Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
THE_TROLLER

HD 4TB só reconhece 2TB

Recommended Posts

Pessoal, estou com o seguinte problema:

Adquiri um HDD Seagate 4TB SATA-III 5.900RPM. Há dois dias instalei ele em meu computador e não consigo de nenhuma forma faze-lo reconhecer a capacidade total.

Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-Z97X-UD5H-BK com a BIOS na última versão (atualizado via APP Center). Tentei criar a partição com o CD do Windows 7 Ultimate 64bits sem sucesso. Depois tentei utilizar o Seagate DiscWizard também sem sucesso. Em ambos é possível identificar uma parte do disco sem uso, porém não consigo particionar e formatar essa parte e também não consigo expandir a outra parte do disco.

Meu SO está instalado em um SSD. Esse HDD é apenas para armazenamento de arquivos.

Já li alguns tópicos aqui e em outros fóruns e nenhum me deu uma luz a respeito do meu problema.

Alguém consegue me da um help? Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cria uma particao de 2tb e outra de 2tb ae da certo ae fica c:\ e d:\

Editado por xmauro

Compartilhar este post

Link para o post

cria uma particao de 2tb e outra de 2tb ae da certo ae fica c: e d:

Também não consigo. A segunda partição ao tentar ser criada gera um erro. ;(

Compartilhar este post

Link para o post

baixa isso

e instala e ativa

http://event.asus.com/mb/2010/disk_unlocker/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie a tabela de partições do disco no formato GPT ao invés de MBR.

Tentei criar a tabela nesse formado GPT através do Seagate DiskWizard, o processo finaliza sinalizando que está tudo ok, mas quando abro o Meu Computador não localizo o novo HD. Como se a partição não existisse.

baixa isso

e instala e ativa

http://event.asus.com/mb/2010/disk_unlocker/

Só funciona em placas da Asus. A minha é Gigabyte. ;(

Acabei de refazer o procedimento no DiskWizard e funcionou. Não sei o que eu não tinha feito nas vezes anteriores, mas dessa vez funcionou!! 3,63TB reconhecidos em uma única partição!

Muito obrigado pessoal pela ajuda!!

Grande abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoa.

Eu tenho uma workstation dell T 5550 e coloqueir um HD de 4 TB nela, mas o windows 7 só reconhece 1,6 TB e na Bios aparece os 3,6 TB do Disco. Desde ja agradeço qualquer ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Mano a grande questão é que não tem como criar uma partição em GPT e outra em MBR, o HD inteiro tem que ta em GPT, ou seja, ou você instala o Win 7 em modo Uefi, e na hora de formatar o HD, aperta Shift f10 eu acho, aí abre o prompt de comando. Escreva o seguinte:

Diskpart De enter

List Disk de enter

Select Disk X (onde X é o do seu HD) De enter

Clean De enter

Convert GPT De enter

Create partition primary De enter

Active De enter

Assign

Format fs=ntfs quick De enter

exit De enter

Exit De enter

Aí se o windows se recusar a instalar no HD, o sistema não o reconheceu direito, assim precisa pegar uma iso que é bootavel em Uefi (isos novas oficiais já com o SP1) Aí use o rufus para criar o pendrive,e  ele avisará se a iso é botavel ou não, assim em cima coloque Partição GPT para sistemas Uefi, seleciona a iso e seleciona o pendrive, pronto, aperta OK e ele faz tudo só.

Se não tiver saco para isso, basta instalar o 8 que ele praticamente faz tudo só, mas tenha certeza que o Disco ta em GPT, abrindo o prompt e fazendo as duas primeiras instruções, aí verá que tem uma Coluna GPT e se tiver o X já está nesse formato, se não, estará em MBR que permite apenas discos de até 2TB.

Editado por Flávio Santana Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Flávio, esse computador é da empresa que trabalho e pelo que vi ele não tem partição UEFI e o HD mesmo aparecendo somente 1677 GB ou seja menos da metade do tamanho normal, já ta em GPT. Eu so tirei um HD que não é do sistema e coloquei esse de 4 TB, mas o w7 so reconhece esse espaço que mencionei, usando o seagate wizrad também não consigo ver o HD na sua forma Total. Acredito que seja coisa do w7 mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se na bios é reconhecido totalmente, e se pelo diskpart aparece a total capacidade também.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, vá no executar e coloque isso diskmgmt.msc

Vai abrir o gerenciamento de disco do windows, lá tem todos os HD isntalados com as capacidades, tipo, vai aparecer os 1677 como partição primaria, aí veja se o resto do espaço aparece como Espaço não alocado.

Se tiver como espaço não alocado, basta criar outra partição e pronto, e da para fazer isso pelo gerenciador de disco.

Se não aparecer aí no gerenciador, aí não sei dizer o que seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Só aparece 1677 GB. Como se o esse fosse o tamanho total do HD. Por isso acho muito estranho ele mostrar somente esse tamanho. E não aparece o restante, nem como não alocado. Como se o tamanho total fosse esse de 1677 GB. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi. Use a midia do win 8 e tenta formatar por ele. Aí Shift + f10 e veja pelo diskpart se ta normal, ou se o windows reconheceu como 4TB já ou se ainda ta desse jeito.

Editado por Flávio Santana Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Desconfio que esse w7 esteja bichado mesmo, porque coloquei esse HD dentro de outro computador (HP, que tem a funcao UEFI) e apareceu normal. Mas vou tentar assim mesmo. 

Flavio, agradeço a atenção. Abraço.. Assim que fizer o procedimento, postarei qui o resultado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só consegui até hoje em computadores que a placa-mãe é uefi....
Com o UEFI habilitado, vai por dentro da bios em BOOT UEFI CD-DVD...

Mas só consegui a partir do 8 em diante.... o 7 nunca tentei na verdade!!!
no 8 e 10 dando boot pelo uefi... basta particionar normalmente sem fazer nada!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais