passar o MemTest ou verificação de teste do Windows é realmente improvável, mas agradeço ao amigo PPK2 pela ajuda, pois se o problema fosse ocasionado pela RAM ou VRAM, os sintomas

mais prováveis seriam outros, normalmente congelamento da tela ou pixelização da mesma(erro digital ocasionados por setores defeituosos na RAM ou VRAM) ou até a conhecida Tela Azul(Windows) ou cinza(Linux)...

 

Mas em fim...

Se é seu caso, a ventoinhas entrando constantemente em uso moderado ou leve do micro, pode ser o seguinte:

1) Ou o cooler do processador esta mal encaixado ou até sem pasta térmica ou até mal configurado na BIOS(para entrar em full até com temperaturas baixas a todos momento)...

2) Ou o circuito regulador de tensão da ventoinha do processador ou da Fonte estão avariados...

 

 

Independente de ser qualquer um dos problemas citados acima, aquecimento demasiado, ocasiona o reset da maquina, seja na fonte, processador, placa de vídeo ou qualquer chipset na placa mãe.

 

Solução? Como você não poder abrir a máquina em detrimento da garantia,... resta monitorar as rotações e principalmente as temperaturas dos coolers da VGA/CPU..

Para monitorar a VGA use: o próprio AMD Catalyst >> Desempenho >> Amd OverDrive >> Aceite o contrato p/Overclock(não fazer, claro) e observarás as temperaturas e rotação do cooler, bem como frequências do núcleo da VGA e frequências das memórias VRAM.

Para monitorar a CPU(Processador) use o AIDA64.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a minha indagação é que a máquina esta desligando. Eu citei o cooler barulhento do processador porque provavelmente ele não pode tar dando conta do recado e super aquecendo, fazendo isso acontecer...

No meio do jogo reiniciou ontem novamente, tive que restaurar o sistema do dia anterior para voltar a funcionar...


As temperaturas estão normais, dificilmente passam dos 50º, o máximo que o processador já chegou que eu me recorde foram 53º, sendo que a partir dos 43 ele começa com o barulho de "turbina".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Amigo, boa noite. Na época era problema mesmo de superaquecimento de algum componente e essa segurança da placa-mãe gigabyte. Ela desativa para evitar possiveis "danos". é uma caracteristica padrão que pode ser alterada, mas só caso você queira fazer over ou algo do genero, senao nem precisa.

 

O fato é que o cooler box da AMD nao é compatível com o processador: ele nao da conta do "recado". Depois que comprei outro cooler para o processador meu Pc nunca mais reinicou sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...