Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como substituir o HD do seu notebook por um SSD


Posts recomendados

Agora vem o detalhe, clonei umas 3 vezes HD para SSD e sempre houve desempenho aquém de uma instalação limpa no SSD, inclusive já me recomendaram sempre fazer instalação limpa em SSD.

 

Chegou ao ponto de uma das "clonagens" ficar 2 vezes mais lenta do que uma instalação limpa, desde então nunca mais clonei para SSD.

 

Isso é um fato ou tive azar mesmo?

A instalação do zero sempre terá melhor desempenho do que uma cópia, nem se a diferença for de 1%, ainda assim será melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei, ficou bem explicado!

 

Agora vem o detalhe, clonei umas 3 vezes HD para SSD e sempre houve desempenho aquém de uma instalação limpa no SSD, inclusive já me recomendaram sempre fazer instalação limpa em SSD.

 

Chegou ao ponto de uma das "clonagens" ficar 2 vezes mais lenta do que uma instalação limpa, desde então nunca mais clonei para SSD.

 

Isso é um fato ou tive azar mesmo?

 

Usei desde o velho norton ghost até o hdclone.

 

[]'s

 

É por isso que ele disse no terceiro item da notícia que é preciso executar de novo a ferramenta de análise de desempenho pra otimizar o uso pro SSD:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/get-computer-speed-performance-information#1TC=windows-7

 

Você precisa otimizar porque um SSD utiliza TRIM e não precisa desfragmentar. Instalando do zero no Windows 8 ele já faz isso pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Agora vem o detalhe, clonei umas 3 vezes HD para SSD e sempre houve desempenho aquém de uma instalação limpa no SSD, inclusive já me recomendaram sempre fazer instalação limpa em SSD.

 

Depois de clonar, você "ensinou" ao Windows que você trocou e hardware e instalou um SSD? Essa foi uma dica que postaram aqui nesse tópico e que me esqueci de falar no vídeo e que o @fmpfmp respondeu corretamente acima.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gostei, ficou bem explicado!

 

Agora vem o detalhe, clonei umas 3 vezes HD para SSD e sempre houve desempenho aquém de uma instalação limpa no SSD, inclusive já me recomendaram sempre fazer instalação limpa em SSD.

 

Chegou ao ponto de uma das "clonagens" ficar 2 vezes mais lenta do que uma instalação limpa, desde então nunca mais clonei para SSD.

 

Isso é um fato ou tive azar mesmo?

 

Usei desde o velho norton ghost até o hdclone.

 

[]'s

 

Normalmente o próprio fabricante já fornece software próprio para clonagem.

Se bem que computador limpo roda rápido até com HD mecânico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Administrador

@Stéfano Siqueira seja bem-vindo ao fórum.

 

Acabei de verificar e este produto existe nas principais lojas do ramo, porém é listado por vários sinônimos diferentes. Na Kabum, por exemplo, é vendido como "gaveta para HD": http://www.kabum.com.br/hardware/disco-rigido-hd/gaveta-para-hd

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, sou novo por aqui e não sei se é está a area correta... mas é o seguinte, quero comprar um notebook ( http://www.submarino.com.br/produto/120612360/notebook-dell-inspiron-i14-5447-a30-com-intel-core-i7-8gb-2gb-de-memoria-dedicada-1tb-led-hd-14-touchscreen-windows-8.1 ) e ele tem um hd hibrido (1tb de hd e 8gb de ssd). Gostaria de saber se é possível trocar o ssd, não entendo muito bem disso, então fico na dúvida. Quero comprar um ssd de 240gb pra por no lugar desses 8gb, ou só posso trocar o conjunto todo? obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Vinicius Gomes_746824

 

O que você quer fazer não é possível. Um disco rígido híbrido tem as memórias flash embutidas em seu interior. Não é um SSD em separado, sendo um conjunto único. Leia para entender melhor: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-disco-rigido-seagate-desktop-sshd-de-2-tb/2933

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Vinicius Gomes_746824 o "SSD" de um disco rígido híbrido não é um SSD mas sim um cache. Funciona de maneira completamente diferente. O artigo que eu linkei acima explica melhor. Você pode trocar o disco rígido híbrido por um SSD como mostrado no vídeo sem problema algum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ôpa!
Iniciei o meu curso de hardware e a minha carreira profissional na área técnica de informática a mais de uma década, sempre usando materiais e ouvindo citações sobre o lendário Gabriel Torres. Nem imaginava que a essa altura, fosse uma pessoa tão jovem.
Muito bom os ensinamentos porém, penso que uma pessoa do nível do Gabriel Torres, mereceria contratar uma produtora de vídeos para produzir os seus tutoriais de forma mais atraente e profissional. Abraço e que Deus abençoe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@jorgegreison

 

Obrigado pelo feedback. Infelizmente, nos últimos dois anos, devido à crise, operamos o Clube do Hardware no vermelho, o que nos impede de contratar uma produtora de vídeos para efetuar nossos vídeos.

 

Acabei de fazer 41 anos. Obrigado por me considerar jovem! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jorgegreison

 

Obrigado pelo feedback. Infelizmente, nos últimos dois anos, devido à crise, operamos o Clube do Hardware no vermelho, o que nos impede de contratar uma produtora de vídeos para efetuar nossos vídeos.

 

Acabei de fazer 41 anos. Obrigado por me considerar jovem! :)

Entregue a tua vida e os teus projetos a Deus, e Ele proverá meu irmão.

Deus te chamou pra fazer a diferença nesta Terra.

Confie nEle.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Parabéns pelo tutorial Gabriel!

 

Gostaria de lhe perguntar como proceder caso depois de realizada a clonagem, eu tiver problemas com o primeiro boot e eu não tenha o CD de instalação do Windows?

 

Desde já, agradeço pelo seu tempo e atenção!

 

 

P.S.: Minha versão é Windows 10 Pro, 64 bits

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bem, deve ter programas como o próprio gparted (e os demais que o pessoal recomendou neste tópico) que podem te ajudar, pois em geral quando não dá boot depois da clonagem é alguma besteirinha como ter esquecido de marcar a partição como sendo de boot.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola amigo segui o vídeo, clonei o hd antigo para o notebook, porém 1: não aparece a partição com nome boot no meu hd de origem que deve ser copiado, 2 ele apareceu varias repartições pequenas copiei todas pensando que alguma poderia se tratar do boot mas nada resolveu, como faço agora para apagar o dados do ssd que não consigo acessar para apaga-lo na opção formatar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Eduardo Morais obrigado por cadastrar-se em nosso fórum. Seja bem-vindo.

 

A sua mensagem é pouco descritiva e não consigo visualizar mentalmente o que você está querendo dizer e faltam algumas informações básicas, como nomes, marcas, modelos, a capacidade do HD e a capacidade do SSD. Você verificou se o SSD comportaria os dados do HD? Pois pode ser que o SSD seja menor que a área de dados do HD e obviamente não vai "caber" e vai dar problema. Você não informa se usou o mesmo programa que usamos (gparted) ou outro. Telas ou fotos ajudariam que a gente entendesse melhor o problema.

 

Se você marcou todas as partições a serem copiadas, elas deveriam ter sido copiadas. Se foram copiadas, no final do processo, você precisa marcar a partição de boot como sendo de boot, ou do contrário o sistema operacional não será carregado, mesmo todos os dados tendo sido copiados. Eu falo sobre isso ao final do vídeo.

 

Você pode apagar o conteúdo do SSD através do gparted (mesmo programa usado para a clonagem).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gente fico grato pela ajuda de todos vocês, consegui clonar com sucesso (penso eu ), agora quando inicio com o novo hd clonado ele aparece um aviso para recuperação de midia ou é do windows, tenho o windows 10 no usb, sigo passo a passo para ele fazer a recupeção porém agora aparece que a pasta onde se encontra o windows está bloqueada e ele não pode fazer a recuperação ate eu desbloquea-la fiz um video


Só pra esclarecer meu computador é um dellvostro 5470 core i5 4gbmemoria hd de 500 estava usando apenas 105Gb quando copiei para um SSD de 120GB da Sandisk plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Eduardo Morais poste o link do vídeo para que a gente possa ver e te ajudar. É possível que você consiga resolver isso pelo gparted, é possível que as partições estejam com os flags configurados de forma incorreta. Uma sugestão que eu dou é você rodar o gparted no HD antigo e analisar os flags de cada partição e anotar, e aí rode o gparted no HD/SSD novo e verifique se os flags estão configurados exatamente como no HD antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...