Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rodrigo.dcvieira

BIOS UEFI: complicada ou fácil ao extremo?

Recommended Posts

Explico o título do post!

 

 

NUNCA até então tinha tido contato com placas mae q tivessem essa tal de bios UEFI.. essa semana tive o primeiro contato ao montar o pc da minha namorada.. 

 

 

a placa-mãe é uma asus h81m-a/br, placa muito boa por sinal

 

 

entrei no setup e a priori achei tudo muito funcional e prático apesar da quantidade de itens que achei muito maior que nas bios tradicionais.. mas achar os itens e as coisas nao foi algo difícil.. com poucos cliques consegui ajustar hora, data, essas coisas simples..

 

 

como precisei instalar o windows 8.1 e por nao saber ainda como era o processo fiz um pendrive bootavel da maneira tradicional e obviamente nao houve o boot.. apos mexer e me familiarizar um pouco com o esquema da bios vi que tinha as opções para se colocar os dispositivos na ordem de boot.. e assim eu fiz, coloquei o pendrive, ssd, drive dvd nessa ordem.. salvei tudo e outra vez, nada!

 

 

 

ai fui pesquisar.. entre umas coisas e outras notei q muita gente falava de um programa para criar esses pendrives bootaveis para tais sistemas, o tal do rufus.. assim mesmo eu fiz. baixei, criei o pendrive e continuou nao dando o boot! 

 

 

 

coisa q percebi:

 

 

a ordem do boot sempre era "mexida", como se nao respeitasse a alteracao que você fizesse.. toda vez q eu ia verificar tava la o pendrive como 2.o na lista e nao o primeiro.. 

 

 

 

foi ai que vi um tutorial gringo q ensinava por um metodo "fácil" a instalacao.. e é esse o motivo do meu post..

 

 

 

a tal video aula ensinava que era preciso apenas pressionar a tecla f8 no boot, selecionar o dispositivo e pronto.. e dessa vez DEU CERTO.. o pendrive deu boot, instalou o windows na boa.. ainda nao satisfeito eu formatei o pendrive e fiz ele pelo metodo tradicional sem usar esse tal de rufus.. e ainda dessa maneira o BOOT aconteceu de novo e instalei mais uma vez o windows.

 

 

 

 

 

meu questionamento:

 

 

Como é que se dá o processo de boot nessa tal UEFI? é muito diferente assim da bios tradicional?

 

e a questao da ordem dos dispositivos nao ficar na posicao q se escolhe, é assim mesmo?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a sua UEFI está bugada (coisa muito comum, espero que melhore com o tempo, como foi com as BIOS), porque isso nunca aconteceu comigo nos 2 PCs com placa-mãe Asus que eu tenho aqui. Agora, um deles veio com uma BIOS bem antiga (primeira versão) e eu tive que atualizar pra poder usar a placa mesmo. Basicamente, não tinha como desligar o secure boot e não havia modo de compatibilidade com BIOS nessa versão inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a bios da placa ja atualizei tb.. e foi um processo extremamente simples, diga-se

 

 

so fiquei um pouco desconfiado dessa facilidade em so apertar o f8 e conseguir fazer a instalacao e ao mesmo tempo a ordem dos dispositivos no boot nunca ficar da forma que eu tento deixar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou com problema em uma placa com Bios UEFI... No meu caso é o seguinte.. desativo o boot secure, configuro a prioridade de boot... e até inicia a instalação. Só que antes de chegar na parte de escolha de idioma e teclado da um erro. e tenho que cancelar a instalação... é um notebook Positivo stilo xr3280 com Windows 8.1 64 bits e estou querendo instalar Win7 ultimate 32bits. Alguma dica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×