Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga


Posts recomendados

Meu computador de uma hora pra outra parou de funcionar, desconfiei da fonte e testei com um multimetro digital as saidas.... o Fio azul deveria ficar em torno de -12v e ele tá marcando 10,96 minha dúvida seria o que o fio azul significa e se ele é problema do meu pc não funcionar... agradeço desde já !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Identificação e função dos fios

Os fios preto, laranja, vermelho e azul são terminais de tensão, que são utilizados para a tensão de saída. A corrente máxima que pode ser fornecida pela fonte varia de acordo com o terminal utilizado. A tabela 1 mostra a tensão de saída e os níveis de corrente máximos dos terminais utilizando os fios pretos (GND) como referência.

 

Cor Tensão Corrente máxima Preto . 0 v (GND) - Laranja +3.3 v 22 A Vermelho . +5 v 32 A Amarelo +12 v 16 A Azul -12 v 0.5 A

Tabela 1 – Nível de tensão e corrente máxima dos terminais de saída

Fontes mais antigas podem ter também fios brancos que fornecem uma tensão de -5V. Como podemos ver, a maior corrente é obtida entre os terminais GND e +5v. Usando os fios amarelo e azul podemos obter 24v, mas nesse caso a corrente máxima seria de 0.5 A, já que ela é determinada pelo terminal com menor corrente máxima.

 

Cor Função Marrom Sensor 0 v Laranja fino .  Sensor 3.3 v . Verde Power On Cinza Power Ok Roxo Stand by

Tabela 2 – Fios sensores e de controle

Os fios marrom e o laranja mais fino são sensores, servem para determinar se a tensão de saída para os terminais 0v e 3.3v, respectivamente, é o esperado. Desta forma, para que a fonte funcione adequadamente, é preciso conectar o fio marrom em um fio preto e o laranja mais fino em um fio laranja.

O fio Power OK (cinza), é utilizado para indicar à placa mãe que o sistema de alimentação está estável. Quando o sistema está estável, este fio possui um potencial de +5v. A placa mãe monitora a tensão deste fio para determinar se a alimentação está no nível adequado. No caso deste projeto, este fio pode ser utilizado para o terminal positivo de um led de status que indica quando a fonte está ligada. Nesse caso use um fio preto para o terminal negativo do led e um resistor limitador de corrente entre o led e um dos fios. O resistor pode ser de 220Ω a 440Ω.

O fio verde (Power ON) é utilizado para ligar a fonte. A fonte é ligada quando este fio é conectado ao terra, ou seja, a um fio preto. Se a fonte já possui uma chave liga-desliga, este fio pode ser conectado diretamente ao terra (fio preto), mas caso não tenha, use para instalar um interruptor para ligar/desligar a fonte.

O fio roxo (Stand by) é um terminal de 5v com baixa capacidade de fornecer corrente que sempre fornece esta tensão quando a fonte está alimentada eletricamente, mesmo que o fio verde não esteja conectado ao terra. O fio é utilizado para recursos de stand by e sleep de um computador, para, por exemplo, permitir que um computador seja ligado através da rede. Para este projeto, o fio roxo não tem nenhuma função e pode simplesmente ser retirado.

Finalmente, uma fonte ATX precisa sempre de uma carga entre seus terminais 0v (preto) e 5v (vermelho) para funcionar, por se tratar de uma fonte chaveada. Algumas referências recomendam usar um resistor de 10Ω, com no mínimo 10W de potência. Aparentemente algumas fontes já possuem uma carga interna e nesse caso este resistor não é necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...