Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AllanSR

RESOLVIDO Alimentar motor de HD Samsung

Recommended Posts

Olá a todos, sou novo no por aqui, então logo de cara quero agradecer a quem puder me esclarecer algumas dúvidas.

Vamos la. Eu preciso alimentar um motor de HD ( Modelo Samsung HD161HJ ), a principio tentei alimentar usando um carregador de celular mas não obtive sucesso, o que aconteceu foi que o motor deu apenas um solavanco e parou de girar.

Então fiz o que todos fazem quando têm dúvida, busquei no Google. O que eu encontrei foi que esse tipo de motor, com quatro fios, precisa, além dos polos negativo e positivo, um controlador de velocidade, diferentemente dos motores de corrente contínua. Também encontrei termos como: "Brushless", "Motor de Passo", "ESC", etc.

No rótulo do HD encontrei as seguintes especificações: +12V *** / +5V ***.

Aqui algumas imagens dele.

http://prntscr.com/5gpw1n

http://prntscr.com/5gpwom

As minhas dúvidas são as seguintes:

Como eu posso alimentar esse motor?

Seria possivel alguma adaptação que eu possa fazer para ele funcionar corretamente?

Preciso dar algum tipo de curto para que o motor comece a "rodar"?

Se puderem me ajuda eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O motor não vai girar sem um circuito que acione os polos do motor em sequência, pois é um motor DC sem escovas (brushless). Tentar alimentar ele com uma fonte DC como você fez vai fazer ele dar um "solavanco" e parar, como você observou, eventualmente queimando por estar em curto, caso deixe por muito tempo.

É assim que ele é internamente:

brushless.gif