Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R9 270X - Baixo desempenho nos jogos


Posts recomendados

Fala Galera, recentemente comprei uma R9 270X, mas estou realmente decepcionado com a sua performance nos jogos, mas ainda não sei se isso se trata da qualidade da placa, ou alguma outra coisa.

Resumidamente eu estou tendo o meu FPS muito mais baixo do que o esperado, e ainda por cima ele não varia mesmo se eu diminuir a qualidade/ resolução do meu jogo de jeito nenhum, coisa que com outras placas eu ia acabar tendo um boost significativo no FPS, e acredito que isso seja alguma má configuração... Caso contrário estou pensando em devolver essa placa, pois com essa performance eu prefiro ficar com a minha GTX 550 ti, onde a mesma era capaz de pegar 60 frames estáveis no medium @1600x900 na maioria dos jogos.

Segue um exemplo no Battlefield 3, a primeira imagem o jogo está no LOW @640x480, e a segunda está no ULTRA @1920x1080, ambos com fps parecidíssimos, com quedas na hora de visualizar o mapa todo, e aumentos na hora em que eu olho para o chão/ ceú.

http://i.imgur.com/2SHe9ka.png

http://i.imgur.com/PGsTAhU.png

Isso não pode ser normal, não é?

Já testei vários drivers, tanto os mais atualizados, como os recomendados para o exemplo citado acima, como também os drivers que vieram junto com a placa. Nenhum deles eu obtive diferença na performance, e acontece o mesmo em jogos como Battlefield Bad Company 2, Call of Duty Ghosts, Call of Duty Advanced Warfare, exceto o Battlefield 4, pois ao utilizar o "mantle", eu obtenho um FPS bastante estável de 70 fps no HIGH @1800p.

Além da R9 270X DUAL-X da Saphire eu tenho um processador FX 6100, uma placa-mãe ASUSTeK Computer INC. M5A78L-M LX/BR e 8GB de RAM, e uma fonte de 600W reais.

Definitivamente eu não consigo acreditar que essa placa tenha essa performance totalmente estranha e instável nesses jogos, sendo que ela pode até ser comparada com uma GTX 760 pelo que eu andei vendo. Seria problemas da AMD?

Ficaria bastante agradecido se alguém pudesse me ajudar! Já estou até me preparando pra ir pro PROCON pra devolver a placa pois já até sei que a loja online não vai querer ela de volta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não é normal..

 

bf3_1920_1080.gif

 

FONTE - http://www.techpowerup.com/reviews/MSI/R9_270X_Gaming/8.html

 

 

Instale o MSI Afterburner e faça o mesmo teste que você fez. Veja o uso de CPU e GPU. Tem como habilitar essas informações na tela.. No Youtube, tem vídeos mostrando como fazer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você efetuou a troca da placa, fez a desinstalação completa dos drivers de vídeo da anterior? Ou chegou a formatar?

Já vi problemas de desempenho relacionados a não fazer uma desinstalação limpa dos drivers anteriores.

 

Faça também igual o amigo de cima disse, e monitore a % do uso de CPU e GPU. Vi em outro post seu que os frames descem a menos de 30 quando está se movimentando. Isso não é nem um pouco normal.

 

Qual a marca da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é uma Aero Cool daquela linha Strike, e quanto ao teste com o MSI, um pouco antes de desistir de saber o que estava acontecendo com a placa eu usei ele apenas para monitorar o meu fps, e ele ficava na mesma coisa que aparece na imagem que eu coloquei. Como eu já não sabia o que fazer, eu acabei colocando a minha GTX 550 Ti de volta para jogar um pouco. Hoje vou colocar a R9 novamente e vou usar o Windows 8 que eu tenho instalado em outra partição para realizar os testes. Ah, e quanto a instalação dos drivers, eu usei o Display Driver Uninstaller antes de tudo para que eu pudesse instalar o driver novo. E até mesmo no windows 7, depois de vários testes eu cheguei a usar a própria ferramenta da AMD para desinstalar praticamente todos os drivers do meu PC, e mesmo depois de reiniciar e instalar o driver os jogos continuaram a mesma coisa.

Só me resta fazer esse teste que vocês falaram do MSI com a % do uso de CPU + GPU, vou dar uma olhada no youtube.

Obs.: Instalei a GTX 550 Ti, com os seus devidos drivers e aproveitei um pouco de Battlefield 3 e 4 ambos no MEDIUM 60 FPS @1600x900. Bizarro o que está acontecendo com essa R9!....  

 

EDIT

Galera, me passou pela cabeça mais uma coisa, não sei se seria o caso mas... No meu PC eu tenho cerca de uns 4 coolers adicionais instalados tanto na tampa da CPU como abaixo do HD pelo fato do meu quarto ser bastante abafado e o PC esquentar bastante, e junto com a GTX 550 Ti os coolers ajudavam bastante a diminuir a temperatura do interior do gabinete, mas agora que a R9 270X precisa de 2 conectores da fonte eu imaginei que talvez ela não pudesse estar funcionando com toda a energia necessária para que eu tivesse a performance total da placa, tudo isso devido aos diversos coolers conectados... Isso que eu disse é plausível, ou besteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, vou atualizar aqui o tópico com os testes mais recentes... Muito estranho o que está acontecendo nessa placa nova...

Vamos lá, desinstalei todos os drivers do meu Windows 8, e deixei ele limpinho pra fazer a instalação da nova placa, instalei ela, liguei o PC, instalei o driver do Catalyst 14.4 pra Windows 8, (não tenho o 8.1) e fui tentar executar o Battlefield 3, no mesmo mapa do teste anterior. E o que aconteceu? A mesma coisa, FPS baixíssimo até no LOW, tenho que deixar claro também que já tentei usar vários drivers, sempre fazendo uma instalação limpa, e nada de melhoras. Segue abaixo mais duas fotos agora com os detalhes do MSI Afterburner, como uso de CPU, GPU e etc.

http://i.imgur.com/HJ8qVYB.png

http://i.imgur.com/wP6waQ5.jpg

E quanto a essa ideia maluca que eu tive do uso exagerado da fonte, realmente não tinha nava a ver, eu desconectei alguns coolers (ou quase todos, num total de 4 hehe) que eu usava na tampa do gabinete e em outros locais, e a performance da placa foi a mesma.

Estou começando a achar que essa placa veio com defeito. Não é possível essa performance tão baixa!

Será que poderia ser incompatibilidade com a minha máquina? Achei que o FX 6100 seguraria numa boa, mas agora já não tenho mais certeza de nada...

Precisava de uma luz pra saber o que fazer com ela, 750 reais é grana pra caramba. HAUHAUHAUHA!

Alguém tem mais algum palpite?

*Esqueci de dizer que agora o jogo também dá umas travadas a cada 15 segundos, onde o frame vai praticamente pra 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente ela parece ter vindo com defeito porém você nao diz toda sua configuração nem a sua fonte(watts), aqui eu jogo BF 3 no ultra com 120FPS melhoro até mais com o drive OMEGA 1360x768(resolucao maxima do meu monitor) eu uso fx8350 e 4gb d ram corsair cx750 e a sapphire r9 270x 4gb oc dual-x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha colocado ali em cima as minhas configurações, mas segue abaixo elas mais especificamente:

Processador: AMD FX-6100 Sex-Core Processor 3.30 GHz

Placa mãe: ASUSTeK Computer INC. M5A78L-M LX/BR (AM3R2)

RAM: 8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 669 Mhz

Placa de vídeo: ATI AMD Radeon R9 270X DUAL-X Saphire

HD: 931GB Western Digital WDC WD10EZEX-00RKKA0 ATA Device (SATA)

Fonte: AeroCool ATX 600W Strike X EN53822

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenta formatar ç.ç e instalar o novo drive da amd propria pra ela, se continuar lento é porque ela veio com problema mesmo :S eu formatei quando troquei da minha zogis gtx550ti para minha sapphire R9 270x , eu acho q é o unico jeito d saber se ela ta com problema mesmo é formatando, pois aqui eu também tive conflito de drive e formatei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas será que poderia mesmo ser motivo de formatar, afinal eu tentei instalar ela tanto no meu Windows 8 que só tem o BF4/BF3, como no meu Windows 7 da outra partição que tem os outros jogos, e ambos ficaram com a mesma performance... Mas pelo jeito já que eu tenho outra partição, só me resta fazer isso mesmo... Vou formatar, instalar o driver pra ela e testar o BF3 novamente, se a performance não variar, estarei completamente ferrado. Quero ver se a KaBuM! vai receber a placa de volta pra ver o motivo dela "TALVEZ" estar com defeito, de certa forma seria ótimos e ela aceitasse, mas se nem ela aceitassse eu não poderia nem vender a placa e teria que ir para o PROCON e ter uma baita dor de cabeça pra tentar resolver isso... Por que que eu fui de AMD... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desespero de Fanboy, uhauhahua.

Digo isso da AMD pelo fato de todas as placas de vídeo que eu já tive forem da NVIDIA e nunca ter problema, e dessa vez eu resolvi dar uma chance pra AMD, igual eu fiz a um tempo atrás com o processador e fiquei muito satisfeito com o resultado, mas como você disse eu não tive sorte... Vou ver se essa parada da formatação resolve, e se não resolver que eu possa pelo menos vender a placa pra alguém que possa ter uma performance maneira com ela. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Eu dei uma olhada no tópico que você disse e pelo jeito o cara lá conseguiu resolver o problema dele trocando de placa mãe.

Mas no caso seria o seguinte, somente na hipótese de eu ter por exemplo uma incompatibilidade da minha placa mãe com a placa de vídeo, já que a mesma funciona bem na GTX 550 Ti sem quedas e com a R9 270X eu tenho um fps muito baixo, o que seria melhor para mim? Vender essa placa de vídeo nova, com o dinheiro pensar numa equivalente ou até um pouco menos potente da linha GeForce, ou guardar essa placa de vídeo e juntar uma grana pra comprar uma placa mãe pra segurar ela? Lembrando que pra primeira possibilidade eu corro o risco de vender uma placa que eu não tenho 100% de certeza se ela está boa, ou se é no meu computador que fica ruim e no caso eu teria mais dor de cabeça tendo que assim devolver o dinheiro e ficar com a placa defeituosa caso eu vendesse (o que acho mais difícil) e na segunda possibilidade como eu falei, é apenas uma hipótese, não dá pra saber se eu tenho problemas na placa mãe, ou até mesmo na memória ou na fonte, mas acredito que nenhuma delas esteja com algum defeito...

Tá complicado..

Ah, hoje a tarde irei formatar meu Windows 8, e reinstalar tudo pra fazer um teste novo. Caso dê algum problema, só restam duas possibilidades, incompatibilidade do meu hardware com ela, ou defeito da placa mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é entre a MOBO e a VGA.. É entre a MOBO e o processador..

 

Essas placas-mãe com chipset 760, são da época dos Phenom. São antigas demais. Apesar de suportarem o processador, elas tem um VRM (controlador de tensão) da CPU simples demais pra lidar com a potência que um FX requer..

 

Olha o teste que o criador do tópico faz no post 11.. Vê se consegue fazer esse teste antes de formatar o PC.. Não precisa do OC que ele fez..

 

 

Se tiver um resultado parecido, já sabe qual o problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes de fazer o teste, teria mesmo a possibilidade de haver um problema na placa mãe com esse processador? Afinal eu sempre usei ela junto com o FX 6100 e a GTX 550 Ti e nunca tive problemas com quedas de frames, sempre executei os jogos numa boa na qualidade que a placa aguentava, e se não seria problema entre a placa mãe e a placa de vídeo por que somente ao colocar a R9 270X eu teria essas quedas? Me corrija se eu falei alguma besteira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da 550Ti pra R9 270X tem um salto de desempenho considerável..

 

Tudo será usado mais, inclusive CPU e, por consequência, MOBO.. Acredito mesmo que, sua placa-mãe esteja limitando o desempenho do processador, pra não fritar..

 

Faça o teste que o rapaz do tópico fez.. Se não for, pelo menos, é uma chance a menos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo vamos lá,

fiz o teste recomendado, mas não entendo muito sobre os resultados então eu vou deixar abaixo a foto do AMD Overclock (lembrando que eu não fiz nenhum overclock. Não quis mexer por não entender muito bem) e a primeira foto é o meu Windows parado, sem nenhum jogo, já na segunda foto estou com o jogo aberto depois por uns 2 min (eu sei que não é muito tempo, mas o FPS fica instável sem esperar tempo nenhum).

E aí? Percebi que não tem a queda da frequência e da tensão, mas percebi também que a temperatura das CPUs caem ao invés de subir, é isso mesmo? o.o

Segue as screens:

MgbH2PN.jpg

wIM1lGO.jpg

 

Ah, e eu também fiz o teste da formatação,

formatei o meu Windows 8 na outra partição e instalei o Windows 8.1, tudo limpinho, instalei o ultimo driver antes do Omega (ouvi falar que esse Omega está dando muitos problemas) e fui fazer o mesmo teste de antes, entrei no mesmo mapa do BF3 e abri o MSI Afterburner, e continuou a mesma coisa, FPS baixo nas áreas com um pouco de movimentação e FPS alto na minha base, ou quando olho pro chão ou pro céu. Decidi colocar o Battlefield Bad Company 2 que é um jogo mais fraco e eu tenho certeza absoluta que com essa placa eu consigo pegar todos os gráficos no máximo acima dos 60 frames, e infelizmente a mesma coisa aconteceu, até mesmo na resolução mais baixa, e nos gráficos mais fracos o fps ficou horrível. E não creio que o problema aqui no caso seja o Windows 8.1 pra eu formatar novamente e testar no Windows 7, já que na minha outra partição eu atualmente possuo o Windows 7 e depois de fazer instalações limpas de drivers e usar o ccleaner a performance foi a mesma.
Então acredito que já dá pra descartar que seja algum problema com algum software ou o windows, só deve ser alguma das minhas peças que não teve uma compatibilidade muito boa com a placa, ou a placa veio com defeito, e acharia extremamente bizarro um defeito tão específico desse jeito...
Segue abaixo duas screenshots do Bad Company 2...
http://i.imgur.com/OJI2kyw.jpg
http://i.imgur.com/tj0eALq.jpg

 

E aí, o que vocês acham? Tô louco pra vender essa placa, nunca tive tanta dor de cabeça... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walanci Aparecido

 

Esse teste com o Overdrive, você fez em qual resolução? No teste, tá tudo normal, aparentemente. A "Margem Térmica" é a diferença entre a temperatura máxima suportada pelo processador e a atual...

 

Pelo jeito, a placa realmente está com algum problema. Problema bizarro, diga-se de passagem..

 

 

Você teria acesso a uma terceira VGA pra testar? Ou testar essa R9 em outro PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

O teste foi feito em 1920x1080

Cara, aí vai mais um teste que eu fiz por sugestão de um cara de um outro fórum...

Ele falou pra eu baixar o benchmark do Resident Evil 5, pois ele me disse que o mesmo utiliza todos os processadores para rodar o jogo, rodei o primeiro teste que pega uma parte da gameplay do jogo e fica uns 10min fazendo benchmark e o jogo não caiu de 110 FPS com anti aliasing x2, motion blur em 1920x1080! QUE BIZARRO! E ainda fiz o outro teste que pega uma cena bastante pesada cheia de zumbis, e o jogo não caiu de 80 FPS... 

DEUS .-.
Qual é o problema nos Battlefields?
Ou melhor dizendo, já que ele executou o RE5 desse jeito, sinal que essa placa não tem problema algum, certo? Aliás, como eu falei aqui nesse tópico, não são todos os jogos, alguns que eu já testei tem uma perforamnce ótima no High @1080p, como por exemplo Call of Duty Black Ops 2, Medal of Honor Warfighter... Sempre acima dos 60, até mesmo 100 FPS... Provavelmente pra jogar o BF3 e o BAD COMPANY 2 eu teria que ter algum processador melhor ou alguma outra coisa a mais pra obter uma performance melhor, pois pode ser que esses jogos não sejam muito bem configurados pra essa placa... Afinal se a placa tivesse algum problema provavelmente ela teria a performance baixa em todos os jogos, certo? Seria isso ou falei besteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera ae...

 

Já testei vários drivers, tanto os mais atualizados, como os recomendados para o exemplo citado acima, como também os drivers que vieram junto com a placa. Nenhum deles eu obtive diferença na performance, e acontece o mesmo em jogos como Battlefield Bad Company 2, Call of Duty Ghosts, Call of Duty Advanced Warfare, exceto o Battlefield 4, pois ao utilizar o "mantle", eu obtenho um FPS bastante estável de 70 fps no HIGH @1800p..

 

Aliás, como eu falei aqui nesse tópico, não são todos os jogos, alguns que eu já testei tem uma perforamnce ótima no High @1080p, como por exemplo Call of Duty Black Ops 2, Medal of Honor Warfighter... Sempre acima dos 60, até mesmo 100 FPS... 

 

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Em jogos como.... " 

Não disse que são todos os jogos, e eu citei os que eu estava tendo problema, já que com a placa de antes eu não tinha esse FPS baixo neles, entendeu?

Esses todos citados no post que você resumiu aí em cima são todos os jogos que eu testei até agora, e o FPS baixo em áreas abertas nos mapas, performance até mesmo travada estão no Battlefield Bad Company 2, Battlefield 3, Call of Duty Ghosts e Call of Duty Advanced Warfare... Coisa que eu acho estranho já que o BF é uma engine e COD é outra.

Já o Black Ops 2 e o Medal of Honor Warfighter, são jogos que eu não jogo a tempos, por isso não me preocupo tanto se eles vão rodar tão bem ou não, mas eles ainda sim estão com uma performance ótima, acredito que seja por eles não serem jogos tão pesados e "next-gen" como alguns outros jogos mais recentes.

 

Por mais que tenha ficado confuso nessa parte dos jogos, se uns 4 jogos não tem a mesma performance que eu tinha com outra placa, mas outros jogos tem uma performance melhor, isso quer dizer que a placa não veio com defeitos, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, acho que estes testes no BF3 estão corrretos.

Jogos multiplayer como BF3 e BF4 usam muita CPU, e também depende muito do mapa e do número de players nele. Quanto mais players, pior pra CPU.

48 FPS no Ultra em Full HD nem é ruim. Você tem um FX 6100, acredito que ele não aguente BF3 à 60 FPS.

 

Onde está o uso de GPU naquelas imagens? É aquele ao lado da temperatura? Ou aquilo é a porcentagem de rotação do Fan?

 

O teste que o amigo RS Faria postou, você viu a configuração de teste deles? Realizaram o teste com um i7 4770k. Muito mais forte.

Eu também tenho uma 270X porém com um Phenom II X4, não consigo cravar 60 FPS no BF3, mesmo no High.

Tudo bem que nem no Low você está conseguindo cravar 60, porém, sua 550Ti conseguiria 48 FPS no Ultra? Acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou deixar em Full HD porém tudo no mínimo? Ou mesmo em 1600X900 no médio pra ver se dá mais FPS que sua 550Ti?

Não sei se tem a ver com o que falam de "Quanto menor a resolução maior o gargalo". Em resoluções menores, este FX não leva essa placa 100%

 

Não sei se aquele teste do TechPower Up no BF3 foi no MultiPlayer ou SinglePlayer.

Pela chamada do teste, parece MultiPlayer. Se um i7 4770K + 270X faz mais ou menos 65 FPS, quanto se acha que seu FX 6100 iria fazer? Ele é inferior certo? Menos, é claro. Repetindo, 48 FPS nem é ruim.

 

Só olhar neste teste, quanto um i7 faz, e quanto um AMD está fazendo:

LQrnQ9x.jpg

 

Super normal seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...