Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rodrigo.dcvieira

BIOS UEFI: complicada ou fácil ao extremo?

Recommended Posts

Explico o título do post!

 

 

NUNCA até então tinha tido contato com placas mae q tivessem essa tal de bios UEFI.. essa semana tive o primeiro contato ao montar o pc da minha namorada.. 

 

 

a placa-mãe é uma asus h81m-a/br, placa muito boa por sinal

 

 

entrei no setup e a priori achei tudo muito funcional e prático apesar da quantidade de itens que achei muito maior que nas bios tradicionais.. mas achar os itens e as coisas nao foi algo difícil.. com poucos cliques consegui ajustar hora, data, essas coisas simples..

 

 

como precisei instalar o windows 8.1 e por nao saber ainda como era o processo fiz um pendrive bootavel da maneira tradicional e obviamente nao houve o boot.. apos mexer e me familiarizar um pouco com o esquema da bios vi que tinha as opções para se colocar os dispositivos na ordem de boot.. e assim eu fiz, coloquei o pendrive, ssd, drive dvd nessa ordem.. salvei tudo e outra vez, nada!

 

 

 

ai fui pesquisar.. entre umas coisas e outras notei q muita gente falava de um programa para criar esses pendrives bootaveis para tais sistemas, o tal do rufus.. assim mesmo eu fiz. baixei, criei o pendrive e continuou nao dando o boot! 

 

 

 

coisa q percebi:

 

 

a ordem do boot sempre era "mexida", como se nao respeitasse a alteracao que você fizesse.. toda vez q eu ia verificar tava la o pendrive como 2.o na lista e nao o primeiro.. 

 

 

 

foi ai que vi um tutorial gringo q ensinava por um metodo "fácil" a instalacao.. e é esse o motivo do meu post..

 

 

 

a tal video aula ensinava que era preciso apenas pressionar a tecla f8 no boot, selecionar o dispositivo e pronto.. e dessa vez DEU CERTO.. o pendrive deu boot, instalou o windows na boa.. ainda nao satisfeito eu formatei o pendrive e fiz ele pelo metodo tradicional sem usar esse tal de rufus.. e ainda dessa maneira o BOOT aconteceu de novo e instalei mais uma vez o windows.

 

 

 

 

 

meu questionamento:

 

 

Como é que se dá o processo de boot nessa tal UEFI? é muito diferente assim da bios tradicional?

 

e a questao da ordem dos dispositivos nao ficar na posicao q se escolhe, é assim mesmo?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a sua UEFI está bugada (coisa muito comum, espero que melhore com o tempo, como foi com as BIOS), porque isso nunca aconteceu comigo nos 2 PCs com placa-mãe Asus que eu tenho aqui. Agora, um deles veio com uma BIOS bem antiga (primeira versão) e eu tive que atualizar pra poder usar a placa mesmo. Basicamente, não tinha como desligar o secure boot e não havia modo de compatibilidade com BIOS nessa versão inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a bios da placa ja atualizei tb.. e foi um processo extremamente simples, diga-se

 

 

so fiquei um pouco desconfiado dessa facilidade em so apertar o f8 e conseguir fazer a instalacao e ao mesmo tempo a ordem dos dispositivos no boot nunca ficar da forma que eu tento deixar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou com problema em uma placa com Bios UEFI... No meu caso é o seguinte.. desativo o boot secure, configuro a prioridade de boot... e até inicia a instalação. Só que antes de chegar na parte de escolha de idioma e teclado da um erro. e tenho que cancelar a instalação... é um notebook Positivo stilo xr3280 com Windows 8.1 64 bits e estou querendo instalar Win7 ultimate 32bits. Alguma dica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×