Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lopescaugusto

HD notebook "morreu" - como instalar o Windows 8 OEM em novo HD?

Recommended Posts

Meu problema é o seguinte:

O HD de um notebook Samsung 550P de um amigo meu sofreu uma pane e não é reconhecido pela BIOS dele, nem de outro computador. Provavelmente, está queimado. Já tentei "enxergá-lo" até com o Hirens Boot, sem sucesso.

A solução seria trocar o HD por um novo. Até aí, é simples. O problema está na licença do Windows 8, que é original de fábrica, OEM.

Não há dificuldade em encontrar um instalador. O problema é que não tenho a chave original do produto. A Samsung não envia o DVD de instalação junto com a máquina. Também não encontrei esse número em nenhum lugar visível do notebook.

Já vi informações de que esse número estaria gravado na BIOS, mas a minha dúvida é se tal número será reconhecido pela instalação, se eu tentar instalar o Windows no novo HD, a partir do zero.

Obs: já verifiquei com o meu amigo, proprietário do notebook, e ele não tem um DVD de recuperação.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenos.... lopescaugusto, formata o HD, instala o windows tranquilo, na hora de ativar, ele não vai puxar a chave automaticamente, pra isso você pode usar um próprio programa da MS pra verificar qual é a chave gravada na BIOS - Windows Product Key Viewer - WPKV.

Quando ele é executado aparece a caixa com uma chave de ativação, primeiro tente ela, caso não dê (provavelmente), logo abaixo tem 2 caixinhas de check, selecione as 2 ele vai pegar outra chave, tente, selecione somente 1, ele vai pegar outra chave.... Ele busca as chaves Microsoft no PC, geralmente a primeira que ele pega é a chave generica de ativação, somente para passar a instalação do Windows... uma das outras q são a mais certa de funcionar...

Segue link pra download:
https://mega.co.nz/#!UV13kICb!KovOjJNAfOkWYCqKucnnd0ub6H0h3IKgoLbPGmaNM_s

Depois, tire um print da tela da chave q funcionou e salve no C:\... se puder envie inclusive para seu e-mail em caso de perda do arquivo do programa...

Qualquer coisa estamos aqui...  :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Padovan,

O notebook que estava com o problema não é meu: é de um amigo, que resolveu levar a uma assistência técnica. Pelo que eu soube, o técnico não cogitou recuperar a licença OEM do notebook. Deve ter instalado uma versão fria do windows. É pena.

Mas valeu a sua dica. Se houver oportunidade, até mesmo se o amigo resolver tentar reverter a instalação atual para a OEM, eu testo e posto o resultado aqui.

Ao Leonardo, creio que valha a pena testar a dica. Se der certo, poste o resultado aqui.

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lopescaugusto Cara, tudo bem... é uma pena mesmo... o problema é q ele não poderá utilizar o Windows update e tudo mais... mas se ele ainda quiser ativar o windows dele, ele pode! Para isso, instrua ele a ir no menu iniciar, e em Pesquisa, digitar SLUI 3. Vai aparecer a tela de ativação e dai é só rodar o WPKV q vai checar as licenças da maquina e uma delas irá funcionar! 

(certeza q esse prog funciona, utilizo praticamente q diariamente aqui na empresa e particularmente... fazemos uma formatação com uma imagem pronta, e dai utilizamos esse prog pra recuperação da Chave)...

Qualquer coisa estamos aqui, vizinho(pompeia)....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos. Vim para falar do resultado da questão.

Baixei o .ISO no site da Microsoft versão single language e gravei num dvd bootavel. Formatei a partição de sistema e instalado. Não pediu serial e a ativação ocorreu em segundos após conectar na internet. A diferença de desempenho é absurda. O sistema original vem com muita tralha instalada que muda muito o desempenho.

Aproveitei e instalei os programas que são indispensáveis para meu uso e criei uma imagem do HD para no futuro restaurar em poucos minutos com o mesmo desempenho.

Lembrando que pra drivers foram instalados normalmente sem precisar baixar separado.

Só para lembrar a versão single language é a versão que vem instalada, se for instalada outra versão creio que não consiga ativar.

Abraços a todos e obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, se seu computador veio com o "Windows 8 Single Language 64 Bits OEM em Português Brasileiro" você deve baixar a única "iso" que reconhecerá automaticamente a key que está na sua BIOS, a iso é essa que é apresentada no seguinte tópico http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1060799-windows-8-single-language-onde-encontro/ .

Você não precisa de key do Windows se ela já vier na BIOS, essa versão OEM do Windows já reconhecerá e ativará automaticamente seu Windows. Pra atualizar pra windows 8.1 você deve fazer a atualização pela Windows Store. Normalmente ela vai pedir pra você atualizar um pouco a versão 8.0 antes de aceitar o upgrade pra 8.1.

Há poucos dias eu tive esse problema de perder o HD de um notebook ASUS com Windows 8 OEM. Baixei umas 20 isos, e essa é a única que dá pra recuperar a licença oficial que vem no computador, pelo menos automaticamente!

Agora, se você quer só saber a key que está na BIOS, pra talvez descobrir qual a versão do seu Windows, você terá que fazer um boot por um Windows PE e usar um desses aplicativos indicados pra isso, mas já te adianto que é totalmente desnecessário. O que é preciso é apenas ter a versão correta do Windows. No meu caso foi a Windows SL 8 OEM. A baixada pela Microsoft é a versão Retail e tem key diferente, ou seja, não vai reconhecer a key que você tem na BIOS. Espero que isso resolva seu problema. E tenho praticamente a certeza de que isso irá!

Compartilhar este post

Link para o post

Zuca, eu baixei no criador de mídia da Microsoft aqui

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/create-reset-refresh-media

Detalhe: windows 8.1 atualizado.

Eu sei que o serial está na BIOS. Eu inclusive anotei as seriais pelo app que lê. Mas nem precisei com a imagem.

Esse criador de imagem permite você escolher qual versão e ainda salvar em .ISO ou flash no pendrive. Dá uma olhada que foi a melhor que encontrei no Gizmodo.

Abraços

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo, no meu caso eu havia tentado, porém, desse jeito eu precisaria ter uma key genérica pra depois poder ativar o windows com a key original. A alternativa que mostrei é a da própria versão de windows 8 oem que normalmente vem nos computadores. No meu caso, com um ASUS x401u foi a única versão que deu certo aqui, pois no final todas as outras travavam, como se fosse na key da BIOS e não permitisse uma nova key!

Compartilhar este post

Link para o post

@Lopescaugusto Cara, tudo bem... é uma pena mesmo... o problema é q ele não poderá utilizar o Windows update e tudo mais... mas se ele ainda quiser ativar o windows dele, ele pode! Para isso, instrua ele a ir no menu iniciar, e em Pesquisa, digitar SLUI 3. Vai aparecer a tela de ativação e dai é só rodar o WPKV q vai checar as licenças da maquina e uma delas irá funcionar! 

(certeza q esse prog funciona, utilizo praticamente q diariamente aqui na empresa e particularmente... fazemos uma formatação com uma imagem pronta, e dai utilizamos esse prog pra recuperação da Chave)...

Qualquer coisa estamos aqui, vizinho(pompeia)....

Bom saber, Padovan.

Falei com o cara do notebook recentemente e parece que ele não resolveu o problema. Tá dando algum rolo com a assistência técnica. Pode ser que o problema não seja somente o HD, mas haja algum rolo na placa-mãe. Acho difícil, pois rodei o Hiren's Boot nele normalmente. Creio que isso não seria possível se a placa-mãe estivesse bichada. Talvez a assistência técnica tenha feito alguma barbeiragem. Se o notebook retornar a ele sem solução, vou fazer os testes e posto o resultado.

Por enquanto, obrigado e um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, se seu computador veio com o "Windows 8 Single Language 64 Bits OEM em Português Brasileiro" você deve baixar a única "iso" que reconhecerá automaticamente a key que está na sua BIOS, a iso é essa que é apresentada no seguinte tópico http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1060799-windows-8-single-language-onde-encontro/ .

Você não precisa de key do Windows se ela já vier na BIOS, essa versão OEM do Windows já reconhecerá e ativará automaticamente seu Windows. Pra atualizar pra windows 8.1 você deve fazer a atualização pela Windows Store. Normalmente ela vai pedir pra você atualizar um pouco a versão 8.0 antes de aceitar o upgrade pra 8.1.

Há poucos dias eu tive esse problema de perder o HD de um notebook ASUS com Windows 8 OEM. Baixei umas 20 isos, e essa é a única que dá pra recuperar a licença oficial que vem no computador, pelo menos automaticamente!

Agora, se você quer só saber a key que está na BIOS, pra talvez descobrir qual a versão do seu Windows, você terá que fazer um boot por um Windows PE e usar um desses aplicativos indicados pra isso, mas já te adianto que é totalmente desnecessário. O que é preciso é apenas ter a versão correta do Windows. No meu caso foi a Windows SL 8 OEM. A baixada pela Microsoft é a versão Retail e tem key diferente, ou seja, não vai reconhecer a key que você tem na BIOS. Espero que isso resolva seu problema. E tenho praticamente a certeza de que isso irá!

Tenho um Lenovo G485, porém troquei o HD, mas a chave de ativação continua na Bios. Eu instalando essa ISO. nele depois terei como usar o Windows Update?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Lenovo G485, porém troquei o HD, mas a chave de ativação continua na Bios. Eu instalando essa ISO. nele depois terei como usar o Windows Update?

Sim, mas você tem a opção de baixar a atualização pro 8.1 pelo aplicativo loja do Windows, procurando a atualização para o 8.1. Mesmo assim é possível que ainda seja exigida alguma atualização antes de você poder instalar o pack do 8.1 propriamente dito. Agora, você pode ir direto pro Windows 10 que será lançado dia 29.

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo, no meu caso eu havia tentado, porém, desse jeito eu precisaria ter uma key genérica pra depois poder ativar o windows com a key original. A alternativa que mostrei é a da própria versão de windows 8 oem que normalmente vem nos computadores. No meu caso, com um ASUS x401u foi a única versão que deu certo aqui, pois no final todas as outras travavam, como se fosse na key da BIOS e não permitisse uma nova key!

Eu tentei isso mas não aceitou minha key. Eu tenho um ASUS K45, e to procurando uma iso que sirva há uns 3 meses. o que indica?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentei isso mas não aceitou minha key. Eu tenho um ASUS K45, e to procurando uma iso que sirva há uns 3 meses. o que indica?

Cara, se seu computador veio com o Windows 8 e você está tendo problemas pra reinstalar ele, sugiro que você troque o HD, pois ele pode estar com problema, o que faz com que ocorram erros na instalação do Windows. Já tive esse problema, quebrei muito a cabeça com isso, e no fim das contas não era o disco de instalação e sim o HD. Se seu note aceita a instalação de Linux e tá dando pau na do Windows, muito provavelmente o problema é o HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera comprei um notebook Lenovo Ideapad 310, devido a travamentos constantes eu o formatei. No entanto fiz isso do 0, apagando totalmente o HD e instalando um novo sistema operacional. Porém só consigo concluir a instalação com o Wirelesss LAN desativado no Setup da BIOS. Descobri isso depois de inúmeras tentativas sem sucesso, no entanto após concluir a formatação se eu ativar novamente o computador não inicia, acredito que tem algo a ver com essa coisa de OEM. Alguém pode ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais