Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AllanSR

RESOLVIDO Alimentar motor de HD Samsung

Recommended Posts

Olá a todos, sou novo no por aqui, então logo de cara quero agradecer a quem puder me esclarecer algumas dúvidas.

Vamos la. Eu preciso alimentar um motor de HD ( Modelo Samsung HD161HJ ), a principio tentei alimentar usando um carregador de celular mas não obtive sucesso, o que aconteceu foi que o motor deu apenas um solavanco e parou de girar.

Então fiz o que todos fazem quando têm dúvida, busquei no Google. O que eu encontrei foi que esse tipo de motor, com quatro fios, precisa, além dos polos negativo e positivo, um controlador de velocidade, diferentemente dos motores de corrente contínua. Também encontrei termos como: "Brushless", "Motor de Passo", "ESC", etc.

No rótulo do HD encontrei as seguintes especificações: +12V *** / +5V ***.

Aqui algumas imagens dele.

http://prntscr.com/5gpw1n

http://prntscr.com/5gpwom

As minhas dúvidas são as seguintes:

Como eu posso alimentar esse motor?

Seria possivel alguma adaptação que eu possa fazer para ele funcionar corretamente?

Preciso dar algum tipo de curto para que o motor comece a "rodar"?

Se puderem me ajuda eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O motor não vai girar sem um circuito que acione os polos do motor em sequência, pois é um motor DC sem escovas (brushless). Tentar alimentar ele com uma fonte DC como você fez vai fazer ele dar um "solavanco" e parar, como você observou, eventualmente queimando por estar em curto, caso deixe por muito tempo.

É assim que ele é internamente:

brushless.gif

Acionando os enrolamentos na sequência correta, ligando e desligando-os da alimentação, fará o motor girar. Você tem como encontrar um circuito pronto que faça isso, eles são encontrados com o nome de "ESC" e são usados para acionar motores "brushless DC" em carros de controle, aeromodelos, etc. Como ligar motores de HD fora deles não é algo exatamente incomum, não deve ser difícil encontrar informações na internet a respeito disso.

Obs: Qualquer HD moderno usa motores "brushless". Motores de passo ("stepper motor") só em HDs da década de 80, coisa assim.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela explicação, foi de grande ajuda. Mas, ha algum tempo eu tinha um motor semelhante, que eu retirei de uma ventoinha. Era o mesmo precesso, eu ligava mas conseguia apenas alguns solavancos. Entretanto consegui provocar algum tipo de curto que o fazia girar initerruptamente.

Infelizmente não tenho ideia de como fiz isso. rs

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

realmente você precisa dum circuito inteligente por fora. O da ventoinha já é por dentro. Considere as dicas do amigo @victhor393

Uma coisa que você poderia tentar é usar o próprio circuito do hd. Descubra em qual ci vão os fios do motor e procure seu datasheet. De repente dá até pra controlar velocidade, torque, inverter rotação, fazê-lo pular, dançar, cantar e etc

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais