Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potência máxima para um resistor


Danilo Setton
Ir à solução Resolvido por FelipeZ.,

Posts recomendados

Bom dia,

 

Acabei de fazer um teste (que deu errado) e gostaria de saber se poderiam me ajudar a entender o por quê.

 

Estou enviando 02 fotos para melhor entenderem a situação.

 

Eu tirei um interruptor de uma lâmpada da minha casa e coloquei um resistor entre os terminais. Comecei com uma resistência mais alta e fui baixando...

 

1° - Resistor de 1M. Efeito: Nenhum.

2° - Resistor de 180K. Efeito: Nenhum.

3° - Resistor de 100K. Efeito: A lâmpada piscada bem fraco a cada aprox. 1 seg.

4° - Resistor de 10K. Efeito: A lâmpada piscada bem fraco a cada aprox. 0,2 seg.

5° - Resistor de 1K. Efeito: Queimou o resistor.

 

(Nessa 'brincadeira' também queimei meu potenciômetro...)

 

Imagino que o resistor queimou porque a potência dissipada por ele foi maior que sua capacidade. As perguntas que gostaria de fazer então são:

 

01. Qual a potência máxima que um resistor pode dissipar sem queimar?

02. Esses resistores que utilizamos, por exemplo com arduino, são apenas didáticos? Quero dizer, se eu quiser colocar um resistor de 1K na rede da minha casa tenho que comprar um resistor "profissional"?

 

Obrigado.

 

Danilo

post-731843-0-05575100-1418553381_thumb.

post-731843-0-87386900-1418553386_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa resistenica de 1k queimou por:

 

V=120V

R=1000Ω

I=?

 

I=V:R

 

I=120:1000=0.12A ou 120mA

 

Agora a potencia dissipada pela resistencia:

 

J=I2xR

 

J=0.122x1000= 14.4W dissipados pela resistência !!

 

0.1 - Essa resistência devia de ser de 0.5W! Não admira ela queimar :zoio:  mete lá o dedo mete!  :lol:

 

0.2 - Ainda não percebi bem como meteu a resistência... se em paralelo aos 120v ou em serie com a lampada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa resistenica de 1k queimou por:

 

V=120V

R=1000Ω

I=?

 

I=V:R

 

I=120:1000=0.12A ou 120mA

 

Agora a potencia dissipada pela resistencia:

 

J=I2xR

 

J=0.122x1000= 14.4W dissipados pela resistência !!

 

0.1 - Essa resistência devia de ser de 0.5W! Não admira ela queimar :zoio:  mete lá o dedo mete!  :lol:

 

0.2 - Ainda não percebi bem como meteu a resistência... se em paralelo aos 120v ou em serie com a lampada

 

 

Como eu sei a potência do resistor? ("Essa resistência devia de ser de 0.5W!")

 

Foi ligação em série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Na verdade existem resistores de todas as potencias, você pode até usar como você fez, mas não é o "certo". Se usam dimmers para controlar lampadas e coisas que requerem mais corrente, por que não é pratico botar um resistor de 50W para controlar luminosidade uma lampada incandescente por exemplo.

Não existe esse negocio de resistor profissional.. todos eles tem sua função. Para descobrir a potência funciona por tamanho, pelo menos até 2W, ai a partir de uns 5W vem escrito no próprio corpo, por que o tamanho é considerável  já...

 

Não faça isso que você fez novamente, esta completamente errado.. 

15_03_14.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade existem resistores de todas as potencias, você pode até usar como você fez, mas não é o "certo". Se usam dimmers para controlar lampadas e coisas que requerem mais corrente, por que não é pratico botar um resistor de 50W para controlar luminosidade uma lampada incandescente por exemplo.

Não existe esse negocio de resistor profissional.. todos eles tem sua função. Para descobrir a potência funciona por tamanho, pelo menos até 2W, ai a partir de uns 5W vem escrito no próprio corpo, por que o tamanho é considerável  já...

 

Não faça isso que você fez novamente, esta completamente errado.. 

15_03_14.gif

 

Excelente, muito obrigado FelipeZ. "Dimmers" era exatamente o que eu estava buscando, só não sabia ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...